quinta-feira, 10 de maio de 2007

David Lynch no Imago 2007

“Fotografia e Cinema – Da Película ao HD” é o tema do Imago 2007 – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem, que vai decorrer entre 29 de Setembro e 7 de Outubro no edifício da Moagem, no Fundão. A data e o tema da oitava edição já estão definidos, assim como algumas das retrospectivas e secções destinadas a dar a conhecer alguns dos nomes mais sonantes da sétima arte.
É o caso de David Lynch. O enigmático e irreverente realizar norte-americano vai ser destacado na secção “Early Years”, um programa dedicado à obra produzida até aos 35 anos por cineastas hoje consagrados.
Alguns dos seus primeiros trabalhos serão exibidos nesta oitava edição do Imago, como é o caso de “Six Figures Getting Sick” (1966), “The Alphabet” (1968), “Eraserhead” (1977), “The Grandmother” (1970), passando ainda por “The Amputee” (1974), "Elephant Man" (1980) e “Dune” (1984).
Segundo a organização do evento, a Cooperativa Cinema Jovem, este programa «ganha ainda mais importância num ano em que o Imago dedica o seu tema principal ao cinema digital e em que Lynch revelará ao mundo o seu último projecto totalmente feito em digital», nomeadamente o “Inland Empire”, trabalho que o realizador se encontra a desenvolver nos últimos dois anos.

Jonas Mekas, o mítico realizador lituano, radicado nos Estados Unidos desde a década de 50, é outra das figuras de destaque deste Imago 2007, assim como o famoso artista Andy Warhol. O programa dedicado a este último terá uma ligação profunda a Mekas.
O Imago irá recordar os 20 anos da morte de Warhol, desde os primeiros filmes à revisão da sua obra cinematográfica via filmes concerto. «Estamos a preparar uma homenagem em grande, multidisciplinar e a todos os níveis surpreendente», revela a organização no site, onde está descortinado uma pequena ideia da 8ª edição do festival.
Na secção “Prospectiva”, dedicada a um jovem realizador, será abordado o director de fotografia e realizador Rui Poças, que irá também escolher um outro nome para este programa.
Como já vem sendo habitual nas edições anteriores, o cinema e a música estarão de mãos dadas, pelo que a organização promete grandes surpresas para a secção “Sound & Vision Experience”, desde filmes concerto, DJ e VJ’s set, Live Acts, performers e instalações, entre outros. Os interessados em concorrer às competições de curtas metragens - Oficial Internacional, Docs in Shorts e Under 25 – têm até 22 de Junho para se inscreverem, através do site do Imago.
Fonte: Kaminhos

Sem comentários: