quinta-feira, 8 de julho de 2010

Amanhã - Júlio Pereira @ Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco



Inconfundível, Júlio Pereira supera-se a cada novo projecto. Grande responsável, com discos marcantes, pela revitalização dos cordofones tradicionais portugueses, sempre os submeteu à frescura de novas soluções acústicas.

O último álbum “Geografias”, distribuído em Portugal com edição Iplay e em Espanha edição Resistência, marca o reencontro de Júlio Pereira com o virtuosismo do músico que, num passado ainda recente, revolucionou o panorama da música instrumental portuguesa, nomeadamente com Cavaquinho, Braguesa e O Meu Bandolim.

Neste concerto, com o acompanhamento de Miguel Veras (viola) e Sofia Vitória (voz e teclados), o multi-instrumentista volta a trazer para a ribalta os instrumentos tradicionais de cordas e leva-os a percorrer latitudes menos comuns à música portuguesa parece condensar todo o património estético de trinta anos de carreira. Ao centro, um bandolim e o seu tocador. À volta, o pulsar contemporâneo da diversidade, eterna ousadia de um músico generoso e genial. Às portas do lançamento do seu próximo projecto, o concerto de Júlio assinala a maturidade da tournée “Geografias”.

1 comentário:

Beira TV disse...

Com mais de três décadas de carreira e raízes no distrito, só agora o multi-instrumentista Júlio Pereira se estreia em Castelo Branco, num espectáculo a 9 de Julho no Cine-Teatro Avenida. Entretanto, conheça o músico e a folk experimental do 'homem do cavaquinho', 'discípulo' de Zeca Afonso que cruza sons e instrumentos do folclore português com outras geografias sonoras.
http://beiratv.pt/musica.php?id=1277885675&subaction=showfull&template=default
(vídeo Beira TV)