quinta-feira, 8 de julho de 2010

20ª Edição do TOM DE FESTA @ ACERT

TOM DE FESTA 2010: um Festival de VINTE valores (…ou até mais!)

Em 1990, uma pequena brochura em Tons de branco e verde anunciou pela primeira vez uma Festa com tantos Tons, que dificilmente sabemos quantos eram os Tons Dela. E os Tons fizeram-se ouvir, alto e bom Tom (perdão, som!) em Tondela. E têm-se feito ouvir ao longo dos últimos VINTE anos…

10 CONCERTOS + 10 SURPRESAS = 20?

Em 2010 temos uma mão cheia de momentos musicais, na qual um dedo vale um concerto! O nosso autocarro artístico deu boleia aos explosivos New Sketch e ao inconfundível Fernando Alvim, ‘apanhando’ o tondelense Samuel Úria já à chegada. Com o reggae único de Freddy Locks e a corrente jazzística dos Desbundixie… “um dedo, um concerto”!

A outra mão, acenando ao Mundo, trouxe-nos um pentágono de sonoridades lá de fora. O Proyecto Entrecuerdas vai inundar-nos de Jazz, Funk e Música Country, e a Festicultores Troupe, também espanhola, promete deixar-nos em sentido! Com a Guiné-Bissau tatuada no peito, sobe ao palco Kimi Djabaté, enquanto a banda Ska Cubano prepara um cocktail de sons das Caraíbas e a Companhia Pipototal salta acrobaticamente de França para Tondela. Europa, África e América: 3 continentes ao fundo do IP3!10 CONCERTOS + 10 SURPRESAS = 20?

“Um dedo, uma Exposição”! Conheça a história do Festival em “Tom de Festa – 20 anos a miscigenar culturas” e “20 anos, 20 cartazes”, e não perca a viagem ao universo da cerâmica contemporânea. Tondela será ainda o cenário de “Líquen” e de “Cenografias em público”, que conta estórias do TRIGO LIMPO nos cantos e recantos menos esperados.

Mão nova, experiências novas! Experimente as Oficinas de Raku e Olaria e pense (eco)logicamente com o Cubo. No final haverá Contadores para lhe servir estórias, um delicioso Festival de curtas-metragens e saborosos petiscos no espaço de restauração “Tom ao Gosto”.

10 CONCERTOS + 10 SURPRESAS = 20?

Eis um Festival que não abdica da capacidade de surpreender, que celebra a diversidade artística e leva as Artes à Cidade e à Comunidade.

Em suma (ou soma!), um Festival em que Dez + Dez não é = a VINTE, já que representa muito mais do que a soma das suas partes…

Fonte: ACERT

Sem comentários: