quarta-feira, 24 de setembro de 2008

04/10 - "Chama-me Fado" da Companhia de Dança Contemporânea de Sintra no Cine-Teatro de Estarreja


Depois da digressão Ventos do Oriente, Ventos do Ocidente recheada de sucessos pelas grandes salas do nosso país, a Companhia de Dança Contemporânea de Sintra, prepara-se para apresentar outro espectáculo cheio de magia, de alma lusitana e muito ritmo. Intitula-se Chama-me Fado.

Vamos falar do Fado Corrido, aquele que vai atrás de quem dança e de quem canta, falamos do Fado Menor quando a guitarra, o acordeão e o contrabaixo chora baixinho; vamos falar da nossa saudade, da alma de quem tanto tem para dar. O Fado à Desgarrada, tão típico de quem dialoga e discute acesa e vibrantemente o ciúme.

Vamos falar daquilo que nos faz gente. E se fechar os olhos por segundos, vai encontrar-se a si viajando connosco. Uma interpretação de música e corpo vestido de fado.

Um filme acompanha toda a cena e se deixar levar, vai rever a sua vida, as suas paixões, as dores e o amor que se encontra, enfim.Tal como Teófilo Braga afirma: “(…) o ritmo do canto é notado com o bater do pé e com desenvoltos requebros; a dança e a poesia auxiliam-se no que se chama bater o fado.

”Afinal o fado viaja pela cultura árabe, cultura africana e acima de tudo viaja pelo mar. A música do espectáculo vai ser tocada ao vivo pelos Maria Lua, com acordeão, contrabaixo, percussão, guitarra e voz de Lara Afonso (conhecida Pivot da TVI).

Venha ter connosco, faça parte desta viagem, temos a certeza que no final também se vai chamar Fado!

Sem comentários: