quinta-feira, 3 de maio de 2007

03 - 12/05 - No Centro da Cultura

Aveiro
05/05, sábado
Teatro Aveirense, às 21:30
Macbeth de William Shakespeare
A tragédia de “Macbeth” é uma análise política de um golpe de estado e as suas consequências: os defeitos psicológicos e desintegração da personalidade quando entregue às forças malignas, sem esperança de redenção. Mas Macbeth também é um triller com um desenrolar rápido, intenso, cheio de humor e vulnerabilidade no meio de brutalidade e forças de sobrenatural. O que torna Macbeth mais do que um policial melodramático é o processo e a análise das consequências do crime. Mais do que a descoberta do crime é a descoberta do criminoso revelar a si próprio a sua criminalidade (…)” Valerie Braddell - Março 2006
Co-produção: INATEL / Teatro da Trindade e Produções Teatrais Próspero

09/05, quarta-feira
Teatro Aveirense, às 10:30 e às 21:30
Insónia – A Poesia de Pessoa feita Teatro
Texto de Fernando Pessoa pelo Teatro Tejo
Os poemas de Álvaro Campos e Alberto Caeiro (ambos heterónimos de Fernando Pessoa) foram seleccionados e organizados por Cristina Bizarro, que com José Mora Ramos concebeu e interpreta o espectáculo com banda sonora de Pedro Glória. Insónia foi construída em intimidade, quase em segredo, numa cantina desactivada em pleno Jardim Botânico de Lisboa. Fernando Pessoa convivendo com araucárias e criptomérias, dois actores procurando a forma de falar Pessoa. Insónia é o resultado desse processo lento, laborioso, de gestação do acto teatral partindo do acto poético. Porque os actores servem para fazer pontes entre os mundos.

Costa Nova
11 a 13 de Maio
Festival de Yoga na Costa Nova

O Jardim de Lótus organiza um fim de semana em que pode experimentar Kundalini Yoga, com muitas meditações, música e mantras. Imagine ter praia, mar, campismo, massagens, convívio e relaxamento, tudo num ambiente fantástico.
Atreva-se a experimentar!Não é necessário experiência anterior em Yoga ou noutra qualquer filosofia alternativa para usufruir dos efeitos quase imediatos do Kundalini Yoga.
Podem participar nos workshops todas as pessoas, independentemente da idade e condição física. Todos os níveis de praticantes são bem-vindos.Não é necessário participar em todos os workshops pois, apesar de se complementarem, são independentes. Porém, se o fizerem usufruirão de resultados mais intensos.
Os preços e a ficha de inscrição dos workshops estão no site
www.ojardimdelotus.net.
A actividade tem um número limite de inscrições. Inscreva-se o mais brevemente possível.

PROGRAMA
11/05, sexta-feira
19:00 Recepção
20:00 Apresentação das Actividades
21:00 Kundalini Yoga: Relaxar para melhorar o sono
22:30 Recolher

12/05, sábado
prana & apanas
06:30 Sadhana
09:00 Pequeno-almoço
10:30 Kundalini Yoga: Apana
12:30 Almoço
14:30 Workshop de Massagens
16:30 Intervalo
17:00 RespirAndar
18:30 Intervalo e Jantar
21:00 Mantras
22:00 Recolher

13/05, domingo
Maiochakras & corpos
06:30 Sadhana
09:00 Pequeno-almoço
10:30 Kundalini Yoga: Equilibrar os Chakras
12:30 Almoço
14:30 Kundalini Yoga: Os 10 Corpos
16:30 Intervalo
17:00 Sessão de Encerramento
Coimbra
09/05, quarta-feira
Ciclo « A Cor do Som: Recitais TAGV»
José Eduardo Martins
Concerto comentado por José Maria Pedrosa Cardoso
Piano José Eduardo Martins

Programa
Johann Kuhnau (1660-1722)
Sonatas Bíblicas (1700)
1ª Parte
Suonata prima
Il combattimento trà David e Goliath
Suonata seconda
Saul malinconico e trastullato per mezzo della Musica
Suonata quarta
Hiskias agonizzante e risanato
2ª Parte
Suonata terza
Il Marittaggio di Giacomo
Suonata quinta
Gideon Salvatore del Populo d’Israel
Suonata sesta
La Tomba di Giacob

Viseu
04/05, sexta-feira
Teatro Viriato, às 21:30
05/05, sábado
Teatro Viriato, às 21:30
Dança IT’S ONLY A REHEARSAL zero visibility corp.
Enérgico, físico e intenso, It’s only a rehearsal é um dueto de um homem e uma mulher, de umcasal, de dois amantes e duas pessoas. Uma relação cúmplice que é revelada na expressãofísica e não através de cenas ou elementos performativos.É uma história de amor e vingança inspirada na Metamorfose de Ovídeo, a lenda gregana qual Artemisa, a deusa virgem, se vinga de Acteaon, o caçador, por este a ter visto abanhar-se nua. Uma combinação de dança, teatro e texto.Este é um dueto carregado de sensualidade e marcado pelo virtuosismo dos bailarinos,cujos corpos se desmultiplicam numa dança, de influências cruzadas, inspirada no mito deArtemis, a caçadora de veados e Acteon. Deusa da caça, Artemis transforma Acteon numveado depois deste a ter visto nua. Acteon acaba morto pelos seus próprios cães. Comopodemos compensar ou punir aqueles que alcançam ver a nossa nudez?O olhar é uma das questões centrais de It’s only a rehearsal. Aliás, por um lado, o públicorepresenta um papel de voyeur dos detalhes mais íntimos e por outro questiona as limitaçõesdo olhar, sobretudo, quando a intérprete após um longo beijo que dura perto de quatro minutosdiz: “Se ao menos pudesses ver isto”. Qualquer um consegue ver-se a ver, mas não a viver o olhar.
Tondela
06/05, domingo
Teatro Acert, às 17:00

Ensemble cellos
Das aulas para o palco. Assim se resume o percurso das cerca de 25 pessoas que compõem o Ensemble Cellos. Oriundas das turmas de violoncelo da Escola de Música de Perosinho, Academia de Música de Vilar do Paraíso, Escola de Música da Póvoa de Varzim, Conservatório de Música de Fornos e Escola de Música do Grupo Musical de Fiães, contam também com a colaboração dos professores Raquel Ribeiro, João Costa, Ana Cristina Moreira e Ana Catarina Claro.
Com o público pretendem partilhar um repertório onde figuram nomes como Tchaikovsky, Mozart, Haendel, Bach, Boismortier, Gagliardi, Goltermann e Joplin. Estilos diversificados, mas projectados sob o denominador comum de uma sonoridade agradável e intensa.Um trabalho que correspondente ao segundo estágio desta formação que, no ano anterior, se apresentou no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim, no Solar do Conde de Resende e no Auditório 2 do Europarque.

12/05, sábado
Teatro Acert, às 15:30
AUTO DO BRANCO DE NEVE - GINO/GINETTE
pelo Na Xina Lua Teatro
Integrado no Projecto PANOS (Palcos Novos, Palavras Novas) da Culturgest NA XINA LUA - grupo de teatro da Escola Secundária de Tondela, apresenta a sua 3ª produção, "AUTO DO BRANCO DE NEVE - GINO/GINETTE" de Armando Silva de Carvalho.
Desta vez, integramos o projecto PANOS (Palcos Novos, Palavras Novas ) da Cultugest que se inspira em Connections, projecto do National Theatre de Londres, para grupos de teatro escolar/ juvenil.
Dos três textos, escritos neste âmbito, escolhemos "Auto do Branco de Neve - Gino/Ginette", de Armando Silva Carvalho. O texto dramático é baseado na história de Gisberta, transsexual assassinada no Porto por um grupo de jovens, em Fevereiro 2006, há pouco mais de um ano.
Gino/Ginette, nascido Gino, é a história de alguém que nasce rapaz, mas que se sente e se comporta como rapariga, por isso busca tratamento cirúrgico. Anseia adaptar a sua aparência ao seu sexo psicológico, procura o caminho que lhe traz maior felicidade. Como transsexual, vive o auge “Amada. Desejada. Cortejada.”.
Este processo de pesquisa teatral conduz-nos à descoberta, à aceitação da diferença e à não descriminação de uma pessoa que apenas quer ser ela mesma. Descobrir o feminino e o masculino em si próprio e no outro. Querer olhar para dentro de cada um e para o outro. Aprender a observar o que nos rodeia.
Na Xina Lua, um grupo de jovens com vontade para assumir este desafio de interpretar personagens em busca de uma orientação sexual.

Guarda
04/05, sexta-feira
Teatro Municipal da Guarda (Sala de Ensaios)
das 10:45 às 13:00 e das 15:00 às 17: 15
“Dançar flamenco: iniciação artística e pedagógica”
Orientada por Rute Batalha
O Flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciada pela cultura cigana. A cultura do flamenco é originária da Andaluzia, mas rapidamente se tornou um dos ícones da cultura espanhola. Esta oficina pretende revelar o Flamenco em todas as suas capacidades artísticas e pedagógicas.

05/05, sábado
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30
Carmina Burana
Ballet Flamenco de Madrid
Carl Orff (1895-1982) nasceu em Munique (Alemanha), e foi um dos mais destacados compositores do século XX. A sua maior contribuição, para além da composição, foi para a pedagogia da música, ao criar um método de ensino musical baseado na percussão, o instrumental Orff. A cantata “Carmina Burana” é a obra-prima deste compositor alemão, agora interpretada pela primeira vez através da arte do Flamenco, pelo Ballet Flamenco de Madrid. Este é actualmente dirigido por Sara Lezana (directora e coreógrafa), que iniciou o seu trabalho na companhia em 2006, com o espectáculo “Carmen” de Bizet, seguido dos espectáculos “España Baila” e “The Power of Feeling”.

Castelo Branco
05/05, sábado
Concerto Jaques Morelenbaum - Primavera Musical
No âmbito do "Primavera Musical - 13.º Festival Internacional de Música de Castelo Branco", realiza-se dia 05 de Maio, pelas 21h30, no Cine-Teatro Avenida um concerto de Jaques Morelebaum e o Trio Cello Samba. Igualmente inseridos no referido Festival, serão exibidos também no Cine-Teatro Avenida o filme "Cidade de Deus", de Fernando Meireles, no dia 1 de Maio, "Saraband", de Ingmar Bergaman, no dia 8 de Maio e "Amarcord", de Fellini, no dia 15 de Maio, todos com início pelas 21h30.

Sem comentários: