segunda-feira, 14 de setembro de 2009

28/09 - Integral dos Quartetos de Cordas de Joseph Haydn (1732-1809)


Antena 2 apresenta

HAYDN 2009

Integral dos Quartetos de Cordas de Joseph Haydn (1732-1809)

Quarteto Lacerda

28 de Setembro | 21h30 | Governo Civil de Castelo Branco

Dur. Aproximada: 1h20 com intervalo

A. Sinopse reduzida

Projecto Haydn 2009

O quarteto de cordas foi um campo de exploração musical e de expressão pessoal onde se condensou a essência do espírito da era clássica. Haydn libertou-o das suas origens como divertimento e revelou-lhe o potencial dialogante, capaz de influenciar o rumo da história da música; por isso o epíteto de “pai do quarteto de cordas” não podia ser mais merecido. Evocando os duzentos anos da morte de Haydn, a Antena 2 promove ao longo de 2009 a audição integral dos 76 quartetos que Haydn compôs ao longo de quatro décadas.

O Quarteto Lacerda, um dos principais quartetos de cordas portugueses, subirá ao palco para interpretar 11 dos 22 concertos que irão percorrer outras tantas cidades de todo o país.

QUARTETO LACERDA

Alexander Stewart, violino I

Marcos Lázaro, violino II

Paul Wakabayashi, viola

Luís André Ferreira, violoncelo

PROGRAMA

Quarteto em dó maior, Op.1 Nº6

Quarteto em sol maior, Op.17 Nº5

- Intervalo –

Quarteto em si bemol maior, Op.50 Nº1

B. Sinopse longa

Projecto Haydn 2009

O quarteto de cordas foi um campo de exploração musical e de expressão pessoal onde se condensou a essência do espírito da era clássica. Haydn libertou-o das suas origens como divertimento e revelou-lhe o potencial dialogante, capaz de influenciar o rumo da história da música; por isso o epíteto de “pai do quarteto de cordas” não podia ser mais merecido.

Os quartetos de Haydn nasceram em berço aristocrático mas destinavam-se a um número crescente de apreciadores da música de câmara de toda a Europa e a um florescente mercado editorial; foram por isso um veículo de democratização musical, num quadro mais intimista que o das sinfonias.

Evocando os duzentos anos da morte de Haydn, a Antena 2 promove ao longo de 2009 a audição integral dos 76 quartetos que Haydn compôs ao longo de quatro décadas; um total de 22 concertos que percorre outras tantas cidades de todo o país.

Quarteto Lacerda

Fundado em 1990, o Quarteto Lacerda é um dos principais quartetos de cordas portugueses. Além do grande reportório, com especial ênfase em Haydn, Mozart e Beethoven, o grupo dedica muita da sua atenção a obras-primas do reportório português, nomeadamente de Viana da Mota, Luís de Freitas Branco, Francisco de Lacerda e João Pedro Oliveira. Tem actuado nos principais festivais e salas do país, bem como em Espanha, Inglaterra, França e Itália.

Durante 2009, o Quarteto Lacerda vai participar num projecto único que consiste em tocar metade da integral dos quartetos de Haydn no âmbito da evocação dos 200 anos da morte do compositor em concertos transmitidos pela Antena 2.


Fonte: Apsara Gestão Cultural, Lda.


Sem comentários: