sexta-feira, 15 de junho de 2007

Vinho Tinto São Domingos d.o.c. colheita 2004 premiado com Medalha de Ouro

O Vinho Tinto SÃO DOMINGOS Bairrada d.o.c. colheita 2004 conquistou a Medalha de Ouro no Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados.
Neste mesmo concurso, o júri apreciou o Vinho Tinto Lopo de Freitas Bairrada d.o.c. 2004 e atribuiu-lhe a Medalha de Prata.
O Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados decorreu entre os dias 15 e 17 de Maio, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, 14 anos depois do último certame do género realizado em Portugal.Dez vinhos foram distinguidos com o prémio Prestígio, 41 foram agraciados com medalhas de Ouro e 93 com a de Prata.Em concurso estiveram 570 vinhos de todas as regiões do País, avaliados por 103 provadores nacionais e estrangeiros, com recurso a 70 computadores, mais de três mil copos e 14 armários de controlo de temperatura.
Os resultados foram conhecidos no passado dia sete durante o Festival Nacional do Vinho – que decorreu entre seis a dez de Junho –, evento inserido na 44.ª edição da Feira Nacional de Agricultura.
Os vinhos portugueses aumentaram muito os seus padrões de qualidade nos últimos anos, tendo tido este certame por objectivo aferir essa evolução.Durante os dias do concurso, chegaram a estar 300 pessoas a provar. No total, foram designados oito júris compostos por sete elementos, sendo cada um deles presidido por um nome grande da enologia nacional, que orientou apenas as provas cegas e não provou vinhos. Aliás, para garantir a imparcialidade e a confidencialidade, foi criado no CNEMA uma espécie de «caixa-forte», onde foram colocadas pessoas estranhas à organização. As notas mais alta e mais baixa não contaram para a pontuação final.
Cada júri provou uma média de 60 vinhos por dia.Os provadores eram enólogos, escanções, jornalistas nacionais e estrangeiros, para além de enófilos esclarecidos e uma ou outra figura pública.
Em Junho, estão patentes no Corte Inglês de Lisboa e do Porto feiras especiais com os vinhos premiados, onde a revista Wine Passion estará a ser oferecida a quem comprar uma garrafa de vinho. Na mesma linha, as Pousadas de Portugal vão fazer uma carta também com os vinhos premiados foi publicado um guia sobre estes vinhos. O conceito e a organização foram desenvolvidos por Mário Louro, com “o objectivo de separar o trigo do joio”.

Sem comentários: