terça-feira, 13 de julho de 2010

Benfeita em festa com Loja Aldeias do Xisto


É dia 18 de Julho que Benfeita inaugura a sua Loja Aldeias do Xisto. O dia é ainda marcado pela homenagem ao poeta José Simões Dias, além de muita animação, trabalho de artesãos ao vivo e degustação de produtos.

É em ambiente festivo que irá ser inaugurada mais uma Loja Aldeias do Xisto em Benfeita, Arganil. Sendo ainda prestada a devida homenagem ao Poeta José Simões Dias (1844-1899).

A loja da Benfeita promete satisfazer moradores e visitantes da aldeia, com o que a região tem de mais genuíno, casos das colheres de pau.
Esta é a décima Loja da Rede. Um espaço que, do tradicional ao moderno, terá um conjunto de produtos inspirados pela sua gente, pela serra com nome de ave, pela frescura e beleza de paisagens incríveis.
O saber fazer alia-se ao design e inovação, a sabedoria ancestral de artesãos apropria-se de novos conhecimentos.

Será um dia com muita animação. Em que estarão presentes muitos dos fazedores de peças, que testemunham a excelência dos objectos que nas suas mãos são criados.

A aldeia terá agora mais um motivo de interesse e de visita. Além da beleza paisagística, do seu magnífico percurso pedestre, da boa gastronomia, das festividades e do bem receber.

Neste dia é também prestada a devida homenagem ao Poeta José Simões Dias (1844-1899), daqui natural. Grande Poeta português, Simões Dias, formado em Teologia, é autor de várias obras, foi Deputado e colaborador em diversos periódicos literários. Recebeu ainda em vida várias distinções e prémios diversos.
Uma figura que vale a pena conhecer. Além dos seus textos magníficos, como o romance contemporâneo ‘As Mães’ (1877) ou o romance ‘O Pecado’ (1878).

Programa:
15h45 – Romagem ao Cemitério da Benfeita e deposição de flores no monumento fúnebre do poeta Simões Dias, da autoria do Arq. Jorge Gonçalves
16h – Inauguração da Loja Aldeias do Xisto de Benfeita
16h30 – Abertura da ‘Casa Memória Simões Dias’, com a Inauguração da Exposição de Pintura de homenagem a Simões Dias “Levanta-me do pó nas asas cândidas”, da autoria de vários artistas do Porto
17h – Visita à aldeia e Inauguração da Instalação-Itinerário do poeta, da autoria de A. Péssimo, José Calisto e Isabel
18h – Degustação de produtos regionais, com a presença de alguns artesãos da Freguesia de Benfeita Amaral

Sem comentários: