sexta-feira, 16 de julho de 2010

18/07 - Caminho do Pão com a Go Outdoor

Caminho do Pão
Recuperar tradições no Casal de S. Simão

O Caminho do Pão é uma actividade criada a pensar nos que buscam o que de mais genuíno e tradicional tem o nosso território e nos que gostariam de experimentar, ou de mostrar aos mais novos todo o percurso do pão, desde o cereal até à mesa.

Numa época em que a gestão dos recursos naturais e a sustentabilidade energética estão na ordem do dia, importa estudar e conservar as indústrias tradicionais, como os Moinhos de Água que há muitos séculos permitem aproveitar a energia da Ribeira de Alge para moer o cereal que dava o pão às populações envolventes.

O Casal de S. Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos, é o ponto de partida para este passeio que combina na perfeição as componentes lúdica, desportiva, paisagística e gastronómica.

Ao longo de trilhos e caminhos tradicionais que ligavam as povoações aos moinhos de água, os visitantes vão poder apreciar as riquezas paisagísticas do vale da Ribeira de Alge cuja água rega os campos e move os moinhos, onde poderão assistir ao processo tradicional de moagem do cereal.

De regresso à Aldeia, os participantes terão o prazer de almoçar no restaurante "Varanda do Casal" uma refeição à base de produtos regionais e, de tarde, já com as energias reforçadas, poderão experimentar preparar a massa e o forno a lenha, cozer o Pão e finalmente prová-lo.

Este programa, ideal para famílias, grupos de amigos ou mesmo incentivos empresariais, é sem dúvida uma experiencia agradável e inesquecível.

Mais informações em Go Outdoor

Sem comentários: