quinta-feira, 24 de agosto de 2006

26/08 - Festa das Papas em Alcains

A tradicional Festa das Papas volta às ruas da vila dos canteiros, no próximo sábado, sendo esta realizada pela Associação Recreativa e Cultural de Alcains (ARCA).
A origem desta tradição remonta ao ano de 1640, fruto de um promessa feita pelos alcainenses a S. Pedro, para afastar uma praga de gafanhotos que invadiu os campos de Alcains. Os crentes prometeram uma festa no primeiro fim-de-semana de Setembro, com festa religiosa no domingo e na segunda-feira era o dia do bodo das papas. Para organizar as festas era nomeada uma comissão de festeiros, um juiz, escrivão e tesoureiro.
Cada festeiro encarregava-se de fazer um peditório na sua área e para isso convidava um rancho de rapazes e raparigas que iam tirar o milho isto é, davam a volta ao povo a bailar e cantar ao som de adufes, pífaros e castanholas, acompanhados por um homem casado com um saco às costas, a aparar as ofertas que eram de Milho miúdo (painço) ou dinheiro. Depois voltavam a casa do festeiro que lhes servia bolos e vinho, e em seguida iam para os moinhos manuais moer o milho, que se passa a chamar carolo. As papas são feitas pouco antes do pôr-do-sol em caldeiras de latão que se colocavam em cima de trempes, com lume por baixo, mexidas com colheres de pau muito compridas, pelas vizinhas da festeira. Estas têm direito a levar papas para casa, assim como as pessoas pobres. Antigamente eram salgadas, mas agora além de água e milho levam também leite, açúcar e canela. São vertidas para tabuleiros de madeira e cada pessoa serve-se.
Fonte : Naturtejo

Sem comentários: