segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Geopark Naturtejo agraciado com distinção mundial

O Geopark Naturtejo acaba de ser distinguido com o prémio Ecotourism Award . Um galardão de âmbito mundial que premia o trabalho desenvolvido pela Naturtejo na área do turismo natureza.

“Este prémio representa o reconhecimento internacional do trabalho que temos feito ao nível do turismo natureza. Para Portugal este galardão também é importante já que nos dá grande notoriedade neste sector”.

As palavras são de Armindo Jacinto, presidente da Naturtejo e um dos responsáveis pelo único geoparque português, e foram proferidas após a entrega do prémio Ecotourism Award, em Taiwan, no 69º Congresso Mundial da Skal, no passado dia 13.

O prémio foi atribuído pela SKAL International, uma das maiores Associações de Profissionais de Turismo, fundada em 1934 e com cerca de 20 mil membros espalhados por 90 países nos cinco continentes. “Soubemos que esta associação distinguia os melhores projectos e candidatámo-nos. O nosso trabalho visa sobretudo essas áreas de turismo natureza e de turismo sustentável. Apresentámos o nosso projecto, com realce para os programas educativos, os quais saíram premiados”, acrescentou Armindo Jacinto.

Estreia absoluta
Esta é a primeira vez que uma entidade portuguesa conquista este galardão, que, neste caso, distinguiu o único geoparque português, da rede European Geoparks Network e Global Geoparks Network, sob os auspícios da Unesco, que une os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e que recentemente passou a Área Classificada no contexto da Rede de Áreas Classificadas Nacionais.

O Prémio de Ecoturismo da SKAL, visa relevar os melhores Programas Turísticos numa óptica de sustentabilidade, pelo que o Geopark Naturtejo vê assim reconhecido todo o trabalho desenvolvido na área do Turismo de Natureza/Turismo Sustentável, alinhado com a Estratégia da Região de Turismo do Centro e com as orientações constantes do Plano Estratégico Nacional de Turismo.

Além do prémio obtido, os responsáveis pelo Geopark, Armindo Jacinto e Rui Tomás Marques, consultor especialista nas áreas de Estratégia e Marketing Turístico, classificaram o Congresso como muito importante para o estabelecimento de novos contactos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muitos parabéns a toda a equipa da Geopark Naturatejo.
Estando nos Açores, soube da distinção através da revista SKAL Internacional pois sou sócio do Skal há 15 anos.
Louva-se a distinção mas é pena não haver divulgação destes feitos heróicos que representam o trabalho silencioso mas convicto de muitos.
Porque sou director de um hotel com ceritifcado EMAS e ISO 14001 há 4 anos imagino o que representa este galardão para a vossa organização.
Também ficamos a saber que há muito para fazer pelo Ambiente em Portugal onde somente alguns participam.

Bravo!Continuem!

João Luis Cogumbreiro
HOTEL MARINA ATLÂNTICO
www.bensaude.pt