terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

15/02 - Casal de S. Simão inaugura Caminho do Xisto

É inaugurado dia 15 de Fevereiro o Caminho do Xisto de Casal de S. Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos. Aldeia em que as casas de pedra parecem estrategicamente erguidas, ao longo da crista de uma pequena elevação.

É na envolvente do Casal de S. Simão, passando pelas Fragas de S. Simão, pela sua praia fluvial e pelas povoações de Além da Ribeira, Ponte Brás Curado e Saonda que o percurso se desenrola.

Neste território encontram-se linhas de água abundantes, repletas de levadas e moinhos, testemunhos de um passado de ocupação humana; algumas manchas de flora original da região, casos dos azereiros, do feto-real, do amieiro ou do sabugueiro.Por entre a vegetação escondem-se muitos mamíferos, com destaque para a raposa, a geneta, o saca-rabos, o gato-bravo, o toirão e a doninha.


É este o percurso deste Caminho do Xisto, numa Aldeia que, graças à paixão dos actuais moradores que aqui encontraram um refúgio da cidade, foi assim reconstruída. Sendo agora ainda mais acolhedora e agradável de se passear e fotografar.

Este mesmo dia será o primeiro da Exposição Itinerante ‘Fotoxisto’, patente na Loja da Aldeia do Casal de S. Simão.

Sem comentários: