quinta-feira, 10 de agosto de 2006

03 - 09/08 - Boom Festival - Idanha-a-Nova


Entre 3 e 9 de Agosto o Boom Festival terá a sua sexta edição. Idanha-a-Nova irá acolhe-lo pela terceira vez. Considerado o evento mais representativo da cultura alternativa em Portugal, ele é também aquele que mais público estrangeiro atrai ao nosso país. Basta observar que tem representantes com venda directa de bilhetes em 32 países através de 84 lojas.

O Boom neste ano dará ênfase à interligação entre pedagogia ecológica, arte (música electrónica, teatro, vídeo-arte, escultura, música acústica, performances, multimédia, etc.) e ciência alternativa (na área Liminal Village).Será o primeiro ano de um novo paradigma de festival. Para tal, o Boom Festival estabeleceu um protocolo com uma entidade brasileira (Ecocentro IPEC - Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) que tem tecnologia credenciada pelo Banco do Brasil, dá formação a empresas e tem programas de intercâmbio pedagógico com o MIT, dos Estados Unidos. O Ecocentro IPEC (www.ecocentro.org) tem ainda colaborações com vários Estados do Brasil para actuar junto de escolas primárias.

O Boom e o Ecocentro irão levar a cabo práticas credenciadas de auto-sustentabilidade: os dejectos humanos irão ser tratados e posteriormente convertidos em fertilizante natural para a agricultura da região de Idanha-a-Nova; a água dos chuveiros será reutilizada após tratamento biológico; irão existir eco-pontos para reciclagem; cada 5kg de lixo entregue à organização será trocado por senhas de refeição. Estes são apenas alguns exemplos das políticas ecológicas que o Boom Festival levará a cabo. Tudo porque um evento deve ser de celebração mas também de aprendizagem, e um dos assuntos mais prementes na actualidade é a consciência ecológica.

O Press Release pode ser consultado em: http://www.boomfestival.org/centersite/media/center.html

As informações para média serão distribuídas em duas fases: a primeira terá um Press Release geral e conceptual; em seguida, a programação artística, dividida por áreas, será publicada. Poderão encontrar conteúdos exclusivos fornecidos pelo Boom Festival brevemente. O material gráfico está já disponível.

Nota: Devido ao carácter internacional do Boom Festival optou-se por comunicar apenas em inglês.
Mais informações

3 comentários:

Anónimo disse...

PORREIRO PA....

Anónimo disse...

curtiamos bué ir mas não podemos, fica p o proximo ano.

Anónimo disse...

eu estou na terra onde o festival do boom esta a decorrer e n axo muita piada a isso.