segunda-feira, 26 de junho de 2006

01/07 - Inauguração do Centro de Interpretação Geológica de Canelas, em Arouca

Vai ser inaugurado no próximo dia 1 de Julho, sábado, pelas 10:00, o Centro de Interpretação Geológica de Canelas, em Arouca.

Localizado na exploração de ardósias da empresa Valério & Figueiredo, Lda., esta infra-estrutura alberga um raro e valioso Património Geológico, resgatado durante os últimos 15 anos e formado por fósseis de invertebrados do Ordovícico Médio (cerca de 465 milhões de anos). Entre estes destacam-se algumas das maiores, mais raras e até únicas espécies de trilobites do mundo, razão pela qual esta jazida fossilífera é referenciada internacionalmente.

A recuperação e protecção deste património geológico de inegável valor, são hoje consideradas unanimemente pela comunidade científica um novo paradigma de cooperação entre a indústria extractiva e a ciência, sendo a informação cientifica entretanto obtida disponibilizada agora à população estudantil e ao grande público, através do novo Centro de Interpretação Geológica de Canelas (CIGC).

Na cerimónia de abertura será apresentado o livro “Trilobites gigantes das ardósias de Canelas (Arouca)”, coordenado pelos professores Artur Abreu Sá (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e Juan Carlos Gutiérrez Marco (CSIC – Universidade Complutense de Madrid), que constitui um catálogo descritivo dos fósseis recolhidos na pedreira. Em continuidade, será apresentada a página web do CIGC, da autoria da Dra. Daniela Rocha (Universidade do Minho) e o percurso pedestre interpretativo “Rota do Paleozóico”, que permitirá ao caminheiro fazer uma “viagem no tempo”, através de rochas com idades compreendidas entre os 520 e os 300 milhões de anos, em pouco mais de uma hora.

Fonte - Posto de Turismo de Arouca
Tel.: +351 256 943 575
arouca@rotadaluz.pt

Sem comentários: