terça-feira, 27 de março de 2007

31/03 - 02/04 - I Feira Internacional do Sal em Aveiro

A Câmara Municipal de Aveiro vai realizar nos dias 31 de Março, 1 e 2 de Abril a primeira Feira Internacional do Sal, no Rossio e Praça Joaquim Melo Freitas. A iniciativa decorrerá das 10:00 às 19:00 horas.
Durante três dias, o sal ganha especial destaque e importância em Aveiro. Aqui estarão presentes diversos artesãos locais, realizar-se-ão diversas iniciativas culturais levadas a cabo por associações, havendo também uma exposição internacional “Sal do Atlântico”, no Museu da Cidade. No final da feira, serão apresentados os resultados do estudo de mercado (fase de diagnóstico), tendo em vista a “Revitalização e Valorização Económica do Salgado Aveirense.”
Miguel Capão Filipe, vereador responsável pelo Pelouro dos Assuntos Culturais, reafirma “a importância do salgado aveirense para a afirmação cultural e económica de Aveiro.” Esta “feira irá envolver um conjunto de entidades privadas e públicas, associações e autarquias nacionais e internacionais que pretendem dar um novo rumo ao sal de origem nacional e natural”, sustenta o vereador.
Apresentada em Conferência de Imprensa, a Feira Internacional do Sal será uma feira de produtos e derivados de sal com representações de antigos e actuais produtores de sal, suas salinas e regiões, associações, indústrias e empresários nacionais e internacionais.
Esta feira apresenta como objectivo principal a associação de um conjunto de municípios ligados à produção de sal, cujo o resultado serão não só dinamizar a própria cidade de Aveiro e o Concelho, como também poder vir a servir de referência a outras autarquias ao apresentar exemplos inovadores e, em especial, ao contribuir para uma maior consciencialização sobre a preservação do Património.
A Feira Internacional do Sal conta, assim, com a participação de Aveiro (Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, Sal Flor da Ria e VitaSal); Figueira da Foz; Leiria; Rio Maior; Alcochete; Alcácer do Sal; Setúbal; Loulé; Castro Marim; Canárias; Añana (Alava); “Asociación de Amigos de las Salinas de Interior” (Guadalajara); Itália e Eslovénia.

Programa da feira
31/03, sábado
10:00 horas – Grupo Cénico Cantares da Ria
10:15 horas – Abertura Oficial da Feira
- Inauguração da Exposição Internacional “Sal do Atlântico” no Museu da Cidade
- Visita à feira
10:30 horas – Grupo de Concertinas de Eixo
14:30 horas – Animação de Rua, com o grupo CETA - Círculo Experimental de Teatro de Aveiro
15:00 horas – Tuna da Universidade de Aveiro
01/04, domingo
10:00 horas – Capoeira com a Associação Malé
15:00 horas – Magna Tuna Cartola
15:30 horas – Tuna Feminina da Universidade de Aveiro (TFAAUAv)
17:00 horas – Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro – Quarteto de Saxofones
02/04, segunda
11:00 horas – “Revitalização e Valorização Económica do Salgado Aveirense” – apresentação dos resultados do estudo de mercado (fase de diagnóstico) no Museu da Cidade
18:00 horas – Encerramento: Actuação do Grupo Cénico Cantares da Ria
Fonte: Notícias de Aveiro

Sem comentários: