terça-feira, 23 de maio de 2006

Vinhos do Dão destacam-se no Brasil

Mais de uma centena de pessoas, especialmente formadores de opinião na área gastronómica, esgotaram o Baretto do Hotel Fasano para o lançamento nacional e degustação dos vinhos portugueses UDACA, provenientes da região do Dão.

No Baretto do Hotel Fasano, em São Paulo (SP) ocorreu o lançamento nacional dos vinhos UDACA – União das Adegas Cooperativas do Dão, provenientes de Portugal.

A imprensa especializada e personalidades da área gastronómica puderam degustar e saborear o Irreverente, o Porta do Fontelo e o Adro da Sé Reserva oferecidos na ocasião, contando com a orientação do enólogo português Carlos Silva.

As expectativas dos organizadores foram superadas, não apenas quanto ao número de presentes – mais de uma centena – mas também pela consistência de suas análises. Segundo Afonso Loureiro, presidente da Udaca, “apesar de ter sido feito um estudo prévio sobre as preferências dos brasileiros, que determinou a escolha desses três vinhos para iniciar a comercialização dos produtos UDACA no Brasil, a noite do lançamento foi fundamental para aprofundar o conhecimento sobre esse novo mercado, o que deverá influenciar as decisões da UDACA e suas parceiras – UDACA do Brasil e A3”.

Os vinhos
Os vinhos servidos na noite do lançamento têm origem controlada (DOC) e são elaborados a partir de castas de uvas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Alfrocheiro Preto, com o processo de vinificação clássico, tradicional do Dão. Eles chegam ao Brasil com uma óptima relação entre custo e benefício, o que deverá garantir o sucesso das vendas.

O Porta do Fontelo, por exemplo, num tom de rubi profundo, apresenta sabor aveludado e complexo com elevado bouquet, tem aroma vinoso e elegante, casando com notas de frutos vermelhos e nuances a especiarias.

Já o Irreverente, como o próprio nome sugere, de sabor igualmente redondo e complexo, traz notas de cacau e especiarias num aroma em que predominam a ameixa madura, a cereja preta e a amora.

O Adro da Sé Reserva, por outro lado, revela o forte carácter dos vinhos do Dão, em que está presente o sabor macio e intenso, com um final longo e autêntico, e perfume que traz notas de frutos vermelhos maduros.

As empresas
Conhecida pela excelência de sua produção vinícola, tradicionalmente, a região do Dão gera produtos de identidade própria, que contam com o reconhecimento interno e internacional. Fundada em 1966, a UDACA – União das Adegas Cooperativas do Dão – é uma das suas mais nobres representantes, contando 10 adegas associadas e seus cerca de 2 mil produtores, sendo responsável pela produção de cerca de 60% do total dos vinhos Doc da região.

Ela propõe-se a distinguir, nacional e internacionalmente, a região do Dão, os seus produtores e adegas associadas, comercializando vinhos com qualidade superior. Actualmente os seus produtos estão presentes em mercados de todos os continentes.

A A3 – Importação e Exportação, por sua vez, é fruto de estudos para o incremento das relações comerciais entre Brasil e Portugal, realizados pelo brasileiro Aristides Moreira e pelo português Jorge Godinho, ambos empresários, mas de áreas distintas. Há vários anos vem desenvolvendo negócios entre os dois países, principalmente no sector alimentar.

Mais recentemente se voltou à ampliação da rede comercial já existente, que tem como base o vinho, mas que tende a expandir-se para o ramo de azeites, produtos regionais e para o campo turístico no Brasil.

E, como resultado da parceria entre A3 e UDACA, surge a UDACA do Brasil, responsável pelo sucesso da aceitação de diversos produtos e serviços pelo consumidor brasileiro.
Fonte - Jornal Voz das Beiras

1 comentário:

Anónimo disse...

como eu posso comrpar o vinho irreverente no rio de janeiro

christianhaupt@web.de