Semana Cultural das Terras do XistoA Semana Cultural das Terras do Xisto já se assumiu como um evento mobilizador das gentes do Pinhal Interior do concelho do Fundão. Todos os anos, quando o Verão ilumina o tempo e o calor apela ao convívio, a cultura atravessa o território como uma lufada de ar fresco. As tradições revivem-se em saberes e artes que nunca se esquecem, rejuvenescidas através de uma linguagem festiva que canta os dias presentes. A leitura das tradições é feita pelo olhar contemporâneo. A vivência dos dias flui como um rio.
Este ano a Semana Cultural das Terras do Xisto abraça a Rede das Aldeias do Xisto num enlace amoroso. De entre as freguesias do concelho do Fundão abrangidas pelas actividades, existem duas Aldeias do Xisto: Barroca e Janeiro de Cima, a que também se junta este ano Janeiro de Baixo, no concelho vizinho da Pampilhosa da Serra. A Semana Cultural prova assim que é possível ultrapassar as barreiras físicas da geografia, transformando o Rio Zêzere numa festa de união entre margens, entre concelhos, entre terras e entre gentes.
Este casamento alarga-se ainda aos artistas e grupos que irão actuar durante a Semana, que pertencem em maioria ao território das Aldeias do Xisto, assim como os artesão que irão expor na “Mostra dos Artesãos da Terra”.
Para ver e fazer ao longo de oito dias há ainda música, teatro, animação de rua, cinema, astronomia, vôos em balão de ar quente, magia cómica, um circo pouco comum, ateliês diversos, gastronomia e muito mais. Juntem-se à festa, que há lugar para todos. Juntem-se à festa e embrenhem-se num território onde crescem raízes a cada passo, onde cada salva de palmas é o nascer de um outro futuro. No território do xisto, transformado num palco para o mundo, há lugar para todos.
Mais informações
Sem comentários:
Enviar um comentário