segunda-feira, 2 de abril de 2007

Teatro Municipal da Guarda apresentou programação até Julho

A agenda do Teatro Municipal da Guarda, para os próximos meses, foi apresentada no dia 26 de Março, em conferência de imprensa.
Inglaterra, Espanha, México, Canadá, Bélgica, Suiça, Argentina, EUA e Cuba são alguns dos países com presença na programação do TMG para os meses de Abril, Maio, Junho e Julho.
A programação inclui o ciclo “Vozes de outro Mundo”, em Junho, e o “1º Festival Internacional de Guitarra”, em Julho .
O “Requiem” de Mozart é o Concerto de Páscoa que o TMG apresenta no dia 5 de Abril, no Grande Auditório, interpretado pela Orquestra Filarmonia das Beiras e pelo Choral AEminium, dirigidos pelo maestro AntónioVassalo Lourenço.
No dia 13 de Abril, numa parceria com a Fundação de Serralves, actuam “Mark Stewart and the Maffia” (Inglaterra). Mark Stewart é o pioneiro na área de fusão punk-funk-dub, tendo emergido durante o período pós-punk como líder e vocalista do grupo de Bristol The Pop Group (78-80) e que influenciou toda uma geração de músicos como os Massive Attack e Tricky. Segue-se, incluído nas Comemorações do 2º Aniversário do TMG e no 33º Aniversário do 25 de Abril, Luís Pastor (Espanha) acompanhado por João Afonso, no dia 25 de Abril. No espectáculo, Luís Pastor apresenta-nos o seu último disco, “En esta esquina del Tiempo” (que inclui 14 poemas do Nobel José Saramago) acompanhado em palco pelo músico português João Afonso. A pretexto da data, este concerto revisitará também algum repertório de José Afonso (tio de João Afonso e “companheiro de armas” de Luís Pastor). Neste concerto, João Afonso irá apresentar também alguns temas do seu último disco, intitulado “Outra Vida”.
Ainda no âmbito das comemorações do 2º Aniversário do TMG, no dia 26, sobe ao palco do grande Auditório o Cuarteto de Cordas Latino-Americano (México) com o percussionista português Pedro Carneiro.
Em Maio segue-se a estreia em Portugal da cantata de Carl Orff “Carmina Burana”, aqui apresentada pelo Ballet Flamenco de Madrid (Espanha) no dia 5 de Maio.
Na semana seguinte, no dia 11, no palco do Grande Auditório, a Companhia Paulo Ribeiro apresenta “Malgré nous, nous étions là”, um dueto de Paulo Ribeiro e de Leonor Keil.
Em Junho, dia 2, o TMG apresenta “Tricicle 20”, pela Companhia Clownic de Tricicle (Espanha). “Tricicle 20” é uma antologia dos melhores momentos dos cinco espectáculos criados pelo Tricicle: “Manicomic” (1982), “Exit” (1984), “Slastic” (1986), “Terrific” (1991), “Entretes” (1996). Uma oportunidade imperdível para rever o humor inteligente dos Tricicle, numa apresentação que é uma extensão do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica).
No dia 6, o Teatro Nacional D. Maria II apresenta B.B. - Bestas Bestiais, numa encenação de José Neves. A peça é uma metáfora da sociedade actual, obcecada com o mediatismo, onde se fala de fé, amor, mentira, solidão, morte. Com texto de Virgílio Almeida, B.B.- Bestas Bestiais conta com a interpretação de Dora Bernardo, Patrícia Bull, Carlos Gomes, Adriano Luz, Daniel Martinho e João Reis.
De 5 a 22 de Junho o destaque vai para o ciclo “Vozes de Outro Mundo”.
A abrir o ciclo vai estar Tanya Tagaq (Canadá), no dia 8. A “throat singer” Tanya Tagaq conseguiu reavivar a tradição secular do “Inuit Vocal Game” (o canto tradicional dos esquimós) para a ribalta da música. Colaborou com Björk e com o Kronos Quartet. Com Björk gravou “Ancestors”, e a cantora islandesa define Tanya como “Edit Piaf ou alguém totalmente emocional”.
Segue-se, no dia 9, o human-beatboxer Shlomo (Inglaterra); também ele colaborou com Björk em “Oceania”, o que lhe valeu uma nomeação para um Grammy. A sua página na Internet anuncia Shlomo como o one-man-band do futuro. Shlomo não deixa nada por menos: este “multi-instrumentista da voz” é de nacionalidade inglesa e especialista do chamado beatboxing (técnica vocal que reproduz ritmos e sons de instrumentos). Shlomo é uma autêntica caixa de ritmos humana e no TMG vai apresentar, para além de material original, versões de músicas de Snoop Dogg, The White Stripes e Backstreet, entre outros.
Também no Ciclo Vozes de Outro Mundo, o TMG apresenta o mais importante grupo de "throat-singing" de Tuva (uma república da Federação Russa situada entre a Mongólia e a Sibéria), os Huun-Huur-Tu, que actuam no dia 20 de Junho.
Para além do canto gutural, os Huun-Huur-Tu tocam instrumentos tradicionais tuvanos. O canto gutural consiste na emissão de diferentes frequências de sons sobrepostas através do controle da boca, da laringe e da faringe, e de outros métodos de produção vocal. Mas a música de Tuva não é abstracta; é, em grande parte, inspirada nas raízes nómadas dos povos ancestrais de Tuva e na sua relação com a natureza.

A encerrar o ciclo, vai estar o espectáculo “La voix est libre” do músico e humorista Bernard Massuir (Bélgica). A voz é o instrumento explorado das mais variadas formas e criando diferentes atmosferas e universos. Humor e minimalismo para ler entre linhas… musicais. Para além da voz, Massuir toca um antigo instrumento francês, uma espécie de acordeão que é tocado com os pés e que o seu avô, também ele músico, usava no início dos anos 20.
Em Julho decorre o 1º Festival Internacional de Guitarra, sob a direcção artística de Dominique Phillot. Este Festival vai apresentar 3 concertos: “Guitarra entre Oriente e Ocidente”, apresentado pelo próprio Dominique Phillot (Suiça), “Guitarra Clássica”, apresentado por Lúcio Nuñez (Argentina) e, por último, “Guitarra Flamenca”, de Paco Javier Jimeno (Espanha). De referir ainda que o Serviço Educativo do TMG, à semelhança do trimestre anterior, promove actividades complementares em estreita relação com a restante programação.
Fonte: Diário da Guarda

Sem comentários: