sexta-feira, 2 de junho de 2006

02-04/06 - 1ª Feira Equestre de Viseu no Centro Hípico do Montebelo

A 1ª Feira Equestre do distrito de Viseu e da Região Norte começa hoje em Farminhão, concelho de Viseu, por iniciativa do Centro Hípico Montebelo, secundado pela Comissão Directiva da Escola Superior Agrária, unidade orgânica do Instituto Superior Politécnico.

Trata-se de um evento sem precedentes na Região Norte do país. Se quisermos encontrar na nossa História, velha de séculos, uma suposta génese desta feira, temos de recuar aos primórdios da nacionalidade, para reavivar a antiga tradição equestre regional. "O Cavalo de Maio" obrigava a nobreza da região a apresentar os seus animais no primeiro dia de Maio de cada ano. Quem não aparecesse estava sujeito a algumas sanções.

É perante este quadro que se realiza a partir de hoje e durante três dias o certame, cujo principal objectivo é fazer um levantamento dos diversos tipos de raças e de quantidades que povoam os estábulos de pequenos criadores e demais amantes ou candidatos a aprender a nobre arte de saber cavalgar.Por ser uma tarefa exigente, a organização refere que "já seria extremamente gratificante se o objectivo enunciado fosse atingido", pode ler-se no documento que apresenta a Feira.

Esse sucesso passará pela sensibilização de todos os detentores dos animais, levando-os não só a procurar os locais próprios para a sua valorização, mas também aconselhamento na difícil opção da raça a escolher.Na mesa está igualmente esta oportunidade única no âmbito do negócio do cavalo. Apesar do delicado momento que atravessa o sector, o puro-sangue lusitano continua a prevalecer como cavalo de elite nos tempos que correm.

As instalações do Centro Hípico Montebelo acolherão um número extraordinário de animais, tal é o interesse e o entusiasmo que se vive nos dias que antecedem o certame. E como o cavalo apresenta um ar garboso e intelectual, no programa foi introduzida uma forte componente cultural, através da apresentação do espectáculo "Cavalo e Fantasia".

Assim, está previsto o baptismo equestre de crianças, uma visita à Feira; um Dão de Honra; Fados de Coimbra; uma garraiada; uma demonstração com cavalos de ensino; uma mostra de cavalos, nomeadamente de éguas afilhadas, poldros de um, de dois e de três anos; um festival hípico; uma segunda e terceira mostras de cavalos; toureio a cavalo; Horse Paper; uma palestra temática; uma gincana; e danças e cantares regionais.

Mais uma vez se esclarece que Viseu possui uma arregada tradição equestre, tão antiga quanto "O Cavalo de Maio". Nada faltará ao evento para que venha a ter sucesso, no sentido de que possa ser repetido mais vezes, trazendo a Viseu criadores e amantes de cavalos, da região e do país.
Notícia retirada do Diário de Viseu

para aceder ao programa integral da 1ª Feira Equestre, clique aqui.

Sem comentários: