segunda-feira, 18 de outubro de 2010

16 a 23/10 - Cine'Eco 2010 - Festival Internacional de Cinema de Ambiente


Oitenta e seis filmes vão estar a concurso na edição deste ano do Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela (Cine’Eco), uma selecção elaborada a partir de um conjunto de aproximadamente 300 que se apresentaram a concurso. A edição 2010 do Cine’Eco, em Seia, terá lugar entre os dias 16 e 23 de Outubro e contempla, para além da secção competitiva, vários ciclos de cinema, com obras oriundas dos cinco continentes.
Assim sendo, ao longo de uma semana haverá filmes de manhã à noite, no complexo do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e na Casa Municipal da Cultura de Seia.
No auditório do CISE terá lugar a exibição dos 54 filmes na competição Internacional e 32 na competição Lusófona, seleccionados de entre os mais de 300 enviados para a competição, em representação de 30 países. Serão ainda exibidos 33 filmes extra-concurso.
No Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura, durante a manhã, terão lugar as sessões de filmes infantis ‘Só Animação’ com “Toy Story 3” e “Shrek para sempre” e “Como treinares o teu dragão”, nas sessões das 15h00, 18h00 e 21h30 o ciclo ‘Outras Terras, Outras Gentes’, com a exibição de filmes que, habitualmente, estão mais arredados do circuito comercial. Na sala 1 do CISE decorrerá o ciclo ‘Cinema e Ambiente’, dedicado ao Ano Internacional da Biodiversidade, com a exibição dos documentários “Uma Verdade Inconveniente”, de Davis Guggenheim e Al Gore, o ciclo ‘Na Floresta de Sherwood’ e o ciclo ‘Catheryn Bigelow’. Na sala 2, pode ser vista a‘Mostra de Cinema Goiano’ e o ciclo Fernando Lopes com os filmes “Belarmino”, “Uma abelha na chuva”, “Crónica dos bons malandros”, “O Delfim”, “Sorrisos do destino” e “Fernando Lopes, provavelmente”. Uma homenagem à actriz Maria Dulce, com a exibição do filme “Frei Luís de Sousa”, ao realizador americano Arthur Penn, com os filmes “Bonnie and Clyde”, “Perseguição impediosa”, ao realizador francês Claude Chabrol, com os filmes “A comédia do poder” e “A rapariga cortada ao meio” e a Tony Curtis com “Quanto mais quente melhor” também decorrem naquele espaço.

Fernando Lopes preside ao júri internacional
O júri internacional será presidido pelo realizador português Fernando Lopes, Lizandro Nogueira (coordenador do FICA, Brasil), Cláudio Lauria (director de Cinema Ambiente, Barcelona), Aurora Carapinha (arquitecta paisagista), Danae (cantora cabo-verdiana), Io Apoloni (actriz), Ricardo Carriço, Paulo Magalhães, Nucio Banja Fernandes (Brasil) e Peter Vogelaere (Bélgica).
Do júri da lusofonia fará parte Amândio Silva, Marica Bennati, Licínia Girão, Herman Mertens e Cristiano França Lima. Do júri da juventude farão parte Patrícia Guedes, Teófilo Furtado, Jr., Miguel Ribeiro e Diogo Blanco. Haverá ainda o júri das extensões, que é composto por representantes das várias entidades que acolhem o festival ao longo do ano, um pouco por todo o país: Cristina Gomes (Lisboa), Sandra Silva (Açores) e Carolina Leão (Almada).

Actividades paralelas
Relativamente a actividades paralelas, destaca-se o workshop destinado a jornalistas e outros profissionais da comunicação social, que decorrerá no último dia do Festival, dinamizado pela Comissão Nacional da UNESCO, intitulado “Informação em Contexto”. No final desta acção será apresentada a Agenda XXI Local - Seia.
Na sequência do que já é habitual, no primeiro dia de manhã, 16 de Outubro, decorrerá no auditório do CISE uma conferência subordinada ao tema: “Biodiversidade como factor de desenvolvimento”, que contará com a presença de Dulce Pássaro, ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território.
O concerto que assinala a abertura do Festival, dia 16 à noite, fica este ano por conta de Bernardo Sasseti Trio e o encerramento, dia 23, contará com Couple Cofee & Band, Pelo meio, a 20 de Outubro, será a vez de Nicolau Breyner apresentar o espectáculo que assinala os seus 50 anos de carreira. Nesse dia, à tarde, no Auditório da Casa da Cultura, haverá o designado “Encontro(s) Cine’Eco”, que se trata de um encontro informal de realizadores, programadores, júri, jornalistas e público e que incluirá uma prova de vinhos.
Em matéria de exposições, vai estar patente a exposição de fotografia “Ligações” de Hermen Mertens, no “Foyer” do Cine-Teatro, e a exposição “Era uma vez a Terra…” da Comissão Nacional da Unesco, no CISE. De destacar ainda as iniciativas “O Cine’Eco vai à escola”, que consiste na exibição de filmes do festival em várias escolas do concelho de Seia e “A Escola vai ao Cine’Eco” que consiste no inverso, ou seja as escolas de Seia e concelhos limítrofes participam nas sessões do Cine’Eco.

Fonte: Portugal Centro

Sem comentários: