
Fonte: Câmara Municipal de Penacova
Este blog pretende ser o espaço de afirmação da cultura turística do Centro de Portugal. Abertos à inovação e conscientes da importância da competitividade turística, este é um espaço onde pode encontrar informações sobre a actividade da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal. Mas porque é inquestionável o valor da informação, este é um espaço de trabalho de e para todos. Participe.
De 19 a 24 de Fevereiro, Aveiro vai viver o Carnaval. Decorrerá um conjunto de iniciativas numa tenda instalada no Rossio: Carnaval Académico no dia 19, Pré-Carnaval a 20, Carnaval Infantil no dia 21, das 17.30 às 19.00 horas, Baile do Farnel também a 21, das 15.00 às 18.00 horas de 22 haverá mais Carnaval Infantil, no dia seguinte, será o Carnaval Sénior das 14.30 às 17.30 horas, seguido da Grande Festa do Carnaval e Carnaval do Emigrante no dia 24 das 19.00 às 02.00 horas.
Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, Junta de Freguesia da Vera-Cruz, Turismo do Centro de Portugal e alguns bares que convidam todos os aveirenses a viverem esta época festiva.
Fonte: Município de Aveiro
No dia 08 de Março, o Hotel Rural Villa do Banho, em S. Pedro do Sul, organizará um almoço com jazz. Leia mais sobre a formação que actuará nesse dia: o projecto Off Road - Música do Mundo Improvisada.
Um projecto musical composto por 3 músicos de 3 países. Músicos de primeira linha com raízes culturais e experiências musicais distintas integrar-se-ão numa experiência musical única; improvisações duma mistura de Jazz, Worldmusic, com uma forte vertente de música traditional chinesa; rítmico, espiritual e fascinante; um projecto que elimina fronteiras e cria uma linguagem musical global, 3 músicos que criam um 4º mundo.
Xu Fengxia, Guzheng, nasceu em Shanghai em 1963 e actualmente vive na Alemanha. Xu Fengxia começou a tocar instrumentos tradicionais chineses aos cinco anos de idade, desenvolveu a sua formação no Conservatório em Shanghai e estudou instrumentos traditionais de corda na Universidade de Música. Ela foi solista na reconhecida Orquestra de Música Chinesa de Shanghai e realizou digressões, ainda como solista, em Singapura e Pequim. Desde a mudança para a Alemanha participa também em projectos de jazz e de música improvisada, colaborando com músicos reconhecidos como Peter Kowald, Johannes Bauer, Hamid Drake, Martin Blume, Phil Minton, Frank Gratkowski, Matthias Schubert, Michael Heupel, Joe Fonda, Assif Tsahr, Baby Sommer, entre muitos outros. Além disso, ela estabeleceu-se como interpréte de obras de compositores contemporâneos, nomeadamente da China, e actua como convidada na Orquestra do “Bayrischen Rundfunk”, no Ensemble Recherche, no New Ensemble de Amsterdão e no Coro da BBC. Xu Fengxia utiliza cada vez mais a sua voz para intervenções vocais, aplicando várias técnicas asiáticas. “... a música de Xu Fengxia é um súmula da tensão entre duas culturas, a chinesa e a ocidental, acumulando-a numa música improvisada altamente intensa...” Günther Huesmann, Tagesspiegel
Lucas Niggli, Bateria e Percussão, nasceu em 1968 nos Camarões onde passou os primeiros oito anos de vida antes de ir viver para a Suiça. Ele descobriu a sua afinidade com a música, especialmente vocacionado para instrumentos de ritmo/percussão, bastante cedo. Em 1995, criou em conjunto com Dominik Blum e Marino Pliakas a formação vanguardista “Steamboat Switzerland”, que resulta actualmente em quatro cd´s editados, duas produções em vinil e aprox. 200 concertos realizados. Em 1999, estabeleceu o trio Lucas Niggli ZOOM (com Nils Wogram e Philippe Schaufelberger) com o qual se apresentou em grandes festivais como Moers, Saalfelden, Willisau, Le Mans, Vancouver, Zuerich, entre outros. Desde 2006, Lucas Niggli também compõe música para a formação international de bateria e percussão, “Beat Bag Bohemia”, com Kesivan Naidoo, Rolando Lamussene e Peter Conradin Zumthor. Inserido nas mais variadas formações participou em digressões por toda a Europa, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Egipto, África do Sul, Formosa e China. Lucas Niggli também executa regularmente obras de compositores contemporâneos como David Dramm, Michael Wertmueller, Sam Hayden, Felix Profos, Kagel, Polanski, Cage e Rzewski; compõe obras para coros, orquestras e ensembles mais pequenos e realiza workshops de percussão, improvisação livre ou bandas conceptuais.
De Alma Mater até às mais recentes criações, algumas delas ainda não editadas... Rodrigo Leão faz-se acompanhar pelo Cinema Ensemble, uma formação invulgar que mistura instrumentos clássicos com eléctricos e que é presença constante na partilha do palco com o músico e que têm esgotado todas as melhores sala de Portugal sempre com grande sucesso de público e crítica. Neste concerto, ao lado de Rodrigo Leão, estará também, regra geral, a voz de Ana Vieira.
Com 25 anos de carreira, Rodrigo Leão foi membro fundador dos Sétima Legião e integrou os Madredeus. Em 1993 deu início à sua carreira a solo, explorando o seus impulsos de compositor. Lançou os álbuns Ave Mundo Luminar, Theatrum, Alma Mater, Pasión e, já em 2004, Cinema, registo com a colaboração de Beth Gibbons dos Portishead e de Ryuichi Sakamoto que foi alvo de um generalizado aplauso e de um sólido sucesso. O ano passado, Rodrigo Leão reviu a sua carreira a solo em Mundo e assinou a banda sonora de uma das melhores séries de televisão dos últimos anos, Portugal, Um Retrato Social, da autoria do sociólogo António Barreto.
Fonte: Teatro Viriato
O Museu da Ciência oferece a qualquer casal de namorados a possibilidade de visitar o Museu no Dia dos Namorados (14 de Fevereiro) com a aquisição de um único ingresso.
Charles Darwin casou em Janeiro de 1839 com a sua prima Emma Wedgwood. Alguns meses antes escreveu algumas reflexões sobre a união de duas pessoas pelo casamento e as consequências deste acto, quer a nível social quer a nível familiar.
O Museu Nacional Machado de Castro reabriu parcialmente ao público, desvendando agora novos dados sobre a Coimbra romana, de há 2.000 anos. Escavações realizadas no âmbito das obras de requalificação e ampliação do museu, ao longo dos últimos dois anos, permitem agora conhecer o criptopórtico, uma das mais notáveis obras de arquitectura romana em Portugal.
O Carnaval é uma tradição enraizada no nosso concelho, onde os Cardadores de Vale de Ílhavo marcam a sua presença nos desfiles tão habituais desta época do ano. Estas actividades carnavalescas apreciadas especialmente pelas crianças, que vibram com a animação e colorido desta festividade, levaram o Serviço Educativo do Centro Cultural de Ílhavo a desenvolver um workshop de Máscaras destinado a crianças a partir dos 6 anos.
Este workshop tem como objectivo descobrir as tradições carnavalescas e criar, até onde a imaginação permitir, máscaras coloridas e originais.
Entrada € 5,00 sala de ensaios · M/6 anos · limitado a 20 participantes
Fonte e mais informações em Hotel Montemuro