quarta-feira, 3 de outubro de 2007

17 e 18/11 - 1º BairraDão em Coimbra


Quinta das Lágrimas prepara grande festa de produtores de vinhos da Bairrada e do Dão
A Quinta das Lágrimas, em Coimbra, está a preparar a organização de um grande evento eno-gastronómico para os dias 17 e 18 de Novembro. Este festival para os amantes do vinho e da mesa vai juntar as regiões vinícolas da Bairrada e Dão, dando a conhecer ao público em geral os seus melhores vinhos, mostrando as potencialidades das duas regiões vizinhas e o seu papel no contexto nacional.
Sob o nome de BairraDão, o evento lança um desafio aos diferentes produtores daquelas regiões para apresentarem os seus vinhos, as suas quintas, as suas rotas de vinhos, colaborando no que se pretende venha a ser uma grande festa em torno do vinho e da gastronomia da Região Centro de Portugal. Durante dois dias, várias dezenas de produtores irão apresentar os seus vinhos ao público, que poderá provar as últimas novidades, contactar pessoalmente com os criadores de cada vinho e melhorar os seus conhecimentos sobre os vinhos destas regiões.
O programa desta festa inclui um concurso para distinguir os melhores vinhos, um jantar de gala (sábado), cursos de vinhos e de cozinha (na Escola de Chefs da Quinta das Lágrimas), venda de vinhos a preços promocionais e um programa de palestras. Paralelamente, haverá no domingo de manhã um torneio de golfe no campo Pitch&Putt da Quinta das Lágrimas entre jogadores dos campos de Montebelo (Viseu – Dão) e da Curia (Bairrada).
Equidistante das regiões da Bairrada e do Dão, a Quinta das Lágrimas é um espaço dedicado ao culto do vinho, um verdadeiro “wine destination hotel”. O hotel possui o restaurante gourmet Arcadas (com uma estrela Michelin), uma garrafeira com mais de 600 referências e uma loja de vinhos, para além de desenvolver uma série de iniciativas destinadas a fomentar a cultura enófila, como cursos e jantares vínicos.
A realização deste evento aparece num momento de grande afirmação dos vinhos do Dão, cujo trabalho de requalificação e modernização começa a dar frutos evidentes. Também a Bairrada vive uma fase particularmente feliz, com muito interessantes ensaios de novas abordagens e novos estilos na criação vinícola por parte tanto dos produtores tradicionais da região como de novos nomes que se têm afirmado nos últimos anos.
Apoio: SCHOTT ZWIESEL

Sem comentários: