quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Renascer de corpo e alma no novo complexo de Unhais da Serra

A vila de Unhais da Serra situa-se na base da vertente sudoeste da Serra da Estrela, num vale de origem glaciar e a uma altitude de 750 metros. Foi incluída no foral atribuído à Covilhã em 1186 por D. Sancho I e, de pequeno lugar passou a sede de freguesia em 1758. Viveu a sua grande época turístico-termal nos finais do séc. XIX e princípios do séc. XX na altura conhecida como “Pérola da Beira” ou “Sintra da Covilhã”.

A conversão da residência do Conde da Covilhã, pelo próprio, no GRANDE HOTEL de Unhais da Serra tendo anexo o “CASINO” …com espaçosos salões de dança, bilhares, jogos de vaza e buffets..., contribuiu para o fortalecimento do turismo local, vocacionado na altura para a classe média relativamente numerosa de proprietários e industriais têxteis da região.

A visão futurista do Padre Alfredo Santos marcou no entanto de forma decisiva, a história de Unhais da Serra: aproveitamento hidroeléctrico de várias ribeiras, construção de barragens e iniciativas industriais, têm a sua assinatura. O projecto do teleférico que ligaria a Vila de Unhais à Torre, de sua iniciativa, infelizmente não passou do papel!

Águas identificadas e apelidadas de “medicamento milagroso”, a sua utilização já era relevada em meádos do séc. XVII: um “banho de caldas” que se resumia a “... um único tanque, com fundo de areia, impossível de despejar por completo, no qual se juntavam cinco a seis pessoas de cada vez, com doenças distintas, com todos os inconvenientes que daí poderiam advir. No entanto nenhum enfermo era contagiado pelas doenças dos restantes, tal era o poder das águas...”(Ferreira da Silva, 1898; 54)

Em 1860, o estabelecimento termal já era composto por dois tanques de banhos, sal de espera e vestiários. Da época de grande animação marcada pelas iniciativas das duas figuras destacadas atrás, restam a sua visível obra e as qualidades intrínsecas das águas termais reconhecidas além fronteiras e com indicações terapêuticas comprovadas nas doenças do aparelho digestivo, respiratório, reumáticas e músculo-esqueléticas, além das dermatológicas.
Em 2006, com início da construção do complexo hoteleiro e termo-lúdico, toda a Vila de Unhais da Serra “renasce” e recupera gradualmente a sua “alma”. A indispensável mobilização social em torno do programa de requalificação e do novo regulamento urbanístico permitirá identificá-la a uma Vila Termal moderna, factor determinante para a sua atractibilidade como micro-destino turístico.

Proporcionar aos futuros utilizadores do complexo “Renascerem de corpo e alma” em Unhais, passa assim pela optimização de dois factores: a reorganização da Vila para vocação turística e a diferenciação em termos de oferta do empreendimento. A excelência e qualidade deverão assumir-se como o denominador comum de ambos, na procura do esplendor de outrora.

O complexo que irá surgir em Unhais da Serra corresponde a uma construção de raiz, arquitectonicamente integrada no espaço e recorrendo nos acabamentos a materiais e cores identificados com a região:...a imagem de um grande hotel de montanha com alusões à linguagem tradicional num conceito contemporâneo...
(Arqtº Jorge Palma, 2004)

Ao apresentar uma oferta diferenciada com soluções adequadas às necessidades do segmento vocacionado para o turismo de saúde e de lazer, o grau de exigência está associado a um standard elevado, tanto a nível de equipamentos / serviços como a nível dos recursos humanos.

O Hotel, a classificar de 4 estrelas pretende ser o expoente em termos de oferta na região e deterá características únicas no país: integra, além dos alojamentos (89 quartos, sendo dezassete suites), espaços modulares para Reuniões/Congressos, Salões polivalentes, Restaurantes e áreas destinadas às artes tradicionais permitindo uma vivência e fruição directa de experiências por parte dos turistas. Ficará ligado fisicamente à área termal, estética/bem-estar e ao espaço termo-lúdico, que se estende pelo exterior.

A equipa médica que servirá o novo balneáreo termal, apetrechado com o equipamento mais moderno do mercado, terá também um papel fundamental nos tratamentos a prescrever na área de estética / bem-estar onde a dermoestética se assumirá como uma das competências vocacionais mais importantes. O benefício das águas termais associado pela primeira vez à estética / bem-estar ...

O espaço termo-lúdico constituir-se-á como um “produto turístico” estruturado e tematizado inovador, com piscinas e hidromassagens em diferentes planos, ligadas ao exterior e, permitindo usufruir de um conjunto de experiências e emoções disponibilizadas pela geotermia das águas termais de Unhais da Serra. A componente ócio-saúde como virtude terapêutica, integrada na pureza ambiental do Parque Natural da Serra da Estrela...

Como complemento, restaurantes requintados de cozinha beirã e de cozinha dietética onde o nutricionismo marcará presença obrigatória.

O vértice emoções / experiências encerra o triângulo onde a água e a natureza já marcam presença para se “renascer de corpo e alma... Em Unhais da Serra...”

Sem comentários: