segunda-feira, 5 de junho de 2006

09/06 e 10/06 - 15ª Edição da Feira Medieval de Coimbra

O Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, conjuntamente com o INATEL – Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores e a ADDAC – Associação para o Desenvolvimento e Defesa da Alta de Coimbra, associam-se, mais uma vez, para fazer sair à rua, no próximo dia 10 de Junho, mais uma iniciativa que pretende reconstituir os usos e costumes da sociedade medieval – a FEIRA MEDIEVAL.



Como já vem sendo hábito, o evento arranca no dia 9, às 20h00, com uma recriação de uma Taberna Medieval, no Restaurante "Casino da Urca", em Santa Clara, onde não faltará a tradicional animação, a cargo da Associação Viv'Art.

15ª edição da Feira Medieval de Coimbra, tal como o eram este tipo de manifestações na Idade Média, mantém-se intimamente ligada ao tempo e ao espaço religiosos, na medida em que decorrerá no Largo da Sé Velha e porque inserida na zona da cidade muralhada.

Prevendo-se que o evento mantenha os níveis de sucesso que tem vindo a alcançar noutras edições, recriam-se alguns aspectos do quotidiano medieval, transportando o visitante para essas vivências. É com esse intuito que, no dia 10, entre as 9h00 e as 19h00, será reconstituído um cenário que proporcionará o contacto com os aromas, sabores, ruídos, actividades e modo de vestir de um passado longínquo, recreados por cerca de meia centena de figurantes.

A Sé Velha acolherá, assim, uma Missa com Canto Gregoriano, pelo Grupo Vozes Brancas, da Academia Martiniana (9h15), seguida da Bênção e leitura da Carta da Feira, com toque de trombetas, às 10h00. Só depois se dá início à Feira, propriamente dita, uma manifestação onde participam diversos grupos encarregues de promover uma permanente animação no recinto da Sé Velha, a saber: Viv'Art (apresentando música, artes de circo, mostra de armas e personagens diversos), o Grupo de Fantoches do Ateneu de Coimbra e os Grupos Duelos de Espada, Espada Lusitana e Artecena, responsáveis pela animação do Largo com Jogos Medievais. Marcarão também presença, entre outras personagens os bobos, os cuspidores de fogo, os malabaristas, o mendigo "Basílius", as feiticeiras, os prestidigitadores, a magia e o ilusionismo medievais, entre outros.

As diversas actividades artesanais, ilustradas ao vivo, pelas mãos de artesãos do concelho, designadamente, nas Tendas do "Barveiro", do Tabelião das Notas, do Ferrador, de Artefactos de Lã, das Velas, das Tintureiras, do Ourives e das Vassouras, estarão associadas aos petiscos e ao trajar medievais, numa animação constante que será protagonizada por várias colectividades, entre as quais se destacam mais de duas dezenas de Grupos de Teatro.

Entre a profusão de "tendas" colocadas no Largo da Sé Velha, expõem-se e comercializam-se produtos hortícolas e seus derivados (frutas, legumes, ovos, queijo, enchidos, pão, cereal em grão, mel, vinho), entre outros utensílios característicos da Idade Média, executados em madeira, barro, tecelagem, cestaria, jóias.

No decurso da Feira, decorrerá ainda uma conferência, pelas 16h00, no Salão Paroquial da Sé Velha, alusiva ao tema "O combate à fraude na Idade Média: o caso das cartas partidas por a, b, c", proferida por Maria José Azevedo Santos, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Fonte - Câmara Municipal de Coimbra

Sem comentários: