terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Museu Machado de Castro desvenda Coimbra romana

Museu Machado de Castro desvenda Coimbra romana

O Museu Nacional Machado de Castro reabriu parcialmente ao público, desvendando agora novos dados sobre a Coimbra romana, de há 2.000 anos. Escavações realizadas no âmbito das obras de requalificação e ampliação do museu, ao longo dos últimos dois anos, permitem agora conhecer o criptopórtico, uma das mais notáveis obras de arquitectura romana em Portugal.

Embora integrado no edifício principal do Museu, o criptopórtico passa a constituir um circuito de visita autónomo, em reconhecimento da sua singularidade e importância no quadro da arquitectura romana.

Pela primeira vez, o público tem acesso à totalidade da construção, enriquecida pelas recentes descobertas e pelas novas interpretações que elas possibilitam, as quais também contemplam o fórum de que já não restam vestígios à superfície.

Ao visitante é oferecida informação escrita (em painéis e desdobrável) ou falada (áudio-guia e depoimentos filmados no local). Uma visita virtual ajudá-lo-á a compreender melhor as relações espaciais desta subestrutura e dos edifícios que sobre ela se erguiam, bem como a topografia em que se insere. O documento, já disponível na versão inicial, encontra-se em desenvolvimento.

Este valioso recurso informático agradará certamente a todos os visitantes, mas é sobretudo aos que não possam percorrer livremente o conjunto das galerias subterrâneas que ele prestará maior serviço.

Os principais resultados da investigação arqueológica, realizada nos últimos anos, no edifício e zonas adjacentes, são apresentados na exposição temporária que acompanha esta reabertura. A sua divulgação será feita também em livro, cujo lançamento irá ocorrer no próximo trimestre de 2009.

No Museu Nacional Machado de Castro, que reabriu ao público de forma parcial, as obras de adaptação ao novo programa museológico, contemplaram a construção de dois edifícios adjacentes, num projecto assinado por Gonçalo Byrne.

Horário:
3ª a Dom.: 10h00-12h30 e das 14h00-18h00
Encerra à 2.ª

Preço: 2€ ( só visita ao Criptopórtico)

Sem comentários: