Este blog pretende ser o espaço de afirmação da cultura turística do Centro de Portugal. Abertos à inovação e conscientes da importância da competitividade turística, este é um espaço onde pode encontrar informações sobre a actividade da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal. Mas porque é inquestionável o valor da informação, este é um espaço de trabalho de e para todos. Participe.
quarta-feira, 31 de maio de 2006
Programação do The Day After
Segunda edição do Super Bock ThursDAY AFTER, com Actuação da Dupla Quim Roscas e Zeca Estacionancio, animadores oficiais da Rádio Nova Era no Porto e com participação semanal no programa Praça da Alegria RTP1. Têm 2 CD editados e fazem apontamentos humorísticos na Antena3 e “Levanta-te e Ri” (SIC). Uma dupla que, para além do tradicional Stand-Up Comedy, faz também uma abordagem musical nas suas actuações. Passatempo com oferta de bilhetes para o Festival Super Bock Super Rock.
03/06, sábado
Concerto da banda nacional de Hip-Hop Mind da Gap, inserida na tour de promoção do seu mais recente trabalho intitulado “Edição Ilimitada”. Presença assegurada do Dj Serial que juntamente com a restante banda irá interpretar o conhecido tema “Brilhantes Diamantes”.
Clique aqui para aceder ao site do The Day After.
02/06 - "Pratos com História" no Hotel Astória
A conceituada experiência gastronómica do restaurante e a privilegiada localização em Coimbra do Hotel Astória aliam-se, assim, à boa tradição portuguesa dos melhores restaurantes nacionais.
O próximo jantar tem lugar no dia 2 de Junho, pelas 20:30 com a participação do restaurante Cerca Nova do Hotel da Cartuxa em Évora. O prato especial a degustar é “Migas com Lombinhos de Porco Preto ”, acompanhado por vinhos da Bairrada “Casa de Saima”.
Para além do objectivo de dar a conhecer à cidade de Coimbra pratos que integram a melhor gastronomia portuguesa, esta acção tem ainda como objectivo apoiar as instituições sociais da cidade. Assim, parte da receita deste jantar reverterá a favor da instituição “Liga dos Amigos da Cardiotoráxica dos Hospitais da Universidade de Coimbra”.
Prove a melhor gastronomia portuguesa num lugar magnífico, pleno de história gastronómica e não só!
Fonte
terça-feira, 30 de maio de 2006
08/06 - Prova de Vinhos no Hotel Moliceiro
Esta prova de vinhos brancos de 2000 e 2005 insere-se no ciclo “in Vino Veritas”e destina-se a todos os apreciadores da cultura do vinho. O Hotel Moliceiro propões, assim, "um mundo de combinações."
A orientação da prova cabe ao Professor Virgílio Loureiro e à Equipa de Enologia das Caves Solar S. Domingos. O objectivo da mesma consiste em divulgar duas castas de uva branca predominantes na região da Bairrada, Bical e Maria Gomes. Estas castas produzem vinhos estruturados, macios e com boa potencialidade de envelhecimento.
As inscrições são gratuitas mas limitadas, pelo que os interessados deverão confirmar a sua presença, o mais brevemente possível, através de:
E-mail: hotelmoliceiro@hotelmoliceiro.com
Telefone: 234 377 400
Para aceder ao site do Hotel Moliceiro, clique aqui
segunda-feira, 29 de maio de 2006
1º Ciclo de Workshops em Turismo - Ovar
A Região de Turismo Rota da Luz organiza, de Maio a Junho, o 1º Ciclo de Workshops em Turismo.
No próximo dia 8 de Junho, no Posto de Turismo do Furadouro, ocorre a segunda sessão de trabalho com a temática Turismo Acessível, Turismo para Todos.
A análise rigorosa do comportamento do sector do turismo, a divulgação de produtos inovadores, a compreensão das novas tendências dos mercados é fundamental para que os agentes tomem decisões empreendedoras. Neste sentido, a Região de Turismo Rota da Luz organiza 1º Ciclo de Workshops em Turismo procurando criar um espaço de reflexão e debate.
As sessões de trabalho estão formatadas em dois momentos – um primeiro momento de discussão dos temas abordados por especialistas, e um segundo de troca de experiências – apresentação de boas práticas. Além destes dois momentos será criada uma bolsa de contactos.
No dia 8 de Junho no Posto de Turismo do Furadouro – equipamento acessível, será feita análise do tema Turismo Acessível, Turismo para Todos. Segue-se em 26 de Junho em Aveiro – local a designar, o debate com o tema Qualidade e Certificação em Turismo.Os Workshops destinam-se aos técnicos de turismo, câmaras municipais, hotelaria, operadores turísticos e agentes de viagens, estudantes, todo o sector turístico e a própria comunidade.
Programa do 2º Workhshop "Turismo acessível, Turismo para todos"
08/06, quinta-feira
09:30 Bolsa de contactos
10:00 Sessão de abertura
Idália Moniz - Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação
Pedro Silva - Presidente Região Turismo Rota da Luz
Manuel Alves de Oliveira - Presidente Câmara Municipal Ovar (a confirmar)
10:30
Os territórios da mobilidade
Paula Teles
11:00
O meio físico e as necessidades das pessoas com incapacidade
- O tema tratado por quem tenta vencer os obstáculos
- A visão dos familiares das pessoas com incapacidade
11:30
Acessibilidade à informação
Francisco Godinho UTAD (a confirmar)
12:00
Praia Acessível, praia para todos
Helena Duarte CCRDC
12:30 Debate
13:00 Intervalo para almoço
14:30 Bolsa de contactos
15:00 Boas Práticas
- Projecto Stª Casa Misericórdia (prémio mobilidade) Alexandra Nunes e Sílvia Soares
- Rota do Românico do vale do Sousa Rosário Machado
- Rotas sem Barreiras Terras Dentro (a confirmar)
- Turintegra, turismo integrado, CRL (a confirmar)
17:30 Debate
18:00 Encerramento
Fonte
30/05 - 06/06 - No Centro da Cultura
01/06,quinta-feira
Teatro Aveirense, às 10:30 e às 14:30
"O Guarda da noite"
Espectáculo com marionetas de mesa, sombras e projecções. Uma menina de 5 anos tem de dormir sozinha pela primeira vez. E, devido à tempestade, não vai ser uma noite nada fácil.
Em cena no dia 02/06.
02/06, sexta-feira
CETA - Circuito Experimental de Teatro de Aveiro, às 22:00
«O outro lado da noite»: espectáculo de Luz Negra
Se nunca assistiu a um espectáculo de teatro de luz negra prepare-se para assistir a qualquer coisa de diferente. Escusa de levar consigo o seu imaginário, porque ele vai estar no CETA à sua espera. Irá entrar no mundo fascinante que o teatro de luz negra proporciona: o das formas brilhantes que, magicamente, percorrem o espaço, se deslocam, flutuam, aparecem e desaparecem.
«O outro lado da noite», inspirado num texto de Álvaro Magalhães e encenado por Victor Valente é o novo trabalho, aconselhável a maiores de 12 anos, que o CETA irá apresentar no seu teatro de bolso, a partir de 2 de Junho.
Espectáculos nos dias: 2, 3, 9, 10, 15, 16, 17, 23, 24, 29, e 30 de Junho,1, 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de Julho.
Até 10/06
Galeria Verarte (junto ao Teatro Aveirense)
Exposição 4 Pintores 4 Escultores
Na Pintura apresentam-se obras dos artistas: Conillo, Jesus, Queimadela e Mário Portugal, num total de 21 pinturas dos óleos às técnicas mistas sob tela, de dimensões que vão dos 50x50cm aos 100x150cm. As obras expostas são criações recentes dos mesmos artistas, com um vasto e recheado curriculum e inúmeras exposições individuais e colectivas, dentro e fora de portas.
Em Escultura, estão representadas obras dos artistas: Gabriel Seixas, João Sotero, Queimadela e Paulo Alexandre. O conjunto das 20 esculturas apresentadas mostra obras em ferro oxidado e vidro acrílico, peças de pequenas dimensões. Sem deixar de fora as pedras nobres como os mais variados mármores, onde se contam com peças de maiores dimensões e volumetria. Todos estes escultores detêm uma larga experiência em simpósios de escultura, a nível nacional e internacional.
Até 04/06
Feira do Livro 2006
O Rossio vai ser novamente o palco da Feira do Livro deste ano. De 20 de Maio a 4 de Junho, os livros partilham o espaço com a Fun Zone do Campeonato Sub-21, aliando o mediatismo natural do futebol ao prazer de deambular entre os livros. Durante cerca de duas semanas, o Largo do Rossio oferece diversas actividades de lazer e cultura aos visitantes.
Fonte
Coimbra
01/06, quinta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 15:00
Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra 2006 (1ª parte)
Concerto Didáctico com IMI KOLLEKTIEF
Organização:Câmara Municipal de Coimbra e JACC – Jazz ao Centro Clube
Preçário:Entrada gratuita
Informações e reservas na Bilheteira do TAGV
Horário: 17:00-22:00 telefone: 239 855 636 Entrada gratuita
02/06, sexta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30
Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra - The Thing vs Scorch Trio
03/06, sábado
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30
Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra - Mario Pavone Quintet
Tondela
01 - 04/06
Acert
Fintinha - Crescer com Arte
Os 30 anos de actividade da ACERT são também ocasião para reflectir… Mais do que olhar para o longo caminho que nos fez chegar até aqui, importa analisar o muito que ainda há a percorrer para obter resultados mais sólidos.
O FINTINHA representa, neste trajecto de aventura, uma preciosidade especial de actuação, uma vez que se dirige aos que, sendo os mais PEQUENOS, constituem o MELHOR DOS PÚBLICOS. Trata-se de uma frente de trabalho que, desde a primeira hora da vida da ACERT, tem merecido especial atenção. Sempre privilegiámos uma relação intensa com o jovem público, actuando concertadamente com professores e pais em programas que apelassem à participação activa em actividades que despoletassem o interesse pelo trabalho criativo e pelas artes, enquanto instrumentos de formação integral.
Quando surgiu a oportunidade de criação da disciplina de Teatro na Escola Secundária, mobilizámo-nos para dar uma resposta credível à aposta que então se colocava, sendo compensador verificar que existe hoje uma ampla adesão que atrai um numeroso número de jovens para esta opção.
É um trabalho que não é da exclusiva responsabilidade da ACERT, havendo uma parceria entre a autarquia, os educadores e professores empenhados e, fundamentalmente, as famílias que compreendem a importância da participação artística na formação dos seus filhos. Fonte
Guarda
01/06, quinta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 22:00 hrs
Um espectáculo cómico ou trágico, dependendo da coragem com que o quisermos encarar. Um espectáculo onde o amor é retratado de forma pouco romântica, adornado de pequenos pedaços escuros que habitam dentro de todos nós.
02/06, sexta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30 hrs
Visible Speech - cinco dedos de conversa com cinco autores da poesia sonora, fonética e de acção performativa, de Jorge dos Reis
Jorge dos Reis entrevistou, durante o Festival Dizsonante: Manuel Portela, Bartolomé Ferrando, Serge Pey, Margarida Mestre e Maja Ratkje. O TMG publica agora essas entrevistas, realizadas em Novembro de 2005, numa edição integrada na série Cadernos TMG.
03/06, sábado
Teatro Municipal da Guarda, às 17:00
Festival de Música Coral da Guarda
Este encontro conta com a participação do Orfeão do Centro Cultural da Guarda, do Grupo Coral de Lagos, do Orfeão de Matosinhos, e do Coro Infantil de Belgais. Este último iniciou a sua actividade em 2001 sob a direcção artística de Maria João Pires, do tenor Rufus Müller e de Maria Helena Nunes. Após a audição de mais de uma centena de crianças, foram seleccionadas quarenta sendo o grupo constituído por rapazes e raparigas oriundos de meios sócio económicos diversificados, abrangendo um território dominado pelos concelhos de Idanha-a-Nova e Castelo Branco, em Portugal.
Castelo Branco
Até 30/06
Museu do Canteiro - Centro Cultural de Alcains
"Gentes de Granito" - Exposição de Fotografia
Fernando Paulouro descreve assim o trabalho de Anibal Sequeira...“Aníbal Sequeira, seduzido pelo preto e branco, sempre com a objectiva da autenticidade na perspectiva do olhar, desdobra a sua obra entre o rural e o urbano. Essas magníficas fotografias, tão conhecidas, das mulheres de preto (...)que são talvez a melhor legenda de um certo desespero quotidiano da Beira, grito de uma povertá vivida sempre em horizontes de sombra.(...) O preto e o branco, a sombra, o caminho, a árvore, a casa. A aldeia. Os rostos, a festa. Gente dentro da espessura do tempo. O olhar de Aníbal Sequeira por dentro das coisas. É essa a sua grande aventura criadora, reconhecida há muito em certames nacionais e internacionais.”
A mostra pode ser visitada no seguinte horário: de terça a sexta: 9:30 – 12:30 e das 14:00 – 17:30; Sábado e Domingo: das 14:30h– 18:30. Encerra segunda-feira.
Feira do Livro de Vila Velha de Ródão
Decorrerá até dia 1 de Junho a Feira do Livro de Vila Velha de Ródão, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, numa organização da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão.
Para aceder ao programa integral da Feira do Livro, clique aqui.
quinta-feira, 25 de maio de 2006
26 - 28/05 - Feira da Indústria Musical Portuguesa na Lousã
A FIMP - Feira da Indústria Musical Portuguesa - é um evento realizado pela Câmara Municipal da Lousã e pela Academia de Música da Lousã, existente há 5 anos, que tem como objectivo promover o encontro entre os vários sectores económicos e empresariais, relacionados, directa ou indirectamente, com a indústria musical nacional.
Concertos
26/05, sexta-feira
21:00 -23:30
Abertura Oficial do FESTIVAL FIMP
- 150 músicos em PALCO na Abertura do Festival FIMP 2006
- Coro e Orquestra de Sopros e Orquestra de Cordas do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DECA - UA)
- Orquestra Filarmonia das Beiras
Isabel Alcobia, soprano
Margarida Reis, mezzo-soprano
Mário João Alves, tenor
António Salgado, baixo
António Vassalo Lourenço, direcção
Programa: Poulenc - Glória
Brahms - Rapsódia para Contralto
Bruckner - Te Deum
27/05, sábado
14:30-19:30
FISHBRAIN (15:30 -16:15)
SPIRAL (16:30 -17:15)
BUDHI (17:30 -18:15)
M. O. S. H. ( 18:30 -19:15 )
21:00, 23:30
THIS IS MAFIA (21:30-22:15 )
Plasma (22:30-23:15)
( 23:30-00:15 )
28/05, domingo
14:30-20:00
KATAROS (15:00-16:15)
Concerto de Bateria Solo por Hélder Brazete (Primitive Reason)
(16:30 -17:20)
(«BATUCADA» - Workshop / Demonstração IZZO PERCUSSION (17:30-18:15)
ThiBB (18:30 - 19:15)
MARETELL
Câmara de Seia institui Prémio Anual de Arquitectura do concelho
Oportunamente a autarquia irá tornar público o Regulamento, tendo no entanto, já sido anunciado que o valor do primeiro prémio será de € 2.000, o segundo será de € 1.500 e o terceiro de € 1.000.
Com esta iniciativa, o município pretende valorizar a arquitectura e ao mesmo tempo estimular os arquitectos do concelho, como parceiros responsáveis na ajuda à melhoria da paisagem urbana na região.
É que, e conforme se lê no texto promocional da Exposição “Viver a Arquitectura” – “O ambiente construído é talvez a intervenção humana que mais profundamente nos afecta no nosso bem-estar material, psicológico e espiritual. Neste contexto, é preciso cada vez mais promover e divulgar os valores da arquitectura junto daqueles que mais interagem com ela – o cidadão comum. No entanto deverá ser quem nos representa, que terá de tomar consciência que os lugares e as cidades não são só nós rodoviários, vias de circulação externa, viadutos ou outros sinais de uma errada contemporaneidade. É necessário que as pessoas tenham a consciência que o acto de projectar e criar espaços é mais do que o pragmatismo do cumprimento do organigrama de funções burocráticas.Um objecto arquitectónico deve não só satisfazer necessidades físicas dos seus utilizadores, mas também reflectir a cultura onde se insere, enriquecendo a vida de todos."
Fonte
31/07 - 06/08 - 11ª Edição do Festival Internacional de Danças Populares "Andanças"
O vencedor foi o "Apartado 00" da autoria do colectivo Cãoceito (Cristina Dias, Marta Silva e Manuel Garcia).
A 11ª Edição do Andanças decorrerá de 31 de Julho a 6 de Agosto, em Carvalhais, São Pedro do Sul.
O Andanças é um festival onde não se vem ver, vem-se fazer.
Tendo por base a cultura participativa, o Andanças é um festival de dança e música popular de todo o mundo, onde a aprendizagem cultural é ilimitada e transborda para outras áreas, em que quem toca e quem dança se junta para formar um colectivo que é muito mais que a mera soma das partes.
Os participantes têm oportunidade de, durante uma semana única de partilha, descoberta, convívio, relação com o outro, aprender ou experimentar a dançar, jogar, tocar, construir instrumentos e brinquedos tradicionais, passear pela serra, de se aventurar em novos espaços com pessoas diferentes (ou não) das que encontram todos os dias.
É também motivo para a realização de um (re)encontro anual entre músicos e bailadores vindos de toda a Europa, para que possam partilhar o seu trabalho uns com os outros e com um público alargado. A preocupação é, cada vez mais, incentivar a troca cultural: “do festival para fora e de fora para o festival”, à qual se alia uma preocupação ecológica, mas também social, e que fará deste espaço comum um local mais rico para todos.
Para mais informações, aceda ao site da Pé de Xumbo
III Concurso de Fotografia de Ílhavo "Olhos sobre o Mar"
Este concurso, e à semelhança dos anos anteriores, conta mais uma vez com o apoio do Centro Português de Fotografia/Ministério da Cultura, da revista FotoDigital e do Diário de Aveiro. O concurso será de âmbito nacional, nas categorias cor e preto/branco, decorrendo até meados de Junho.
A entrega dos prémios acontecerá em Agosto, mês em que os 50 melhores trabalhos irão ficar expostos na Sala de Exposições Temporárias (Porão de Salgado) do Navio Museu Santo André.
Mais informações na própria Câmara Municipal,
através do telefone 234 329 602 ou do e-mail geral@cm-ilhavo.pt
Fonte - Câmara Municipal de Ílhavo
28/05 - Arouca - 4 º Circuito Serra da Freita - Sr.ª da Mó
Com um limite máximo de 500 participantes, aberto a atletas de ambos os sexos, maiores de 18 , federados ou não, que queiram enfrentar um difícil percurso traçado em caminhos florestais e estradas de terra do Concelho de Arouca, num circuito de 12 km com passagem no alto da Senhora da Mó.
Esta corrida é organizada pela Câmara Municipal de Arouca e pela Associação Amigos da Cultura e do Desporto da Ponte Telhe, com o apoio técnico de Terras de Aventura.
Os melhores classificados de cada categoria e as melhores equipas irão receber prémios monetários no total de € 3. 210,00 Euros. A todos os participantes será , ainda oferecida, pela sua participação no evento, uma camisola.
Paralelamente a esta prova, foi elaborado um percurso não competitivo, destinado a todos os caminheiros que, em ritmo de passeio pedestre, desejem realizar uma caminhada na distância aproximada de 6 km entra a vila de Arouca e a Senhora da Mó, com chegada na Praça Brandão de Vasconcelos.
Para mais informações, contactar:
- Cãmara Municipal de Arouca - 256 940 220 (Isabel Gomes)
- Associação dos Amigos da Ponte Telhe - 93 243 63 75 (António Cruz)
Fonte - Câmara Municipal de Arouca
26/05 - Museu Marítimo de Ílhavo - Sessão de encerramento da Exposição "A Saga dos Astrolábios"
Amanhã irá decorrer, no Museu Marítimo de Ílhavo, às 21 horas, a sessão de encerramento da exposição intitulada "A saga dos astrolábios".
Eis o respectivo programa:
-Apresentação do livro-catálogo A Saga dos Astrolábios, uma co-edição da Âncora Editora e da Câmara Municipal de Ílhavo/Museu Marítimo de Ílhavo
-Conferência "A Náutica dos Descobrimentos Portugueses" pelo Senhor Almirante Max Justo Guedes, historiados da Marinha Brasileira
- Apresentação da brochura "Navegação dos Bacalhoeiros nos Mares da Terra Nova" da autoria do Senhor Capitão Francisco Marques
O Almirante Max Justo Guedes é um dos maiores especialistas mundiais em história da náutica e dos Descobrimentos Portugueses. Brilhante orador e escritor, desenvolveu um intenso trabalho de colaboração científica com a extinta Comissão dos Descobrimentos Portugueses em múltiplos projectos, nomeadamente no âmbito da celebração dos 500 anos do achamento do Brasil.
O Almirante Max Justo Guedes é detentor de uma vasta bibliografia , tendo publicado mais de uma centena de trabalhos.
Figura de alta erudição, tem sido um extraordinário divulgador cultural como o atesta o seu alto sentido de responsabilidade e generosidade ao interceder para a oferta a Portugal (ao Museu de Marinha) do astrolábio Sacramento B, cujo original se encontra exposto em Saga dos Astrolábios. Álvaro Garrido
Director do Museu Marítimo de Ílhavo
quarta-feira, 24 de maio de 2006
15 - 18/06 - "Fundão, aqui come-se bem"
O “Fundão, Aqui come-se bem” é um Festival gastronómico que terá lugar nos melhores Restaurantes do concelho.
Cada restaurante seleccionou para si as melhores receitas tradicionais confeccionadas com cereja.
Fundão faz crescer água na boca
Restaurantes Aderentes
Fundão:
Restaurante A Cereja
Restaurante As Tílias
Restaurante Cantinho dos Grelhados
Restaurante Eclipse
Restaurante Fundão Palace Hotel
Restaurante Hermínia
Restaurante Mario´s
Marisqueira Bocage
Restaurante O Alambique de Ouro
Restaurante O Panças
Alcaria:
Restaurante O Mário
Alpedrinha:
Restaurante O Cerejal
Restaurante Papo d'Anjo
Janeiro de Cima:
Restaurante Fiado
Soalheira:
Restaurante Gardunha
Fonte - Câmara Municipal do Fundão
26 - 30/05 - 26ª Feira do Livro de Nisa na Biblioteca Municipal
Durante a Feira do Livro é proporcionado o contacto directo com milhares de títulos incluindo as obras mais recentes editadas por editoras nacionais. Estão representadas quarenta e cinco editoras, que apresentam cerca de quatro mil títulos.
Os livros podem ser folheados e adquiridos com descontos de 15% a 40% sobre o preço de capa. Os mais jovens são especialmente visados na promoção da leitura e no incentivo à aquisição de livros, assim, será organizado o transporte para visitas à Feira dos alunos de todas as escolas do concelho de Nisa e a todos os alunos até ao 9ª ano serão distribuídos vales de descontos para aquisição de livros..
Complementarmente à exposição e venda de livros, a Feira do Livro integra iniciativas de promoção, leitura e dramatização de livros dedicadas aos mais jovens e animação com actuações musicais.
Programa
26/05, sexta-feira
Sessões de animação infantil: Dramatização do Conto A menina que detestava livros
22:00 - Orquestra de Seia
27/05, sábado
Sessões de animação infantil: Dramatização do Conto A menina que detestava livros
Carlos Dinis Cebola na Feira do Livro de Nisa para sessão de autógrafos e promoção dos seus livros: Nisa, a outra história e Em Montemor ... o maior
16:00 - Animação com o Grupo de Bombos de Nisa
22:00 - Concerto do grupo MP4
28/05, domingo
16:00 - Demonstração de Hip-Hop
22:00 - Actuação do Rancho da Casa do Povo de Santo António das Areias
29/05, segunda
22:00 - Tuna Académica "Papamisto" do Instituto Politécnico de Portalegre
30/05
Sessões de animação infantil: Dramatização do Conto A menina que detestava livros
22:00 - Actuação do grupo musical "Modas de Ródão"
Fonte - Naturtejo
terça-feira, 23 de maio de 2006
Primavera Musical em Castelo Branco
Programação geral
28/05, domingo
Centro Artístico Albicastrense, às 21:30
Elizabeth Keusch (soprano) e Ensemble Contrapunctus Dir. Cesário Costa
Programa: Pierrot Lunaire, de A. Schoenberg - Quarteto em Ré Maior para Flauta e de cordas, de W. A. Mozart - Sete Poesias de Alexander Blok, de D.
Chostakovich - Histórias de Contos de Fadas, de R. Schumann
28/05, segunda-feira
Conservatório Regional de Castelo Branco, às 18:00
Conferência sobre F. Lopes-Graça, por Patrícia Bastos
Conservatório Regional de Castelo, às 21:30
Irene Cruz (recitante) e Ensemble
Programa: Lenore, de F. Liszt - Canto de Amor e de Morte, de F. Lopes Graça
- excertos de Sonata a Kreutzer de L. Tolstoi - Quarteto de Cordas nº 1 de L. Janácek
terça-feira.30 de Maio.21h30.CyberCentro de Castelo Branco César Viana - Índios, Burgueses e Samurais Shakuhachi, Flauta dos Índios Americanos e Flauta de Bisel
03/06, sábado
Devesa, às 17:00 e às 19:00
Oficina de Dança - DANÇAS MISTAS TRADICIONAIS MIRANDESAS por Diana Caramelo
Uma parceria com a Associação Arco da Velha
Conservatório Regional de Castelo Branco, às 21:30
António Rosado (piano) e Quarteto de Cordas Obras de Brahms e Chostakovich
Bilheteira
Conservatório Regional de Castelo Branco
Largo da Sé, nº 20
Tel.: +351 272 344 405
carlossemedo@primaveramusical.org
Bilhetes à venda no local dos concertos, meia hora antes do início do espectáculo.
Preço único: € 3,00 euros cada espectáculo
Entrada gratuita na conferência do dia 29 de Maio, na Oficina de Danças Mistas Mirandesas e na Oficina de Percussão.
Fonte - Naturtejo
Campeonato da Europa de Sub21 começa hoje
As oitos selecções presentes neste campeonato conseguiram ultrapassar uma difícil e complexa ‘maratona’ de apuramento, a qual contemplou uma fase de grupos (entre Setembro de 2004 e Outubro de 2005) – com a participação de 48 representações nacionais – e um play-off decisivo de qualificação (Novembro de 2005).
A Selecção Nacional Sub-21 procurará somar o primeiro troféu nesta competição, depois de já ter estado bem perto de o conseguir, quando disputou a final, em 1994, sucumbindo diante da Itália, no prolongamento, numa partida disputada em Montpellier (França). Os transalpinos são, aliás, a formação que maior número de triunfos detém na prova, somando já cinco títulos, deixando bem longe os seus ‘perseguidores’, a Inglaterra, a Espanha e a antiga União Soviética, cada qual com duas vitórias no Europeu de ‘Esperanças’.
A presente edição do Campeonato da Europa de Sub-21 é a derradeira sob o actual formato. Com efeito, e a partir de 2007, a prova passará a realizar-se em anos ímpares, desencontrando-se, assim, dos Europeus e Mundiais seniores.
O pontapé de saída será dado às 17:15, no Estádio Cidade de Barcelos, num jogo que põe em confronto Sérvia e Montenegro e a Alemanha. Às 19:45, Portugal joga com França, no Estádio Municipal de Braga.
Clique abaixo para consultar:
Calendário de jogos
Hotéis e Centros de Treinos
Fonte - Rota da Luz
Vinhos do Dão destacam-se no Brasil
No Baretto do Hotel Fasano, em São Paulo (SP) ocorreu o lançamento nacional dos vinhos UDACA – União das Adegas Cooperativas do Dão, provenientes de Portugal.
A imprensa especializada e personalidades da área gastronómica puderam degustar e saborear o Irreverente, o Porta do Fontelo e o Adro da Sé Reserva oferecidos na ocasião, contando com a orientação do enólogo português Carlos Silva.
As expectativas dos organizadores foram superadas, não apenas quanto ao número de presentes – mais de uma centena – mas também pela consistência de suas análises. Segundo Afonso Loureiro, presidente da Udaca, “apesar de ter sido feito um estudo prévio sobre as preferências dos brasileiros, que determinou a escolha desses três vinhos para iniciar a comercialização dos produtos UDACA no Brasil, a noite do lançamento foi fundamental para aprofundar o conhecimento sobre esse novo mercado, o que deverá influenciar as decisões da UDACA e suas parceiras – UDACA do Brasil e A3”.
Os vinhos
Os vinhos servidos na noite do lançamento têm origem controlada (DOC) e são elaborados a partir de castas de uvas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Alfrocheiro Preto, com o processo de vinificação clássico, tradicional do Dão. Eles chegam ao Brasil com uma óptima relação entre custo e benefício, o que deverá garantir o sucesso das vendas.
O Porta do Fontelo, por exemplo, num tom de rubi profundo, apresenta sabor aveludado e complexo com elevado bouquet, tem aroma vinoso e elegante, casando com notas de frutos vermelhos e nuances a especiarias.
Já o Irreverente, como o próprio nome sugere, de sabor igualmente redondo e complexo, traz notas de cacau e especiarias num aroma em que predominam a ameixa madura, a cereja preta e a amora.
O Adro da Sé Reserva, por outro lado, revela o forte carácter dos vinhos do Dão, em que está presente o sabor macio e intenso, com um final longo e autêntico, e perfume que traz notas de frutos vermelhos maduros.
As empresas
Conhecida pela excelência de sua produção vinícola, tradicionalmente, a região do Dão gera produtos de identidade própria, que contam com o reconhecimento interno e internacional. Fundada em 1966, a UDACA – União das Adegas Cooperativas do Dão – é uma das suas mais nobres representantes, contando 10 adegas associadas e seus cerca de 2 mil produtores, sendo responsável pela produção de cerca de 60% do total dos vinhos Doc da região.
Ela propõe-se a distinguir, nacional e internacionalmente, a região do Dão, os seus produtores e adegas associadas, comercializando vinhos com qualidade superior. Actualmente os seus produtos estão presentes em mercados de todos os continentes.
A A3 – Importação e Exportação, por sua vez, é fruto de estudos para o incremento das relações comerciais entre Brasil e Portugal, realizados pelo brasileiro Aristides Moreira e pelo português Jorge Godinho, ambos empresários, mas de áreas distintas. Há vários anos vem desenvolvendo negócios entre os dois países, principalmente no sector alimentar.
Mais recentemente se voltou à ampliação da rede comercial já existente, que tem como base o vinho, mas que tende a expandir-se para o ramo de azeites, produtos regionais e para o campo turístico no Brasil.
E, como resultado da parceria entre A3 e UDACA, surge a UDACA do Brasil, responsável pelo sucesso da aceitação de diversos produtos e serviços pelo consumidor brasileiro.
Fonte - Jornal Voz das Beiras
segunda-feira, 22 de maio de 2006
23 - 30/05 - No Centro da Cultura
Até 27/05
Teatro Aveirense
Exposição "Contrastes" de Luís Louro
Produzida pela Câmara Municipal da Amadora/Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, a exposição Contrastes encerra uma visão diversificada da obra do autor, incluindo pranchas originais das séries Jim Del Mónaco e Roques & Folques, e ainda pranchas originais de O Corvo, Alice, Coração de Papel, Cogito Ego Sum e de O Halo Casto. Contém também vários esboços e ilustrações, algumas das quais inéditas.
Entrada Livre
Quarta-feira a Sábado das 10:00 às 12:00 e das 13:00 às 2:00
Domingo das 14:00 às 19:00
24/05, quarta-feira
Teatro Aveirense, às 21:30
Itizzz...Some Sing
Teatro Musical por Bernard Masuir (Bélgica)
Um homem e o seu instrumento chamado voz. Adepto do nada nas mãos (ou quase), Bernard Massuir apresenta um delirante recital vocal a solo. Um espectáculo onde o cantor-actor e o "clown" se debatem entre o humor musical e o delicioso minimalismo. Ainda "a capella"ou já depois da magnífica aparição de "Mr. Ukelele", este músico belíssimo transporta-nos pela cena de forma sábia e brilhante rumo à libertação musical. O público sai rendido. Aclamado como o melhorv espectáculo na votação do público no festival O Gesto Orelhudo 2001. Primeiro Prémio do 18º Festival de Tarrega, Espanha.
26/05, sexta-feira
Teatro Aveirense, às 23:30
Dança Fora de Horas
Performer: Cláudia Nóvoa
Ela e o Mundo, o mundo nela Composição no espaço O que fazer nesta situação? Ofereço um menu. É o que normalmente acontece num café. Mas este café é diferente, e o menu também o será. Este menu terá indicações precisas de como ver esta apresentação. Vai levar-nos para diferentes sítios, sem ir a lado nenhum...
Fonte
Até 04/06
Feira do Livro 2006
O Rossio vai ser novamente o palco da Feira do Livro deste ano. De 20 de Maio a 4 de Junho, os livros partilham o espaço com a Fun Zone do Campeonato Sub-21, aliando o mediatismo natural do futebol ao prazer de deambular entre os livros. Durante cerca de duas semanas, o Largo do Rossio oferece diversas actividades de lazer e cultura aos visitantes.
Fonte
Até 28/05
Cine-Teatro de Estarreja
Festeatro de Estarreja
Para aceder ao programa deste Festival de Teatro, clique aqui
Coimbra
24/05, quarta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30
Concerto comemorativo do centenário do nascimento do compositor Dmitri Schostakovich
Pelo Schostakovich-Ensemble
O programa do concerto abrange vários períodos da vida criativa do genial compositor russo, incluindo o célebre Quinteto para Piano, 2 Violinos, Viola e Violoncelo, o autobiográfico Quarteto de Cordas N.º 8 e as Três Danças Fantásticas para Piano.
Programa
I
Três Danças Fantásticas Para Piano Opus 5 (1920-1922)
I. Allegretto
II. Andantino
III. Allegretto
Quarteto de Cordas N. 8 Opus 110 (1960)“À memória das Vítimas do Fascismo e da Guerra”´
I. Largo
II. Allegro molto
III. Allegretto
IV. Largo
V. Largo
II
Quinteto para Piano, 2 Violinos, Viola e Violoncelo Opus 57 (1940)
I. Prelude (Lento)
II. Fugue (Adagio)
III. Scherzo (Allegretto)
IV. Intermezzo (Lento)
V. Finale (Allegretto)
25/05, quinta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30
Legendary Tiger Man
Após o lançamento de Naked Blues (2002); Fuck Christmas, I Got the Blues (2003); In Cold Blood/A Sangue Frio (2004) e de mais de 200 espectáculos ao vivo em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Inglaterra, Brasil, e Japão, Legendary Tiger Man volta a estúdio para a gravação do seu terceiro álbum: Masquerade.
Gravado nos MB Estúdios, de Mário Barreiros e com produção do mesmo, Paulo Furtado reuniu onze canções, entre as quais se incluem duas versões, dando seguimento ao trabalho realizado nas anteriores edições, na busca de novos caminhos do blues e do rock.Ao vivo, Legendary Tiger Man irá apresentar um espectáculo com um set instrumental reajustado, no qual algumas das músicas serão “ilustradas” por curtas-metragens da autoria de vários cineastas portugueses.
29/05, segunda-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30
Concerto de Mafalda Veiga
Mafalda Veiga dará um Concerto a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro (Núcleo Regional do Centro). O Evento permitirá dar a conhecer não só a acções no âmbito da Educação, Prevenção, Investigação e Ajuda pessoal, assim como angariar fundos para melhor apoiar situações mais carenciadas.
Organização: Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa Contra o Cancro (Núcleo Regional do Centro)
Fonte
Viseu
25/05, quinta-feira
Teatro Viriato, às 21:30
Concerto comemorativo do centenário do nascimento do compositor Dmitri Schostakovich
Pelo Schostakovich-Ensemble
Fonte
26/05, sexta-feira
Livraria da Praça, às 21:00
Conversas na livraria
"150 anos do nascimento de Freud: o mito, a herança e a crítica"
Para comemorar os 150 anos do nascimento de Freud, o pai da Psicanálise, convidámos o Dr. Bruno Loureiro, membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, psicoterapeuta e professor do Instituto Piaget de Viseu, para nos falar da “Psicanálise Hoje, qual o papel da Psicanálise na Saúde Mental?”
27/05, sábado
Livraria da Praça, às 18:00
Música na Livraria
Concerto ao Fim da Tarde
Concerto comentado de música erudita contemporânea: música electroacústica, por José Carlos Sousa, Director Pedagógico Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão
Fonte
Teatro Viriato, às 20:30
I.M.A.N. 2006
Instalação + Jantar + Performance
Intermédia, Multimédia, Acção e Nada (IMAN) estreou em 2005, em Vila Nova de Famalicão, comissariado por Alexandre Costa. A segunda edição, em 2006, estreia naquela cidade e estende-se a outras, com um mesmo objectivo: sensibilizar e agir em função dos mais carenciados, demonstrando a função social da Arte. Os fundos do jantar + performance que tem o tema Comer para matar a fome, reverterão, na totalidade, a favor de uma instituição de solidariedade social de Viseu. Este jantar, de carácter informal, inclui a apresentação de uma performance/instalação. Participe e contribua.
Apoios: Restaurante A Púcara/Comissão Vitivinícola Regional do Dão
Fonte
Tondela
26/05, sexta-feira
Teatro Acert, às 21:45
Concerto do Mês de Maio - 30 Anos d’ACERT
Tim
O tributo a um dos vocalistas carismáticos de uma das maiores bandas de rock português da actualidade – Xutos e Pontapés. O concerto que TIM propõe vem confirmar que há outras músicas e outras histórias no seu imaginário para além do grande trabalho colectivo que são os Xutos & Pontapés.As canções que fazem parte do segundo álbum foram surgindo da proximidade e influência de músicos e bandas que admira e com quem foi trabalhando - os temas originais foram aparecendo, num fluxo entre o sonho da música do Palma e o universo musical de gigantes do rock como os Titãs...Com um som excelente, todas as canções ganham uma vida diferente, onde a luz e a imagem contribuem para um concerto mágico. É íntimo e não intimista, pequeno no espaço e grande na imaginação, leve no conceito e pesado na emoção. É assim UM E O OUTRO.
Fonte
Guarda
25/05, quinta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30
Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda
Organização: TMG e Conservatório de Música de S. José da Guarda
Comissariado do Ciclo: Carlos Canhoto e Hugo Simões
Compositores: Jorge Peixinho, Carlos Sousa, Eduardo Patriarca, César Viana, George Crumb, Amílcar Vasques Dias
Intérpretes: Carlos Canhoto, Hugo Simões, Márcia Cunha, Domenico Ricci, João Pedro Delgado
27/05, sábado
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30
"Perdida nos Apalaches" pelo Teatro das Beiras
O público é convidado a observar o desempenho de três personagens perdidos, retratando de forma sarcástica a debilidade dos “sistemas” num mundo em mudança. José Sanchis Sinisterra, um dos mais consagrados dramaturgos espanhóis da actualidade, conta-nos as aventuras de um Segundo Vice-secretário de um Clube de Divulgação Cultural com pretensões de Presidente, utilizando para tal todo o tipo de argumentos, mesmo que eticamente duvidosos. A acção decorre no palco do Salão de Festas de uma Colectividade, numa pequena cidade de província, mas ao mesmo tempo nos Montes Apalaches ou num hotel em Praga… e tudo isto durante a apresentação de uma conferência científica sobre a “relatividade do tempo e espaço”, proferida pela Doutora Dorothy Greñuela, vinda expressamente dos Estados Unidos.
Castelo Branco
23/05, terça-feira
Auditório da ESART, Cine-Teatro Avenida, às 21:30
Concerto de Guitarra de Pedro Rodrigues
Programa
GEORG FRIEDRICH HÄNDEL Suite HWV 448 / Ouverture-Allemande-Courante-Sarabande I et II - Chaconne
ANTONIO VIVALDI Concerto Rv 230 / Allegro-Larghetto-Allegro
AGUSTIN BARRIOS Mazurka Apasionada / Sueño en la Floresta / NUCCIO D’ANGELO Due Canzone Lidie / FRANCISCO TÁRREGA Introduzione, Tema i Variazone sul “ Il Carnivale di Venezia“
25/05, quinta-feira
Auditório Comenius, Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Ensemble de Violoncelos da ESART e Ana Ester (canto)
Programa
BOISMORTIER: Quarteto
H. VILLA-LOBOS : Bachianas Brasileiras nº1 para 8 violoncelos
I Embolada
II Preludio (Modinha)
III Fugue (Conversa)
PÂQUES: Souvenir de Curi para 4 violoncelos
2 TANGOS
H. VILLA-LOBOS : Bachianas Brasileiras nº5 para soprano e 8 violoncelos
- I Ária (Cantilena)
-II Dansa (Martelo)
Soprano: Ana Ester Neves
Violoncelos:
Athina Abatzidou, Raquel Andrade, Ana-Catarina Claro, Estefânia Fernandes, Ana-Luisa Marques, Valter Marrafa, Maria Rivotti, Diogo
Primavera Musical
28/05, domingo
Centro Artístico Albicastrense
Concerto sob a direcção de Cesário Costa, com Elizabeth Keusch (soprano) e Ensemble Contrapunctus.
Programa: Pierot Lunaire, de A. Schoenberg - Quarteto em Ré Maior para flauta e de cordas, de W.A. Mozart- Sete Poesias de Alexander Blok, de D. Chostakovich - Históras de Contos de Fadas, de R. Schumann.
29/05, segunda-feira
Conservatório Regional de Castelo Branco, às 21:30
Concerto com Irene Cruz (recitante) e Ensemble Contrapunctus
Programa: Lenore, de F. Liszt - Canto de Amor e de Morte, de F. Lopes Graça - Excertos de Sonata a Kreutzer de L. Tolstoi - Quarteto de Cordas n.º1 de L. Janácek.
30/05, terça-feira
Cyber Centro às 21:30
Concerto com César Viana - Indíos, burgueses e Samurais, e Shakuhachi, Flauta dos Indíos Americanos e Flauta de Bisel
Boas vindas à Selecção da Dinamarca - Museu do Vinho Bairrada recebeu comitiva dinamarquesa
Com a presença dos trinta e dois elementos que compõem a Comitiva da selecção Dinamarquesa que irá disputar o Campeonato da Europa de Sub21, a Câmara Municipal de Anadia, na qualidade de anfitriã presidiu à cerimónia, que contou com a presença do Presidente da Autarquia, Litério Augusto Marques. Da mesa fizeram parte o representante do Governador Civil de Aveiro, o Presidente da Assembleia Municipal de Anadia, o representante da Federação de Futebol da Dinamarca e o Vice-Presidente da Associação de Futebol de Aveiro.
Litério Marques estava orgulhoso da presença da selecção Dinamarquesa, tendo referido: “É uma honra receber esta selecção no concelho de Anadia. Mais uma vez, a Anadia recebe uma selecção que irá participar numa grande prova internacional. Desejo os maiores êxitos, e se possível, que cheguem à final com equipa de Portugal.“
O representante da selecção Dinamarquesa, Kurt Bagge Hansen disse: “Quero agradecer à cidade de Anadia todo o apoio. Estamos muito contentes com as excelentes condições, desde o relvado do Estádio ao Hotel das Termas. Muito obrigado.“
A selecção da Dinamarca está hospedada no Hotel das Termas da Curia, com os treinos a decorrer no Estádio Municipal de Anadia, contando também com o apoio do ginásio Curigym e do balneário das Termas da Curia na preparação física e recuperação dos atletas.
A segurança é reforçada em todos os locais de treino ou de estada dos Dinamarqueses.
CN Press
sexta-feira, 19 de maio de 2006
Programa “Águeda com o Europeu”
O programa intitulado “Águeda com o Euro” terá o Largo 1º de Maio como espaço central das iniciativas de animação, daí que tenha recebido o nome de “Espaço Águeda com o Europeu”, mas decorrerão actividades em diversos locais da cidade de forma a envolver o maior número de pessoas, não só do Concelho, mas também os visitantes, que serão, certamente, muitos.
Fonte: Câmara Municipal de Águeda
Para aceder ao programa de animação na íntegra, clique aqui
27 e 28/05 - Festival Aéreo de Seia
A iniciativa parte para a segunda edição, depois do sucesso alcançado o ano passado, com a presença de 55 aeronaves e mais de 5 mil espectadores, superando todas as expectativas.
O evento é organizado pelo município, em parceria com diversas entidades, com especial destaque para a Força Aérea Portuguesa. A iniciativa pretende abranger diversas áreas da aviação civil e militar, entre outras actividades realizadas no solo nas quais se pretende que o publico participe.
O palco central de todas as actividades será o aeródromo municipal, numa área de 60.000 metros quadrados. Ao longo de dois dias várias dezenas de aeronaves, civis e militares, irão realizar diversas acrobacias, entre outras iniciativas.
Fonte: Câmara Municipal de Seia
Para obter informações acerca do programa detalhado do Festival, clique aqui
1º Ciclo de Workshops em Turismo
A análise rigorosa do comportamento deste sector, a divulgação de produtos inovadores, a compreensão das novas tendências dos mercados é fundamental para que os agentes tomem decisões empreendedoras.
Neste sentido, a Região de Turismo Rota da Luz organiza, de Maio a Junho, o 1º Ciclo de Workshops em Turismo procurando criar um espaço de reflexão e debate.
As sessões de trabalho estão formatadas em dois momentos – um primeiro momento de discussão dos temas abordados por especialistas, e um segundo de troca de experiências – apresentação de boas práticas. Além destes dois momentos será criada uma bolsa de contactos.
Pretendendo envolver a comunidade local e criar dinâmicas de desenvolvimento regional, o ciclo de workshops inicia no próximo dia 25 de Maio no Museu de Arouca, com a temática Animação Turística e Turismo Activo. Segue-se no dia 8 de Junho no Posto de Turismo do Furadouro – equipamento acessível, a análise do tema Turismo Acessível, Turismo para Todos. Em 26 de Junho em Aveiro – local a designar, será objecto de debate a Qualidade e Certificação em Turismo.
Os Workshops destinam-se aos técnicos de turismo, câmaras municipais, hotelaria, operadores turísticos e agentes de viagens, estudantes, todo o sector turístico e a própria comunidade.
25/05/06, Arouca
Programa - Animação Turística e Turismo Activo
09:30
Bolsa de contactos
10:00
Sessão de abertura
Pedro Silva Presidente Região Turismo Rota da Luz
Campelo de Sousa Vice-Presidente Câmara Municipal Arouca
10:30
Trilhos pedestres e turismo, uma análise ao mercado nacional
Aurea Rodrigues ISPGAYA
11:00
Turismo Activo, produto com futuro
Nuno Coelho ANETURA
11:30
Turismo aventura, principais dificuldades e desafios
Ana Barbosa PACTA
12:00
O processo de legalização das empresas de animação turística
DGT
12:30
Debate
13:00
Intervalo para almoço
14:30
Bolsa de contactos
15:00
Criação e implementação de trilhos sustentáveis
Pedro Pedrosa
15:30
Boas Práticas
Desafios Rui Marcial
Viagem Medieval Stª Mª Feira
Festival de Chocolate Óbidos Francisco Salvador
Naturtejo Armindo Jacinto
quinta-feira, 18 de maio de 2006
Museu Histórico da Vista Alegre
O Museu
No Museu Histórico da Vista Alegre pode apreciar uma colecção única que representa a evolução da porcelana nos últimos duzentos anos, bem como pinturas e objectos relativos à história da Fábrica, dos seus trabalhadores e da família fundadora.
A Capela
A Capela da Nossa Senhora da Penha de França, edificada nos finais do séc. XVII foi classificada como Monumento Nacional pelo seu grande valor arquitectónico e artístico.
Para obter informações adicionais acerca do Centro de Visitas da Vista Alegre, clique aqui
Museu do Pão de Seia
No Dia Internacional dos Museus, o Museu do Pão de Seia oferece aos seus visitantes um pão e um postal do Museu.
Para aceder ao site do Museu do Pão, clique aqui
Visite os Museus de Idanha
- Centro Cultural Raiano
- Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha
- Núcleo do Azeite em Proença-a-Velha
- Fósseis e Moinhos de Penha Garcia
- Casa de Medelim
- Pólo da Gastronomia de Monsanto
quarta-feira, 17 de maio de 2006
28ª Edição do Dia Internacional de Museus
18/05 – Quinta-feira
10h00 / 12h00 – Eco Projecto: Carteiras
18h00 – Animação Musical – Alunos do Conservatório de Música de Seia
20H30 – Encerramento da Feira de Venda e Troca de Brinquedos com um Espectáculo de Dança do Colégio de Línguas
Fonte
28ª Edição do Dia Internacional de Museus
Programação do Museu do Caramulo
18/05 – quinta-feira
Actividade: Arte antiga vs. Arte contemporânea
Destinatários: Público jovem
Exploração das colecções de arte, antiga e contemporânea, e automóveis a partir de uma visita orientada interactiva e de uma sessão debate onde se pretende incentivar o espírito crítico e o diálogo, discutir ideias e potencializar uma conversa em torno de questões, citações e imagens que, de alguma forma, suscitem pontos de concórdia e/ou discórdia por parte dos elementos do grupo: poder-se-ão estabelecer paralelos entre a arte antiga e a arte contemporânea? Poder-se-á estabelecer uma hierarquia entre ambas? Poder-se-á considerar uma mais importante do que outra? Poder-se-ia prescindir de alguma delas? Qual o impacte de ambas na sociedade? Poder-se-ão estabelecer paralelos entre a produção automóvel de finais do século XIX, inícios do século XX e a produção do século XXI?
20/05 – sábado – Noite dos Museus
22:00 – Visita guiada à exposição “Residências 1”, por Susana Tavares
Fonte
28ª edição do Dia Internacional de Museus.
A edição deste ano intitula-se "Os Museus e os Jovens" - tema delineado pelo Conselho Internacional dos Museus ICOM - pelo que todos os museus contemplam, nos seus programas comemorativos, uma noção de proximidade entre os espaços museológicos e os públicos mais jovens, apostando numa oferta de animação diversificada e apelativa.
Além do Dia Internacional de Museus, prevê-se também a realização da Noite dos Museus, em que os museus estarão abertos até cerca da 01:00 hora. Esta iniciativa foi concebida pelo Ministério da Cultura e Comunicação francês, abraçando outros países europeus.
Para aceder à Programação Nacional do IPM, clique aqui
Programação do Museu Grão Vasco
18/05 – quinta-feira
Oficinas Pedagógicas - novidade
10:00 hrs
“Na Onda da Imaginação” - expressão plástica para o 3º ciclo e ensino secundário - Duração de 2 horas
14:00 hrs
“Na Onda da Imaginação” - expressão plástica para o 3º ciclo e ensino secundário - Duração de 1 hora
Filmes de animação – novidade
10:30 hrs
Projecção de filme em parceria com o Cine-Clube de Viseu
Público-alvo: até aos 6/7 anos
Duração de 1 hora
Visitas guiadas – novidade
11:00 hrs
Visita performativa com colaboradores do MGV, para o público em geral, com duração de 1 hora
17:00 hrs
Visita performativa com colaboradores do MGV, para o público em geral, com duração de 1 hora
Música – novidade
22:00 hrs
Concerto com o grupo viseense “Umeed”
Outras actividades – novidade
21:30 hrs
Descerramento do quadro do Columbano Camões e as Tágides, exposto durante este período. Público-alvo: público em geral.
23:30 hrs
Sangria de honra
19/05 – sexta-feira
Oficinas pedagógicas - novidade
10:00 hrs
Abertura do atelier de pintura com a presença de pintores da região que vão interagir com o público (alunos de Arte do ensino secundário). Duração de 2 horas.
14:00 hrs
Abertura das oficinas de gesso com a temática: o Esforço. Presença de um atleta (para alunos de Arte do Ensino Secundário com a duração de 2 horas)
Filmes de animação – novidade
10:30 hrs
Projecção de filme em parceria com o Cine-Clube de Viseu
Público-alvo: até aos 6/7 anos
Duração de 1 hora
Visitas guiadas – novidade
11:00 hrs
Visita performativa com colaboradores do MGV, para o público em geral, com duração de 1 hora
17:00 hrs
Visita performativa com colaboradores do MGV, para o público em geral, com duração de 1 hora
Música/Dança – novidade
Concerto com o grupo de guitarras (a confirmar)
Recital – novidade
21:30 hrs
Recital de poesia com o actor Eurico Lopes e o pianista José Miguel Amaral
20/05 – sábado
Filmes / Filmes de animação – novidade
11:00 hrs
Projecção de filme para crianças até aos 6/7 anos. Em parceria com o Cine Clube de Viseu.
Visitas Guiadas – novidades
11:00 hrs
Visita performativa com colaboradores do MGV
Projecções Multimedia / Internet – novidade
15:30 hrs
Apresentação do portal do MGV no projecto Viseu Digital
Música – novidade
17:30 hrs
Concerto Grupo Coral Públia Hortênsia
22:00 hrs
Concerto de Jazz Prós Amigos para o público em geral com a duração de duas horas
Outras actividades – novidade
14:30 hrs
Apresentação dos novos produtos da loja
16:30 hrs
Apresentação de produtos regionais
19:00 hrs
Apresentação de banda desenhada
Fonte
20/05 - Inaguração da Exposição "ABÊCÊ" de João Vieira no Pavilhão Centro de Portugal
Em Abêcê, o projecto agora apresentado em Coimbra, concebido especificamente para o espaço do Pavilhão Centro de Portugal, João Vieira reinveste no cruzamento do texto com a imagem. Esta é, de certa forma, uma obra que condensa retrospectivamente obras anteriores: porque a letra é mais uma vez utilizada a partir da reivindicação de uma sua libertação semiótica, de modo a que se obtenha um novo tipo de percepção visual da sua condição de signo; porque, tal como em muitos projectos anteriores, se fazem uso de materiais descobertos no contexto de uma produção industrial de fábrica.
Trata-se de uma instalação de gigantescas letras em papel – todas as do alfabeto –, assentes em estruturas de madeira que convocam as grelhas que permitem a construção rigorosa de determinados tipos de letra. As letras estão dispostas pelo pavilhão em redor de um poço com celulose, de forma a permitir uma circulação dos visitantes imediatamente relacionável com o passear entre alamedas e clareiras. Interessou ao artista convocar as diversas simbologias da floresta, ao mesmo tempo que investia na apresentação do ciclo de vida do papel – da árvore à folha, passando pela celulose. Note-se que a expressão Abêcê, em qualquer dicionário que contemple o português do Brasil, é apresentada enquanto abreviatura de biografia. Compreende-se portanto que aqui esteja contida uma ideia de ciclo de vida que ultrapassa a simples transformação da árvore em papel, até porque a instalação das letras e poço será palco, no dia da inauguração, de uma acção-espectáculo, formato em que o artista foi pioneiro em Portugal, que incluirá uma série de músicas e jogos que remetem para a infância.
O acesso geral à exposição é feito mediante ingresso no valor de 1,00€.
Portadores de cartão jovem, cartão de estudante, cartão cultural familiar, cartão de reformado, >65 anos e grupos escolares, mediante pagamento de 0,50€.
A exposição está patente até ao dia 16 de Julho e pode ser visitada de Terça a Sexta-feira (das 10h00 às 19h00); Sábados e Domingos e feriados (das 15h00 às 20h00); Encerra à Segunda-feira.
Fonte - Câmara Municipal de Coimbra
terça-feira, 16 de maio de 2006
28ª Edição do Dia Internacional de Museus
A edição deste ano intitula-se "Os Museus e os Jovens" - tema delineado pelo Conselho Internacional dos Museus ICOM - pelo que todos os museus contemplam, nos seus programas comemorativos, uma noção de proximidade entre os espaços museológicos e os públicos mais jovens, apostando numa oferta de animação diversificada e apelativa.
Além do Dia Internacional de Museus, prevê-se também a realização da Noite dos Museus, em que os museus estarão abertos até cerca da 01:00 hora. Esta iniciativa foi concebida pelo Ministério da Cultura e Comunicação francês, abraçando outros países europeus.
Para aceder à Programação Nacional do IPM, clique aqui
Programação do Museu Marítimo de Ílhavo
No dia 18 de Maio o Museu Marítimo de Ílhavo comemora o Dia Internacional dos Museus.
O programa põe em evidência dois eixos da gestão museológica recente:
1) Ampliação e diversificação de públicos;
2) Dotação de meios para concretizar um projecto cultural singular: informatização e digitalização da nossa "casa de cultura do mar".
O dia será aberto a todos quantos nos queiram visitar, com visitas gratuitas para crianças e adultos; viagens acompanhadas ao Museu, no seu todo, e à exposição A Saga dos Astrolábios, que se aproxima do fim.
No átrio do Museu estará um show-room que sintetiza os principais produtos, equipamentos e inputs do projecto INFORDICO que o Museu e a Câmara Municipal de Ílhavo desenvolveram no âmbito do Programa AVEIRO DIGITAL.
Trata-se de um projecto de extrema importância na estratégia de modernização do Museu e de uma invulgar dotação de meios de concretização do programa cultural da nossa instituição. No momento em que o programa AVEIRO DIGITAL se abeira do seu termo, concretizada uma boa parte das tarefas que o projecto INFORDICO previa, é tempo de o comunicarmos e de colocarmos as suas imensas possibilidades ao serviço da comunidade. Daqueles que já conhecem o Museu e de quantos o queiram conhecer e explorar através das novas tecnologias da informação aplicadas a um projecto original de preservação e divulgação de patrimónios marítimos.
Para promovermos a comunicação dos inputs e resultados do projecto INFORDICO/AVEIRO DIGITAL para o Museu Marítimo de Ílhavo, convidamos os jornalistas para uma conferência de imprensa, às 11:30, no Museu.
O Dia Internacional dos Museus terminará com um jantar de homenagem à Senhora D. Maria Júlia Labrincha, funcionária do Museu que recentemente se aposentou e cuja dedicação, elevada competência e profissionalismo sempre foram exemplares.
Nota de imprensa retirada do site do Museu Marítimo de Ílhavo
17/05 - Inauguração da Exposição "Os Alqueires bem medidos" em Coimbra
Numa organização conjunta do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra e do Museu Nacional Machado de Castro, está patente, a partir do próximo dia 17 (Quarta-feira), com inauguração prevista para as 18:00, no Núcleo da Cidade Muralhada – Torre de Almedina, a exposição "Os Alqueires bem Medidos".
Trata-se de uma exposição de pesos e medidas usados em Coimbra nos séculos XVI a XIX, incluindo exemplares significativos das colecções do Museu Nacional de Machado de Castro e da Câmara Municipal de Coimbra, salientando-se as medidas e os pesos padrão instituídos por D. Manuel I, D. Sebastião e D. João VI.
A exposição estará patente até finais de Setembro (data de terminus a anunciar).
Horário:Terça a Sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.
Domingo, Segunda-feira e feriados: encerrado
01,02 e 03/06 - IV Edição do "Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra (1ª Parte)"
Concertos
01/06, quinta-feira
Teatro Académico de Gil Vicente, às 21:30
IMI Kollektief
Alípio C Neto (saxofone tenor)
Jean-Marc Charmier (trompete e acordeão)
Els Vandeweyer (vibrafone)
Adam Lane (contrabaixo)
Rui Gonçalves (bateria)
02/06, sexta-feira
Teatro Académico de Gil Vicente, às 21:30
The Thing vs Scotch trio
Mats Gustafsson (saxofones tenor e barítono)
Raoul Björkhenheim (guitarra eléctrica)
Ingebrigt Haker Flaten (contrabaixo e baixo eléctrico)
Paal Nilssen-Love (bateria)
03/06, sábado
Salão Brasil (Baixa de Coimbra), às 00:00
Concertos inseridos no programa de comemoração do vigésimo aniversário da RUC - Rádio Universidade de Coimbra
Adam Lane/Ken Vandermark Quartet
Ken Vandermark (saxofone tenor)
Magnus Broo (trompete)
Adam Lane (contrabaixo)
Paal Nilssen-Love (bateria)
Nota: Os concertos no Salão Brasil serão gravados para posterior edição discográfica, com distribuição pela revista jazz.pt.
Exposições de fotografia
01/06, quinta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 15:00 (entrada livre)
Workshops
03/06, sábado
Conservatório de Música de Coimbra, às 15:00
Adam Lane
03/06, sábado
Auditório da Escola Secundária José Falcão, às 15:00
Alípio Carvalho Neto
Preço dos Bilhetes
TAGV
1 dia - €10,00
3 dias - €25,00
Sócios do JACC/Estudantes
1 dia - €8,00
3 dias - €20,00
Salão Brasil
1 dia - €7,00
Sócios do JACC/Estudantes
1 dia - €5,00
Para aceder ao programa integral, clique aqui
segunda-feira, 15 de maio de 2006
16 - 23/05 - No Centro da Cultura
19/05, sexta-feira
Teatro Aveirense, às 21:30
Giselle - Bailado Clássico
No âmbito do ciclo "Clássicos do Bailado Internacional", o Ballet Nacional e a Orquestra Sinfónica Nacional da Moldávia apresentam o bailado "Giselle". O ballet Giselle constitui uma das mais puras jóias do ballet romântico. É, nesse sentido, um maravilhoso exemplo de sonho e amor redentor, com a doce Giselle, terna e translúcida figura do além, e o drama pavoroso do duque Albrecht. Obra-mestra absoluta do teatro de dança do Romantismo, estreou em 1841 na Ópera de Paris, constituindo-se numa peça pura e fundamental da dança clássica, quer pelo tratamento dos ideais românticos, quer pelo emprego da mais refinada técnica teatral do século XIX.
20/05, sábado
Teatro Aveirense, às 15:00 hrs (inauguração)
Exposição Contrastes de Luís Louro
Produzida pela Câmara Municipal da Amadora/Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, a exposição Contrastes encerra uma visão diversificada da obra do autor, incluindo pranchas originais das séries Jim Del Mónaco e Roques & Folques, e ainda pranchas originais de O Corvo, Alice, Coração de Papel, Cogito Ego Sum e de O Halo Casto. Contém também vários esboços e ilustrações, algumas das quais inéditas.
Entrada livre
Quarta-feira a Sábado das 10:00 às 12:00 e das 13:00 às 2:00
Domingo das 14:00 às 19:00
Conversas à volta do bailado Clássico Giselle
Teatro Aveirense, às 18:00 hrs
No âmbito do ciclo "Clássicos do bailado Internacional", o Teatro Aveirense organiza acções pedagógicas dirigidas aos públicos juvenis, que pretendem estimular e informar sobre as várias componentes do Bailado "Giselle" de Adolphe Charles Adam.
21/05, domingo
Teatro Aveirense, às 11:00 e às 15:30
Histórias com Movimento - O Circo da Lua
"Histórias com Movimento" tem por base um conto infantil que será abordado segundo diferentes perspectivas artísticas (dança, contos, expressão dramática, plástica ou musical), fomentando o desenvolvimento da autoconfiança, da autonomia e da cooperação. O Circo da Lua, conto escrito por André Gago e ilustrado por Marina Palácio, tendo por cenário o mundo do circo, põe em movimento os habitantes da terra na busca incessante de uma lua fugitiva. Faz, ao longo dessa busca, apelo à imaginação e ao sonho, mostrando como é bom "ir à lua" mas também "dar com o nariz no chão como os palhaços".
Livro "O Circo da Lua" de André Gago
Orientado por Marta Silva
Preço único: 4€
das 11:00 às 12:30 - dos 6 aos 8
das 15:30 às 17:00 - dos 3 aos 5
Em Junho, venha brincar a partir do livro "A Galinha Ruiva" de António Torrado
Extensão do FIMFA Lx6
Teatro Aveirense, às 17:00
O FIMFA Lx6 será o palco de uma viagem inesquecível pela arte das marionetas, um itinerário de descoberta, cheio de curiosidades e de maravilhas, pelo universo dos exploradores de sonhos.
Antologia
Companhia Jordi Bertran, Espanha
Sete monólogos músico-plástico-teatrais para sete marionetas compõem um espectáculo fascinante. O movimento, o detalhe insinuante e o gesto orgânico produzem um magnetismo hipnótico. O espectáculo está dividido em sete cenas. Em cada uma, podemos ver uma marioneta que representa uma personagem; algumas são conhecidas e universais e outras são inspiradas no mundo do circo e do teatro.
Fonte
Coimbra
17/05, quarta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30
Cinebeckett - Beckett em filme
O projecto de transformar dezanove peças de teatro de Beckett em filme foi originalmente concebido por Michael Colgan, director artístico do Gate Theatre em Dublin, e concretizado em 2000-2001. Dezanove realizadores tiveram a seu cargo a adaptação ao cinema, tendo de respeitar integralmente o texto e as indicações cénicas originais. Os dezanove filmes foram produzidos por Michael Colgan e Alan Moloney, Blue Angel Films/Tyrone Productions para a Radio Telefís Éireann e Channel 4, em associação com The Irish Film Board. É esse “Beckett on Film Project” que o TAGV apresenta pela primeira vez na íntegra em Portugal.
Outras projecções subordinadas ao tema, no dias 18, 19, 22 e 23, às 21:30, no TAGV
22/05, segunda-feira
Teatro Académico Gil Vicente
Escrileituras
Leitor: Luís Quintais
Texto: Stirrings Still
Escritor: Samuel BeckettT
Tradutor: Isabel Pedro dos Santos
A série escrileituras, que tem lugar no Café-Teatro ao longo de 2006, centra-se na misteriosa mecânica da escrita e da leitura. Um/a escritor/a é convidado/a a ler um texto de outro/a escritor/a. Ler em voz alta e ler em voz baixa. Ler nos olhos e no coração. Ler na letra e nas entrelinhas. Ler com chave e ler sem chave. Ler e reler, e até mesmo tresler. Isto é, sub-ler e sobre-ler. Isto é, des-ler e pós-ler. Como é que a leitura traça no texto a sina da escrita? Como é que a escrita cria a sua própria leitura? Como é que o corpo da palavra ganha vida na matéria do/a leitor/a? Como é que o/a leitor/a se enreda na teia dos signos? Como é possível ler de novo determinado texto? Quais os pontos de entrada e de saída? Avesso e alegoria da escrita, a leitura abre-se ao jogo infinito dos significantes.
Fonte
22/5/2006
Teatro Académico Gil Vicente, às 11:00 e às 14:30
"Eureka – Uma Viagem ao Mundo da Física"
Eureka – Uma Viagem ao Mundo da Física é a 19ª produção da Encerrado para Obras – Associação Cultural. O espectáculo foi desenvolvido em co-produção com o Museu de Física da Universidade de Coimbra no âmbito das Comemorações do Ano Internacional da Física 2005. Eureka é um espectáculo de âmbito multidisciplinar, baseado nas linguagens universais do Clown, do gesto, da música, da dança, do malabarismo...Alicerçado num discurso simples e dinâmico, o espectáculo desvenda algumas leis físicas que regem o nosso Cosmos. Se a terra é redonda e roda sobre si-própria, porque é que não caímos nem ficamos de pernas para o ar? O que é a música? Existe mesmo um tesouro na ponta do arco-íris? São apenas alguns dos mistérios por revelar...
Num “one-man-show” com 50 minutos de duração, o actor/músico David Cruz incarna a pele do Sr. Eureka, empregado de limpeza por conta própria. Um belo dia, o Sr.Eureka é contratado para limpar a casa do famoso físico Alberto Maçanov. Porém, ao chegar ao local, o nosso herói dá de caras com um montão de objectos insólitos, e não resiste à tentação de saber para que servem. De forma insuspeita, o Sr. Eureka embarca então numa fantástica viagem ao mundo da Física...
Apresentação destinadas a grupos escolares, com marcação prévia pelos tel. 239704239 / 964271279 ou por e-mail para encerradoparaobras@clix.pt
De 15/05 a 26/05
Museu dos Transportes
"Mar Salteado" - Teatrão
Após a primeira temporada em Janeiro e Fevereiro de 2006, com sessões esgotadas para públicos escolares, este espectáculo volta ao Museu dos Transportes com sessões diárias para escolas, transformando, mais uma vez o palco, no mágico fundo marinho.
Mar Salteado, espectáculo para maiores de 4 anos, nasce da adaptação de um conjunto de histórias sobre o mar – “Lendas do Mar” de José Jorge Letria. Este espectáculo, enquadrado num ciclo de produções acerca do mar, conjuga o teatro de bonecos e objectos animados com a música e o vídeo, recriando, com a ajuda de interessantes efeitos sonoros, visuais e cenográficos, os ambientes de sonho, mistério, liberdade e aventura que o fundo do mar sugere.
15 a 26 de Maio 2ª a 6ª 10h30 /15h (Sessões para escolas)
Museu dos Transportes
Preços: 8 € normal, 5 € estudante, 3 € grupo
Fonte
Viseu
17/05, quarta-feira
Teatro Viriato, às 21:30
Comemorações Mozart/Schumann - Recital de piano com Jorge Moyano
Na sequência das comemorações dis 250 anos do nascimento de Mozart e dos 150 anos da morte de Schumann, realizam-se mais dois concertos em parceria com a Antena 2.
Wolfgang Amadeus Mozart nasceu no dia 27 de Janeiro de 1756 e cedo se revelou um menino prodígio, escrevendo as suas primeiras composições quando tinha quase 5 anos.
Robert Schumann é um dos pais do Romantismo Alemão, tendo dedicado grande parte das suas obras ao piano. Acabou internado num manicómio e morreu no dia 29 de Julho de 1865.
Programa
Mozart - Sonata em fá M K.332
Sonata em dó M K.330
Schumann - Kreisleriana op.16
Fonte
Tondela
19/05, sexta-feira
Teatro Acert, às 21:45
"A Boda"
Casa do Pessoal Hospital São Teotónio de Viseu
Uma mesa, 9 cadeiras, uma cristaleira e uma “chaise longue” compõem o cenário da peça “A Boda”, uma encenação de Jorge Fraga, a partir de um texto de juventude de Bertolt Brecht “A Boda dos Pequenos Burgueses”. (…) A acção desenrola-se durante a boda de um casamento. O prato principal é bacalhau, a sobremesa pudim com três ovos. E a ironia, o aperitivo. A noiva está grávida, o pai da noiva enfastia os convidados com histórias de doença ou morte, o noivo é marceneiro e construiu as frágeis mobílias da casa. O “diz que disse” percorre a peça e, à mesa de um casamento pequeno burguês, traça-se um retrato da sociedade.
Liliana Garcia, in Jornal do Centro
21/05, domingo
Teatro Acert, às 16:30
Coro Sinfónico das Beiras
Pelas suas características e a sua orgânica, é um projecto inovador que pretende conciliar esforços e vontades em torno de dinâmicas e objectivos que se pretendem comuns. A música coral e a vontade de difundir o gosto pela música e a cultura musical pelas populações são as principais forças que movem as três associações que o compõem.
É composto por três grupos corais que, em conjunto, formam um grande coro com cerca de cem cantores. As associações a que pertencem estes grupos vocais mais pequenos são organismos ligados à música e que realizam trabalho ao nível da acção sociocultural. Assim, o Coral Polifónico de Santa Comba Dão, o Coral Polifónico da Casa do Povo de Tondela e o Coral Polifónico da Associação Cultural Canto e Encanto de Canas de Senhorim, graças a esforços conjugados, titânicos por vezes, realizam regularmente ensaios conjuntos, objectivando a concretização de concertos em que, conjuntamente, dão corpo e vida musical ao Coro Sinfónico das Beiras.
No contexto deste arrojado projecto, os corais intervenientes trabalham reportório próprio de um coro de grandes dimensões: árias corais de ópera, de cantatas e de oratória, assim como outras peças de carácter mais ligeiro, incluindo peças de compositores portugueses, mas com grande sonoridade e efeito de grande acústica. Este projecto teve a sua estreia nas instalações da ACERT, no Palco I, há ano e meio. Teve o acompanhamento orquestral da Filarmónica de Tondela, com a qual realizou também um concerto de Verão em Canas de Senhorim.
Fonte
Guarda
16/05, terça-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 22:00
Grupo de Percussão da EPABI
O Grupo de Percussão da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) apresenta neste espectáculo composições de Steve Reich, John Cage, George Hamilton Green, Scott Joplin, Jean-François Lézé, J. F. Juskowiak, Ruth Jeanne, E. Séjourné, Gerard Brophy e de Anthony J. Cirone. A actividade da EPABI, sediada na Covilhã, é dirigida para a promoção do ensino profissional e educação artística na Beira Interior e pretende criar na região um dinamismo na área musical e contribuir para a interiorização de um conceito de formação e educação dos seus jovens ao nível cultural, ético e estético.
17/05, quarta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30
Contos da Lua Vaga de Kenji Mizoguchi (Cinema)
Numa adaptação de um clássico da literatura japonesa, a história de dois homems simples, Genjiro e Tobei, cuja ambição desmesurada os conduz à ruína. Genjiro, oleiro de profissão, sente-se feliz na sua aldeia, mas a vontade de enriquecer leva-o a instalar-se numa cidade. Tobei, que sonha tornar-se samurai, também abandona a sua casa e a esposa para se lançar numa lamentável aventura. Estas duas ambições descobrirão, à sua custa, que perante a ferocidade da sociedade, o amor é a única esperança.
20/05, sábado
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30
AM-FM - The Gift
Vencedores do Prémio MTV Best Portuguese Act 2005, os The Gift são um dos grupos musicais de maior evidência em Portugal. Formaram-se em Alcobaça em 1994 e o primeiro disco, Digital Atmosphere (1997), foi editado sem qualquer tipo de apoio por parte de editoras discográficas. A partir da edição do primeiro trabalho, a banda de Alcobaça conseguiu um razoável sucesso; os álbuns que se seguiram, Vinyl [1998], Film [2001] e o mais recente AM-FM [2004], viriam a consagrar os The Gift como uma das mais promissoras bandas portuguesas da actualidade.
Fonte
Covilhã
De 19 a 21/05
Praça do Município
Feira do Livro
Castelo Branco
Até 11 de Junho
Cine Teatro Avenida de Castelo Branco
Pintura sem preconceitos
O foyer do Cine Teatro Avenida em Castelo Branco recebe uma exposição de pintura de Anjos Fernandes. Alma Nua é o nome da mostra que estará patente até 11 de Junho, de terça-feira a domingo.
Natural de Leiria, o pintor viajou pela Europa, África e América, tendo regressado definitivamente a Portugal em 1988. A sua obra artística é resultado das viagens e das vivências que resultam, em cada tela um turbilhão de sentimentos de “incompreensão, inadaptação e revolta perante um mundo com quem se identifica”.
Este marginal, como se auto-define, intitula todas as suas exposições de Alma Nua “porque nelas se despe de preconceitos e se mostra como realmente é, sem artfícios”.
Idanha-a-Nova
Centro Cultural Raiano
Exposição "600 milhões de anos em imagens"
Viagem visual pelo Geopark Naturtejo da Meseta Meridional
Imagens do fotógrafo Pedro Martins
Proença-a-Nova
20/05, sábado
Centro Social de Montes da Senhora, às 17:00
1º Festival de Proença-a-Nova 2006
"Te comprendo! Bobclown"
Grupo Farpas Teatro de Odivelas
Auditório Municipal, às 21:00
"Inspector Geral"
Teatro Amador de Sandim (Vila Nova de Gaia)