quarta-feira, 8 de outubro de 2008

09/10 - Peça "Boa Noite Mãe" no Teatro Académico de Gil Vicente

Boa Noite Mãe

'Nigth Mother, é uma peça de teatro escrita pela notável dramaturga americana Marsha Norman, premiada com o famoso Prémio Pullitzer, que conta com a interpretação das actrizes Manuela Maria e Sofia Alves e com a realização plástica de Raquel Pinheiro, sob direcção do director internacional, Celso Cleto.

Marsha Norman, tem trabalhado para televisão e cinema, dirigindo actualmente o departamento de composição teatral da Juilliard Drama Scholl. Além de ter ganho vários prémios pode ainda realçar-se o Tony arrecadado com a sua obra intitulada The Secret Garden.

O suicídio anunciado na obra Boa noite Mãe, revela-nos a relação familiar de duas mulheres, mãe e filha, que, no decorrer de um espaço-tempo implacável, vivem uma profunda crise.

Estas duas personagens, a filha Jess (Sofia Alves) e a mãe Thelma (Manuela Maria), vivem numa casa isolada no sul dos E.U.A.

Jess, abandonada pelo marido, Cecil, e vivendo um drama com o voluntário desaparecimento do seu único filho, não consegue encontrar na sua vida uma última esperança e comunica à mãe Thelma que se vai suicidar.

Thelma é uma mãe que construiu durante largos anos uma enorme solidão dentro do seu próprio casamento e uma relação dura com a sua filha. Esta noite, ao ser confrontada com a decisão desta, que nunca viu como a filha ideal, vai lutar desesperadamente para evitar que esta concretize a sua decisão, modificando o percurso desta noite.

Noite, que será, finalmente, de grandes revelações.

Numa produção Dramax Oeiras e Cultura Angra, em colaboração com o Teatro da Trindade, esta criação estreou no dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, na cidade de Angra do Heroísmo, nos Açores, e está integrado nas Comemorações dos 25 anos da Cidade de Angra, Património da Humanidade (UNESCO), bem como nas Comemorações dos 140 anos do Teatro da Trindade e possuirá a chancela de Oeiras - Ano 2009 - 250 Anos.

Título original: 'Nigth Mother (1982)

Autoria: Marsha Norman
Encenação: Celso Cleto
Elenco: Manuela Maria e Sofia Alves
Tradução: José Luis Luna
Realização Plástica: Raquel Pinheiro
Produção: Dramax Oeiras e Cultura Angra, em colaboração com o Teatro da Trindade

Duração: 100 minutos
Classificação etária: maiores de 16 anos

Fonte e mais informações em 100 ilusões

Sem comentários: