terça-feira, 16 de janeiro de 2007

21/01 - Póvoa de Atalaia e Festa das Papas atrai fiéis e visitantes


No próximo domingo, 21 de Janeiro, terá lugar na Póvoa de Atalaia a tradicional Festa das Papas, em honra de S. Sebastião.
Rezam as crónicas que há muitos anos, perdendo-se no tempo a sua origem, uma praga de gafanhotos assolou as searas da região, tendo sido poupadas apenas as da Póvoa de Atalaia, por terem rezado a S. Sebastião.
Curiosidade prende-se com o facto de os pequenos predadores terem sucumbido às portas da capela de São Sebastião, situada da aldeia. Como prova de gratidão, o povo prometeu todos os anos organizar uma festa, que acontece sempre no terceiro domingo de Janeiro, onde são distribuidas papas de carolo à população e fiéis que aí se desloquem.
As Papas têm a particularidade de ser confeccionadas com milho branco e são acompanhadas de cascoréis (filhós), distribuídas gratuitamente no recinto da capela da aldeia.
Envergando panos de linho bordados nos ombros e com a ajuda de açafates, também eles decorados com linho, procede-se à distribuição das papas, que são cortadas em pedaços e distribuídas pelos presentes.
No domingo decorre a procissão que se realiza pelas 13 horas, seguida de uma missa campal que se efectua no recinto da capela.
A organização deste evento litúrgico está a cargo da Junta de Freguesia de Póvoa de Atalaia e conta com o apoio da Fundão Turismo, EM.

Sem comentários: