sexta-feira, 9 de março de 2007

Pousada da Mina do Fundão integra rede nacional das Pousadas da Juventude

Integrada na Rede Nacional de Turismo Juvenil, o Fundão abriu, pela primeira vez, no passado dia 16 de Fevereiro, a Pousada da Mina, localizada na aldeia do Cabeço do Pião, em Silvares. A estreia deste novo equipamento foi feita por um conjunto de 19 jovens que teve conhecimento desta estrutura e fez a sua reserva através da Internet. O Fundão passou, assim, a estar integrado numa rede nacional de Pousadas da Juventude que conta actualmente com 39 espaços de alojamento juvenil.
Tendo o rio Zêzere como pano de fundo, a Pousada de Juventude da Mina ocupa uma localização privilegiada, no coração de uma antiga aldeia mineira encontrando-se junto à Antiga Lavaria das Minas da Panasqueira, um espólio de arqueologia industrial único no País. O edifício da pousada, que foi construído em 1934, funcionou como messe dos antigos empregados das minas.
Este cenário leva ainda os visitantes a descobrir novas experiências e à prática de desportos de natureza e aventura, como a canoagem, passeios pedestres, BTT, rappel, paintball, escalada, rafting, entre outros. Além disso, podem ainda ser visitadas, a poucos quilómetros, as aldeias de xisto de Janeiro de Cima e Barroca, além das gravuras rupestres do Zêzere.
A Pousada está equipada com 34 camas individuais, divididas por 4 quartos múltiplos (2 femininos e 2 masculinos), apoiados por 2 wc/balneários e 1 wc adaptado para pessoas portadoras de deficiência. Dispõe ainda de espaços comuns, designadamente uma sala de convívio com lareira, jardim, uma ludoteca, além de BTT para aluguer. O acesso à Internet é gratuito.
A diária é de 9 euros, com pequeno almoço incluído, e as reservas poderão ser efectuadas pelos telefones +351 275 657 603 (Pousada), +351 275 779 040 (Fundão Turismo), pelo fax +351 275 657 605 ou via e-mail mina@movijovem.pt e geral@fundaoturismo.pt . Os pacotes de animação ou outra informação poderão ser consultados no sítio www.pousadasjuventude.pt
A Pousada de Juventude da Mina é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal do Fundão e a Movijovem (entidade tutelada pela Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, responsável pela gestão do Cartão Jovem e das Pousadas de Juventude), ficando a sua gestão a cargo da empresa municipal Fundão Turismo.

Sem comentários: