quinta-feira, 19 de abril de 2007

20/04 - 28/04 - No Centro da Cultura

Aveiro
20/04, sexta-feira
22/04, domingo
Teatro Aveirense às 17:00

Ópera Orfeu nos Infernos de Offenbach
Opereta em 4 Actos com libreto de Hector Crémieux e Ludovic Halévy
Interpretada pelos alunos da classe de canto da Universidade de Aveiro, numa co-produção entre a Orquestra Filarmónica das Beiras, DeCA/UA e o Teatro Aveirense/Câmara Municipal de Aveiro. No ano em que se comemoram os 400 anos da estreia da ópera de Claudio Monteverdi "La favola d'Orfeu", a OFB em co-produção com a UA e o TA, apresentam esta ópera burlesca. "Orfeu nos Infernos" é uma sátira ao mito de Orfeu, com música de Jacques Offenbach (1819–1880), na qual aparece um tema que tornou o compositor e esta ópera dignos de notoriedade internacional: o Can-Can.
Co-produção: Teatro Aveirense, Câmara Municipal de Aveiro, Orquestra Filarmonia das Beiras, DeCA – Universidade de Aveiro

25/04, quarta-feira
Teatro Aveirense, às 11:00 e às 16:00
Histórias sobre o 25 de Abril
Bica Teatro
Uma Viagem pela memória do 25 de Abril, que convida à participação e reflexão de todos. É traçado um percurso teatralizado por quatro actores em que o público vai sendo surpreendido e conduzido pelos vários acontecimentos e personagens que suscitam a reflexão critica – descontraída – de cada um. São vários os temas abordados: a Guerra Colonial, a PIDE/DGS, as Mulheres e a Família, a censura, os Capitães de Abril, a Liberdade e a Democracia, os Presos Políticos, etc… As imagens de suporte ao espectáculo, são gentilmente cedidas pela Associação 25 de Abril.

26/04, quinta-feira
Teatro Aveirense, às 21:30

Made in DeCA 07
O Made in Deca caracteriza-se como uma mostra de trabalhos associada ao Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. De periodicidade anual tem como objectivo divulgar, promover e distinguir trabalhos da área videográfica (curtas-metragens) das licenciaturas em Novas Tecnologias da Comunicação, Tecnologias da Informação e Comunicação e Design.


Coimbra

24/04, terça-feira
TORNA VIAGEM_ ZECA MEDEIROS E MARIANA ABRUNHEIRO

XII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC
Organização: GEFAC


No âmbito do Fórum “A Música Tradicional Portuguesa – Velhos Trilhos, Novos Rumos”

Espectáculo antecedido da projecção da curta-metragem Amanhã, de Solveig Nordlund, no âmbito do festival Caminhos do Cinema Português

Embora envolvido na música tradicional e popular desde os anos 70, José Medeiros tornou-se mais conhecido pela realização de várias séries televisivas para as quais compôs canções, fortemente baseadas na tradição e cultura açorianas, reflectindo a profundidade e a nostalgia dos sentimentos ilhéus. O seu álbum “Torna Viajem”, que foi a base do seu último espectáculo, mereceu recentemente o prémio José Afonso.Mariana Abrunheiro frequentou o Curso de Canto do Conservatório de Música de Coimbra, escola que mais tarde troca pelo estabelecimento homólogo do Porto. Com o GEFAC integra espectáculos da Brigada Victor Jara e de Hermeto Pascoal. Participa nas colectâneas "Canções de Embalar" e "Cancioneiro do Niassa" ao lado de nomes como Carlos do Carmo, Rui Veloso, Jorge Palma, João Afonso, Janita Salomé, Paulo de Carvalho, Sara Tavares e Amélia Muge, entre outros.Grava com Júlio Pereira o álbum "Rituais". Os projectos colectivos "Manifestasons" e "Soltar a Língua" são-lhe regulares, onde faz parceria com José Rui Martins, Carlos Peninha, da Companhia Trigo Limpo Teatro ACERT.
25/04, quarta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 15:00

CINEMA E REVOLUÇÃO
XVI Caminhos do Cinema Português
O que mudou no cinema português após o 25 de Abril de 1975? Como se produzia e realizava antes da revolução com todas as condicionantes da censura e perseguição? Evoluímos, ou simplesmente deixamos de ser criativos na forma de transmitir e contar as nossas histórias? Como se passa da resistência à liberdade?Estas são algumas das questões que irão ser abordadas neste colóquio.


Viseu
20/04, sexta-feira
Teatro Viriato, às 18:30
Apresentação da obra Ricardo Pais, Actos e Variedades da autoria de Paulo Eduardo Carvalho, com a presença do encenador. Apresentação a cargo de António M. Feijó.

Teatro Viriato, às 21:30
Quarto interior

21/04, sábado
Teatro Viriato, às 18:30

Num lugar longe de tudo, um quarto.
Um quarto de portas e janelas voltado para uma árvore.
Um quarto mínimo. Uma cama, uma mesa e um banco.
Um quarto com camadas de tempo e lembrança.
Lá dentro, alguém cumpre a função essencial de o habitar. Sonha.
Sonhos sem gravidade. Simples, puros, claros…
Pelo sonho, transcende a geometria do quarto. As paredes movem-se.
Transportam-nos para outros lugares, para outros tempos.
No Inverno da vida, recriamos a Primavera. A chegada dos pássaros. O nascimento
dos ovos. A sementeira dos campos.



Com um teatro dançado, sem palavras e próximo da poesia, Quarto Interior fala dos quartos que transcendem as quatro paredes, que são refúgios do sonho e que, fruto deste, crescem sem limites. Abrem-se para abraçar o vento, as árvores e os pássaros. Revelam-se moradas onde guardamos o tempo, quase esquecido, de todas as idades da inocência.

Quarto Interior abre um ciclo de longa duração na Circolando, intitulado Poética da Casa. Um ciclo que procura as paisagens do sonho, insistindo nos manifestos poéticos que invocam um homem inconformado que inventa um mundo onde prevalece o tempo dos espantos e da beleza. Desta vez, essas paisagens são procuradas nas moradas do espaço íntimo… casas, sótãos, quartos, abrigos de memórias e devaneios. Este ciclo Poética da Casa reúne em si vários projectos. Abre-o Quarto Interior, encerra-o Mansarda. Pelo meio, haverá um projecto de pesquisa transdisciplinar, que terá por centro as artes plásticas, o cinema e a música, há-se ficar materializado no que o Circolando chamou “Casa-Abrigo”.


Exposição de Graça Soveral e Joana Domingos
Óleo sobre tela











Auditório Mirita Casimiro

ABRIL E MAIO EM VISEU COM ZECA AFONSO
AO LONGO DE ABRIL

Exposições, debates e animação em escolas

25 DE ABRIL
Animação de Rua Projecção do filme “Brandos Costumes” de Alberto Seixas, seguida de debate
Inauguração de uma exposição de pintura Inauguração de uma exposição documental sobre José Afonso – Biblioteca Municipal

26 DE ABRIL
Concerto da banda Lupa Lupa no Teatro Mirita Casimiro

27 DE ABRIL
Concerto da Banda Red no Teatro Mirita Casimiro

Gouveia

21 e 22 de Abril

Gouveia Art Rock Festival
É já no próximo fim-de-semana que decorre o Gouveia Art Rock. Entre 21 e 22 de Abril, passam pelo palco do Teatro Cine de Gouveia oito bandas e artistas de renome do rock progressivo.
O natural destaque da edição 2007 vai para a presença de um dos nomes incontornáveis do rock progressivo, Robert Fripp, e os Magma, donos de um projecto único e de uma música que narra histórias futuristas. Para além dos concertos, a edição de 2007 conta com um recital do virtuoso Cristian Saggese na Igreja barroca de Gouveia e um workshop sobre improvisação, no auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.

O público oriundo de toda a Europa esgotou os bilhetes a um mês do festival, preenchendo as unidades hoteleiras e casas de turismo rural da região.

O Gouveia Art Rock é organizado pela Desporto, Lazer e Cultura de Gouveia, Empresa Municipal.

Conheça aqui o programa integral


Guarda

25/04, quarta-feira

TMG, às 21:30


En Esta Esquina del Tiempo - Luís Pastor e João Afonso

Por ocasião do 2º aniversário do TMG e do 33º aniversário do 25 de Abril

En Esta Esquina del Tiempo é mais do que um disco, é o novo trabalho de Luís Pastor (Espanha), e que conta com 14 poemas de José Saramago. Nele, a voz deste compositor une-se às de Pasión Vega, João Afonso e Lourdes Guerra. No espectáculo comemorativo do 2º Aniversário do TMG, Luís Pastor apresenta-nos o seu último disco, acompanhado em palco pelo músico português João Afonso, que apresentará também alguns temas do seu último trabalho, intitulado Outra vida. A pretexto da data, este concerto revisitará também algum repertório de José Afonso (tio de João Afonso e companheiro “de armas” de Luís Pastor).


26/04, quinta-feira


TMG, às 21:30

Cuarteto Latino Americano & Pedro Carneiro


Quarteto de cordas & marimba

Música da América Latina e da Península Ibérica, duas culturas distintas. De um lado, o conceituado percussionista português Pedro Carneiro que se estreou aos 14 anos e desde então se tem apresentado regularmente como solista em salas e prestigiados festivais em Portugal, França, Holanda, Reino Unido, China, entre outros. Do outro lado, o Cuarteto Latinoamericano, fundado no México em 1981. Este quarteto representa actualmente uma formação única no âmbito internacional, divulgando a criação musical da América Latina nos principais centros musicais de todo o mundo.



Fundão


24/04, terça-feira


"Canções e fugas" de Mário Laginha

Mário Laginha é considerado um dos músicos portugueses mais talentosos e inovadores.Pianista e compositor, foi distinguido com varios prémios e convidado a participar em inumeros festivais nacionais e internacionais.
Tocou e gravou com Wayne Shorter, Ralph Turner, Mani Katche entre muitos outros e tambem com Hannover e Philarmonic Orchestra. Editou em Março de 2006 o seu primeiro disco a solo, "Canções e fugas".



Castelo Branco


Até 13 de Maio

Cine-Teatro Avenida


Exposição "O Efeito Harmonioso"
Na Sala da Nora do Cine-Teatro Avenida, estará patente, entre 19 de Abril e 13 de Maio, a exposição de pintura "O Efeito Harmonioso", de José Salcedas.A obra deste pintor natural da Aldeia do Carvalho é essencialmente figurativa, influenciada pelo rigor da sua profissão de gráfico, tendo também elementos ligados ao esoterismo.A mostra está patente ao público de terça-feira a domingo, das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 19:00.

Sem comentários: