terça-feira, 19 de outubro de 2010

22/10 a 27/02/2011 - Exposição "Ver a República" @ Museu da Ciência da Universidade de Coimbra


A cerimónia de inauguração terá lugar pelas 17h30 na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, seguindo-se visitas ao Museu Nacional de Machado de Castro e ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

22 de Outubro a 27 de Fevereiro
Entrada gratuita

A exposição VER A REPÚBLICA é constituída por três núcleos temáticos, os quais mantêm entre si relações de complementaridade.

GALERIA UNIVERSIDADE
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Neste núcleo assinalam-se os momentos chave no caminho para a implantação da República em Portugal e o importante papel de três cientistas da Universidade neste processo. A Luta Republicana gerou nos seus principais momentos documentos que se transformaram em símbolos e que poderão hoje ser mostrados como o processo judicial que mandou António José de Almeida para a cadeia ou os telegramas que narram a proclamação da República no Distrito de Coimbra entre outros.

GALERIA REPUBLICANA
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

O retrato fotográfico teve ampla circulação entre os membros da Universidade de Coimbra, que o praticaram de forma continuada ao longo de décadas, ao trocarem entre si os cartes de visite que eternizavam a memória dos cursos. O retrato dos activistas republicanos foi utilizado em várias publicações como forma de propaganda política, dando imagem às adesões ao Partido Republicano, como sucedeu com a “Galeria Republicana”, o “Álbum Republicano”, o “Archivo Democrático” ou “As Constituintes de 1911 e os seus deputados”.

Horário: Terça a Domingo: 10h00 às 18h00
Local: Sala de S. Pedro
Dias de encerramento: 25 Dezembro e 1 Janeiro

GALERIA RIPUBLICANA
Museu Nacional de Machado de Castro

A caricatura acompanha e regista de forma irónica os acontecimentos da actividade politica ao longo de todo o período que antecede a proclamação da República como se transforma em instrumento de luta e confronto entre os vários grupos activos. Este registo é de tal forma intenso e continuado e com autores de enorme qualidade que faz com que seja possível contar a História da República produzindo uma narrativa com auxílio da caricatura, percorrendo os principais momentos e protagonistas.

Horário: Terça a Domingo: 10h00-12h30 às 14h00-18h00
Local: Sala de exposições temporárias
Dias de encerramento: 25 Dezembro e 1 Janeiro

Sem comentários: