terça-feira, 26 de junho de 2007

05 - 08/07 - II Festival Voz de Mulher no Teatro Aveirense


O II FESTIVAL VOZ DE MULHER terá lugar nos dias 5, 6, 7 e 8 de Julho, no Teatro Aveirense. Este Festival trata-se duma co-produção entre o grupo feminino Segue-me à Capela e o Teatro Aveirense, sendo que o projecto que deu forma ao Festival é da autoria do grupo Segue-me à Capela.
Tem como principais objectivos promover o papel da Mulher na música, centrado na Voz, criando momentos específicos de apresentação e desenvolvimento artísticos. O Festival pretende reunir Cantoras que usam a Voz como forma principal da sua expressão artística. Mulheres que tenham desenvolvido investigação e ou experimentação em torno da Voz, não só como fonte sonora do canto e da palavra, mas também como instrumento capaz de criar uma linguagem musical e artística própria.
O Festival reúne um conjunto diverso de actividades: Espectáculos, Workshops, Colóquios e uma Feira de Discos, visando atrair novos públicos, formar públicos profissionais e estudantis e incentivar novas abordagens no panorama musical português.
O programa integra três espectáculos na Sala Principal: Fátima Miranda, com “Diapasion”, dia 5 de Julho, Amélia Cuni, dia 7 de Julho, em duo com Werner Duran, apresenta-nos um espectáculo intitulado “Old Trends And NewTraditions In Indo-European Music”, às 21H30. A fechar este mesmo dia (7), Anna Kaisa Liedes e Kristiina Ilmonen, às 23H00.
Na Sala Estúdio, realizar-se-ão Workshops e Colóquios, orientados para um público profissional e estudantes da área do canto. O Festival promove o desenvolvimento de investigação e experimentação para o público profissional e a participação de todos os públicos na celebração da Voz Feminina.


Quinta 5 de Julho de 2007
Durante o Festival decorrerá uma feira de discos onde vão estar disponíveis os Cd’s das companhias participantes e de outras propostas na área da Voz de Mulher. A Feira decorrerá entre as 20H30 e a 01H00, nos dias 5 e 7 de Julho.

Quinta 5 de Julho de 2007 - 21:30
Diz quem escuta este concerto, «Diapasión», que a sua imaginação viaja para África, o Japão, a Índia, o mar, uma floresta, um templo, um mercado ou para um estúdio de música electro-acústica. Porque não? Todos temos de alguma forma uma memória inconsciente das músicas e dos sons do passado e de sensações a elas associadas, um armazém de tudo o que conhecemos, mas do qual não estamos conscientes. Uma escuta subtil ajuda ao aparecimento de sensações mais ou menos escondidas. Depois de muitos anos de investigação e estudo, Fátima Miranda desenvolveu um reportório totalmente pessoal e inovador. A sua utilização da voz ultrapassa os limites do possível. Na sua obra, a voz é explorada através de todas as possibilidades de expressão cantada e falada, utilizando técnicas orientais e ocidentais ou da sua própria invenção, algumas delas multifónicas e cobrindo um registo de quatro oitavas, sem para isso se socorrer de qualquer manipulação electrónica. O seu virtuosismo, no entanto, não a leva a fazer alarde de efeitos fáceis ou gratuitos. «Diapasión» é um concerto-performance em que a música e a voz são acompanhadas por uma importantíssima e refinada componente gestual (por vezes coreográfica), teatral (em certas ocasiões cheia de humor) e poética. As obras incluídas neste espectáculo apoiam-se em efeitos visuais, figurinos e elementos cenográficos mínimos, que atingem a sua sofisticação máxima na projecção de um vídeo com quatro caras enormes (da própria Fátima encarnando quatro personagens diferentes), que cantam sincronizadas entre si e em interacção com a Fátima que canta e dança ao vivo.

Sexta 6 de Julho de 2007 - 15:00
O treino dhrupad para a voz trabalha um conjunto de técnicas vocais, exercícios e estéticas base de uma tradição que tem imenso a oferecer à investigação e experimentação da música ocidental. Amélia Cuni tem estudado e trabalhado a linguagem dhrupad ao longo de 25 anos. Desenvolveu cuidadosamente as suas técnicas de ensino de forma a ir de encontro às diferentes motivações e objectivos dos alunos interessados em dhrupad em contexto não indiano. Oriunda da cultura ocidental, tem conhecimento e experiência directa das necessidades e dificuldades na aprendizagem de uma música exótica e os seus esforços em construir pontes entre as realidades Indiana e Europeia são bem sucedidos e apreciados por profissionais das duas proveniências. Dá inúmeros workshops de canto dhrupad e é professora no Conservatório de Vicenza, em Itália. O seu método de ensino divide-se em três princípios básicos: treino da Voz; treino da criatividade musical e treino do corpo enquanto instrumento.

Sábado 7 de Julho de 2007 - 10:00
"Portugal nasceu e cresceu como espaço de confluência de povos portadores de culturas milenares. Múltiplas terão sido as circunstâncias histórico-geográficas que permitiram a este pequeno país aproveitar os traços musicais dos seus povoadores e, sedimentando-os, fazer erguer a sua riquíssima paisagem de sons. Durante três horas iremos percorrer algumas páginas do cancioneiro português, de cariz rural, vivenciando ideias musicais diversas, procurando semelhanças mas, também, realçando as particularidades que tornam cada melodia, cada harmonia, uma criação única. E desta forma, poderemos reler o cancioneiro português frequentemente reduzido a estereótipos que não correspondem de todo à realidade. Este workshop irá constituir uma oportunidade para, em grupo, celebrarmos a música tradicional portuguesa cantada."

Sábado 7 de Julho de 2007 - 15:00
Tudo que gostaria de saber sobre a voz e nunca se atreveu a perguntar: Técnica, Ritmo, Gesto, Difonias, Respiração, Musicalidade, Escuta, Emoções, Palco, Processo Criativo, Disciplina, Cuidados, Partituras. Aqui tudo poderá questionar-se porque vale tudo nas vozes da Voz. O segredo está no «Como», não no «Quê».

Sábado 7 de Julho de 2007 - 21:30
O duo Amélia Cuni e Werner Durand oferecem muito mais do que a simples justaposição de dois solistas de êxito. A voz multi-facetada de Amélia Cuni e a sensibilidade musical de Werner Durand fundem-se num experiência única que capta público. Graças à sua longa colaboração e profunda investigação das tradições musicais Orientais e Ocidentais, este excepcional duo conjuga as suas várias influências numa deslumbrante expressão estética. Juntos partilham o desejo de explorar fronteiras e na sua música combinam experiência e conhecimento com experimentação, e divertimento com disciplina.

Sábado 7 de Julho de 2007 - 22:30
Anna-Kaisa Liedes e Kristiina Ilmonen usam antigos sons fino-úgricos, assim como sons modernos, para criar uma tecelagem de vozes constantemente em movimento e diálogo, reagindo aos impulsos uma da outra. A voz humana e os instrumentos misturam-se, complementando-se e desafiando-se mutuamente. A música do duo tem as suas raízes em tradições antigas mas visita também expressões musicais de vanguarda. A improvisação e as ilimitadas cores da paleta da voz humana são as ferramentas usadas por estas duas poderosas senhoras do Árctico para criar visões de amor, ódio, paixão e beleza.

Domingo 8 de Julho de 2007 - 15:00
O workshop inclui canto fino-karelio-úgrico envolvendo elementos tradicionais de voz heterofónica, ritmos, variação, improvisação e uso de estilos e técnicas de canto tradicional. Inclui também uma introdução à improvisação vocal e diferentes técnicas.

Sem comentários: