quarta-feira, 18 de abril de 2007

19 de Abril a 06 de Maio - Feira do Livro de Coimbra na Praça da República


O Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra e a ARCÁDIA - Associação para a Organização da Feira do Livro de Coimbra promovem mais uma edição da FEIRA DO LIVRO DE COIMBRA, que decorrerá entre 19 de Abril e 6 de Maio, na Praça da República.

A Feira inaugura às 17:00, na presença de representantes das entidades organizadoras (Mateus Barreirinhas, Presidente de Direcção da Arcádia e Mário Nunes, Vereador da Cultura), alguns convidados e, ainda, um quarteto de cordas da Orquestra Clássica do Centro.

Este ano, participam no evento 17 Livrarias de Coimbra ou editoras e sócios da Arcádia, que representarão 200 Editoras (com edições nacionais e estrangeiras a preços económicos - com desconto de 20% sobre o preço de capa, alguns títulos, mesmo, sobre os quais de aplicam descontos excepcionais), distribuídas por 41 standes, onde se inclui o da Câmara Municipal de Coimbra, com edições a preços convidativos.

Na maior exposição anual de livros em Coimbra, poder-se-ão manusear e adquirir livros que, muitas vezes, não se encontram facilmente em qualquer estabelecimento livreiro, por falta de espaço. De resto, o evento traduz o momento ideal, não só, para contactar com os livros, como, também para se estreitar laços de sociabilidade.

O evento, que dará especial destaque à Literatura torguiana (no ano em que se evoca Miguel Torga, no âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento do escritor) integra programação paralela, desde a apresentação de comunicações e sessões de autógrafos por parte de escritores convidados a acções de âmbito musical e de carácter recreativo.

No dia de abertura, às 17:30, o evento contará com a presença do escritor angolano Ondjaki, para apresentação da sua mais recente obra - "Os da Minha Rua".

No dia 21, a partir das 15:00 haverá uma mostra de doçaria regional, a cargo de vários grupos folclóricos e etnográficos da Região e, posteriormente, uma actuação (às 17:00) do Grupo Folclórico Camponeses de Vila Nova. Mais à noite, a partir das 21h30, cabe ao Grupo de música ligeira "Só Música", da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra, animar o recinto da Feira.
No dia em que se assinala o Dia Mundial do Livro - 23 de Abril - por proposta do Departamento de Cultura da Autarquia, os livreiros são convidados a promoverem, em especial, as obras legadas por Torga, e a população em geral é convidada a assistir (a partir das 21:30) a uma sessão de Poesia dedicada a Miguel Torga, pela Oficina de Poesia.
Cabe ao conimbricense Luís Rodrigues apresentar uma sessão de Ilusionismo, a 28 Abril, pelas 17:30.
No dia 4 de Maio, às 21:30, actua o Grupo de música tradicional "Os velhos amigos" e, no dia 6 de Maio, às 17:00, dia de encerramento do evento, actua a Tuna Juvenil do Areeiro.

Horário:
Dias de semana - das 15:00 às 23:00
Sábados e véspera de feriados - das 15:00 às 24:00

Sem comentários: