As cinco adegas cooperativas da Beira Interior (Covilhã, Fundão, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Franca das Naves e Pinhel) vão promover os seus vinhos entre os dias 1 e 3 de Junho. A iniciativa é realizada pela Unacobi – União das Adegas Cooperativas da Beira Interior e vai decorrer no Museu do Azeite, em Belmonte.
Do programa, e para além da prova de vinhos e de outros produtos regionais, inclui-se ainda visita às adegas e uma “wine party” para incentivar os jovens a beberem shots de vinho. Esta festa vai decorrer no último dia do evento, num bar da cidade da Covilhã.
Com esta acção, a Unacobi pretende divulgar e valorizar os vinhos produzidos na Beira Interior. Um projecto que tem sido desenvolvido desde há dois anos em Lisboa mas, desta vez, será realizada na região para que os convidados possam conhecer o local onde os vinhos são produzidos. Para esta mostra de vinhos, estão convidados jornalistas e outras entidades nacionais, sendo que o ministro da Agricultura, Jaime Silva, também poderá estar presente. Com esta acção, estamos a «congregar esforços entre as cinco adegas», disse Bidarra Andrade, presidente da Unacobi, salientando que, apesar de apenas três cooperativas estarem envolvidas no projecto de gestão comum através de uma sociedade anónima, as cinco continuam a «congregar esforços para encontrar soluções» para potenciar os vinhos da Beira Interior nos mercados nacionais e internacionais. «Continuamos com boas relações e a desenvolver esforços comuns», assegurou Bidarra Andrade.
Com esta acção, a Unacobi pretende divulgar e valorizar os vinhos produzidos na Beira Interior. Um projecto que tem sido desenvolvido desde há dois anos em Lisboa mas, desta vez, será realizada na região para que os convidados possam conhecer o local onde os vinhos são produzidos. Para esta mostra de vinhos, estão convidados jornalistas e outras entidades nacionais, sendo que o ministro da Agricultura, Jaime Silva, também poderá estar presente. Com esta acção, estamos a «congregar esforços entre as cinco adegas», disse Bidarra Andrade, presidente da Unacobi, salientando que, apesar de apenas três cooperativas estarem envolvidas no projecto de gestão comum através de uma sociedade anónima, as cinco continuam a «congregar esforços para encontrar soluções» para potenciar os vinhos da Beira Interior nos mercados nacionais e internacionais. «Continuamos com boas relações e a desenvolver esforços comuns», assegurou Bidarra Andrade.
Adega do Fundão em acção da ViniPortugal
O vinho tinto “Fundanus Prestige” foi seleccionado pela ViniPortugal (associação de promoção interna e externa dos vinhos portugueses) para representar a Beira Interior numa acção com queijos franceses. O vinho tinto da cooperativa do Fundão, composto pelas castas aragonês e jaen provenientes de solos graníticos a sul da Serra da Gardunha, foi um dos 26 seleccionados entre vários produtores nacionais para esta acção.
Para Paulo Santana, gestor da cooperativa fundanense, esta selecção pela ViniPortugal é «o reconhecimento da qualidade do Fundanus Prestige», salientando que esta acção vai «abrir portas para a internacionalização» dos vinhos da adega fundanense.
Para Paulo Santana, gestor da cooperativa fundanense, esta selecção pela ViniPortugal é «o reconhecimento da qualidade do Fundanus Prestige», salientando que esta acção vai «abrir portas para a internacionalização» dos vinhos da adega fundanense.
O néctar branco “Cova da Beira Cova da Beira” colheita de 2006 também está em alta, ao ter arrecadado a medalha de prata num concurso em Bruxelas. «É a prova de que, para além dos vinhos tintos, temos também vinhos brancos de boa qualidade», apontou Paulo Santana.
A internacionalização dos vinhos tem sido uma das principais apostas da Adega do Fundão. O projecto de conquista de novos mercados já está a decorrer desde Março passado e vai decorrer até Junho de 2008.
Com este projecto, a Adega do Fundão vai desenvolver acções em vários mercados internacionais, nomeadamente em Inglaterra, na República Checa, Eslováquia, França, Bélgica, Polónia, Holanda, Hungria, Angola e Moçambique. «Vamos procurar uma sintonia de mercados em que o consumo do vinho está em crescimento e dar a conhecer os vinhos do interior do país que, não sendo conhecidos por estes mercados, têm imensa qualidade», apontou Paulo Santana. «Os resultados podem não ser visíveis a curto prazo, mas esperamos ter bons resultados a médio e longo prazo» com estas acções de promoção dos vinhos fundanenses, apontou o responsável.
Fonte: Kaminhos
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