segunda-feira, 29 de maio de 2006

30/05 - 06/06 - No Centro da Cultura

Aveiro

01/06,quinta-feira
Teatro Aveirense, às 10:30 e às 14:30

"O Guarda da noite"
Espectáculo com marionetas de mesa, sombras e projecções. Uma menina de 5 anos tem de dormir sozinha pela primeira vez. E, devido à tempestade, não vai ser uma noite nada fácil.
Em cena no dia 02/06.

02/06, sexta-feira
CETA - Circuito Experimental de Teatro de Aveiro, às 22:00

«O outro lado da noite»: espectáculo de Luz Negra
Se nunca assistiu a um espectáculo de teatro de luz negra prepare-se para assistir a qualquer coisa de diferente. Escusa de levar consigo o seu imaginário, porque ele vai estar no CETA à sua espera. Irá entrar no mundo fascinante que o teatro de luz negra proporciona: o das formas brilhantes que, magicamente, percorrem o espaço, se deslocam, flutuam, aparecem e desaparecem.
«O outro lado da noite», inspirado num texto de Álvaro Magalhães e encenado por Victor Valente é o novo trabalho, aconselhável a maiores de 12 anos, que o CETA irá apresentar no seu teatro de bolso, a partir de 2 de Junho.

Espectáculos nos dias: 2, 3, 9, 10, 15, 16, 17, 23, 24, 29, e 30 de Junho,1, 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de Julho.

Até 10/06
Galeria Verarte (junto ao Teatro Aveirense)

Exposição 4 Pintores 4 Escultores

Na Pintura apresentam-se obras dos artistas: Conillo, Jesus, Queimadela e Mário Portugal, num total de 21 pinturas dos óleos às técnicas mistas sob tela, de dimensões que vão dos 50x50cm aos 100x150cm. As obras expostas são criações recentes dos mesmos artistas, com um vasto e recheado curriculum e inúmeras exposições individuais e colectivas, dentro e fora de portas.
Em Escultura, estão representadas obras dos artistas: Gabriel Seixas, João Sotero, Queimadela e Paulo Alexandre. O conjunto das 20 esculturas apresentadas mostra obras em ferro oxidado e vidro acrílico, peças de pequenas dimensões. Sem deixar de fora as pedras nobres como os mais variados mármores, onde se contam com peças de maiores dimensões e volumetria. Todos estes escultores detêm uma larga experiência em simpósios de escultura, a nível nacional e internacional.








Até 04/06

Feira do Livro 2006
O Rossio vai ser novamente o palco da Feira do Livro deste ano. De 20 de Maio a 4 de Junho, os livros partilham o espaço com a Fun Zone do Campeonato Sub-21, aliando o mediatismo natural do futebol ao prazer de deambular entre os livros. Durante cerca de duas semanas, o Largo do Rossio oferece diversas actividades de lazer e cultura aos visitantes.
Fonte

Coimbra

01/06, quinta-feira

Teatro Académico Gil Vicente, às 15:00

Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra 2006 (1ª parte)
Concerto Didáctico com IMI KOLLEKTIEF

Organização:Câmara Municipal de Coimbra e JACC – Jazz ao Centro Clube

Preçário:Entrada gratuita

Informações e reservas na Bilheteira do TAGV

Horário: 17:00-22:00 telefone: 239 855 636 Entrada gratuita

02/06, sexta-feira

Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30

Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra - The Thing vs Scorch Trio

03/06, sábado

Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30

Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra - Mario Pavone Quintet

Fonte

Tondela

01 - 04/06

Acert

Fintinha - Crescer com Arte

Os 30 anos de actividade da ACERT são também ocasião para reflectir… Mais do que olhar para o longo caminho que nos fez chegar até aqui, importa analisar o muito que ainda há a percorrer para obter resultados mais sólidos.

O FINTINHA representa, neste trajecto de aventura, uma preciosidade especial de actuação, uma vez que se dirige aos que, sendo os mais PEQUENOS, constituem o MELHOR DOS PÚBLICOS. Trata-se de uma frente de trabalho que, desde a primeira hora da vida da ACERT, tem merecido especial atenção. Sempre privilegiámos uma relação intensa com o jovem público, actuando concertadamente com professores e pais em programas que apelassem à participação activa em actividades que despoletassem o interesse pelo trabalho criativo e pelas artes, enquanto instrumentos de formação integral.

Quando surgiu a oportunidade de criação da disciplina de Teatro na Escola Secundária, mobilizámo-nos para dar uma resposta credível à aposta que então se colocava, sendo compensador verificar que existe hoje uma ampla adesão que atrai um numeroso número de jovens para esta opção.

É um trabalho que não é da exclusiva responsabilidade da ACERT, havendo uma parceria entre a autarquia, os educadores e professores empenhados e, fundamentalmente, as famílias que compreendem a importância da participação artística na formação dos seus filhos. Fonte

Guarda

01/06, quinta-feira

Teatro Municipal da Guarda, às 22:00 hrs

"Cego de amor"

Um espectáculo cómico ou trágico, dependendo da coragem com que o quisermos encarar. Um espectáculo onde o amor é retratado de forma pouco romântica, adornado de pequenos pedaços escuros que habitam dentro de todos nós.

02/06, sexta-feira

Teatro Municipal da Guarda, às 21:30 hrs

Visible Speech - cinco dedos de conversa com cinco autores da poesia sonora, fonética e de acção performativa, de Jorge dos Reis

Jorge dos Reis entrevistou, durante o Festival Dizsonante: Manuel Portela, Bartolomé Ferrando, Serge Pey, Margarida Mestre e Maja Ratkje. O TMG publica agora essas entrevistas, realizadas em Novembro de 2005, numa edição integrada na série Cadernos TMG.

03/06, sábado

Teatro Municipal da Guarda, às 17:00

Festival de Música Coral da Guarda

Este encontro conta com a participação do Orfeão do Centro Cultural da Guarda, do Grupo Coral de Lagos, do Orfeão de Matosinhos, e do Coro Infantil de Belgais. Este último iniciou a sua actividade em 2001 sob a direcção artística de Maria João Pires, do tenor Rufus Müller e de Maria Helena Nunes. Após a audição de mais de uma centena de crianças, foram seleccionadas quarenta sendo o grupo constituído por rapazes e raparigas oriundos de meios sócio económicos diversificados, abrangendo um território dominado pelos concelhos de Idanha-a-Nova e Castelo Branco, em Portugal.

Fonte

Castelo Branco

Até 30/06

Museu do Canteiro - Centro Cultural de Alcains

"Gentes de Granito" - Exposição de Fotografia
Fernando Paulouro descreve assim o trabalho de Anibal Sequeira...“Aníbal Sequeira, seduzido pelo preto e branco, sempre com a objectiva da autenticidade na perspectiva do olhar, desdobra a sua obra entre o rural e o urbano. Essas magníficas fotografias, tão conhecidas, das mulheres de preto (...)que são talvez a melhor legenda de um certo desespero quotidiano da Beira, grito de uma povertá vivida sempre em horizontes de sombra.(...) O preto e o branco, a sombra, o caminho, a árvore, a casa. A aldeia. Os rostos, a festa. Gente dentro da espessura do tempo. O olhar de Aníbal Sequeira por dentro das coisas. É essa a sua grande aventura criadora, reconhecida há muito em certames nacionais e internacionais.”

A mostra pode ser visitada no seguinte horário: de terça a sexta: 9:30 – 12:30 e das 14:00 – 17:30; Sábado e Domingo: das 14:30h– 18:30. Encerra segunda-feira.

Fonte

Sem comentários: