quinta-feira, 19 de abril de 2007

Livraria Ler Devagar no Teatro Viriato

A Livraria Ler Devagar está agora presente no Teatro Viriato (foyer e sala de ensaios). Conheça aqui os próximos eventos da Livraria!



- 20 de Abril -
Apresentação da obra Ricardo Pais, Actos e Variedades
da autoria de Paulo Eduardo Carvalho
O livro Ricardo Pais, Actos e Variedades é apresentado na próxima sexta-feira,dia 20 de Abril, às 18h30, no foyer do Teatro Viriato. Este evento conta com a presença do encenador, Ricardo Pais cuja história de vida se cruza com a do Teatro Viriato, deixando neste a marca da sua perseverança.
Através da Área Urbana – Núcleo de Acção Cultural de Viseu, que fundou em 1984, Ricardo Pais desempenhou um papel fundamental na divulgação, produção, formação e desenvolvimento de equipamentos culturais locais, nomeadamente, do Teatro Viriato.
O primeiro passo para a reabilitação do Teatro Viriato, vinte e cinco anos passados desde o seu encerramento em 1960, é dado, precisamente, quando numa tentativa de mostrar o que restava do velho Teatro Viriato sobe ao palco desta sala, então transformada em armazém, o espectáculo Teatro de Enormidades Apenas Críveis à Luz Eléctrica, criado pelo encenador, Ricardo Pais a partir de textos de Aquilino Ribeiro. Estreado no velho Teatro Viriato, a 27 de Setembro, no qual participa como intérprete este espectáculo acabou por receber, entre quatro outras nomeações, o Prémio Garrett para Melhor Espectáculo de Texto Português.
Nos anos seguintes, a Câmara Municipal de Viseu adquire e reconstrói o edifício e em 1996 a Companhia Paulo Ribeiro apresenta um projecto de dinamização do Teatro Viriato que, dois anos depois é assumido e apoiado pela autarquia local e pelo Ministério da Cultura. Em Janeiro de 1999, o Teatro Viriato abre de novo as portas ao público com a marca Ricardo Pais. É com a peça Raízes Rurais, Paixões Urbanas, do encenador, que o Teatro Viriato inicia a programação regular que ainda hoje mantém.
Segundo o autor do livro, Paulo Eduardo Carvalho Ricardo Pais, Actos e Variedades “propõe o retrato possível de um dos mais singulares e talentosos criadores teatrais portugueses das últimas décadas. A variedade das quase cinquenta criações cénicas assinadas pelo encenador Ricardo Pais oferecem-se como uma permanente investigação das linguagens essenciais do acontecimento teatral e uma consequente reinvenção dos códigos respectivos, traduzindo um entendimento que ultrapassa a lógica meramente interpretativa do texto dramático”.

- De 23 a 28 de Abril -
Feira do Livro
Associada à apresentação do livro Ricardo Pais, Actos e Variedades, de 23 a 28 de Abril, o Teatro Viriato e a Livraria Ler Devagar, promovem ainda uma Feira do Livro, com milhares de publicações a preços a partir de 1 euro. Os livros de editoras como Assírio & Alvim, Relógio d’Água, Teorema e Antígona estarão no foyer e na sala de ensaios do Teatro Viriato de segunda a sexta das 13h30 às 22h00, e, no sábado das 10h30 às 19h00.
Esta é a primeira feira do livro que decorre no Teatro Viriato e é um sinal da aposta deste centro de artes de se abrir cada vez mais à comunidade, de convidá-la a habitar o Teatro Viriato também através dos livros e das palavras.
Conhecida pelo acervo bibliográfico que possui constituído, sobretudo, por fundo editorial, a Livraria Ler Devagar presente na Galeria Zé dos Bois e na Cinemateca, em Lisboa, está agora também no espaço livraria do Teatro Viriato. Neste lugar, diariamente, pode ler, descobrir e deixar-se conquistar por alguns dos cerca de 500 livros disponíveis.
Fonte: Teatro Viriato

Sem comentários: