segunda-feira, 22 de setembro de 2008

03/10 a 05/10 - Encontro de Contadores, Lareiras e Sabores nas aldeias de Covas do Monte e Candal - S. Pedro do Sul

Maciço da Gralheira
Aldeias de Covas do Monte e Candal
(São Pedro do Sul – Viseu)
3, 4 e 5 de Outubro de 2008

Quem faz o conto é o ouvido
Italo Calvino

Resultando de uma vontade encontrada para que a arte de contar estórias fosse promovida e partilhada na região, resolvemos, a partir desta ideia, (re)descobrir a serra. Entre a Tradição Oral e o Património Local.

Num ambiente acolhedor e de partilha, integrado num projecto de promoção de inclusão e desenvolvimento, trazemos o conto de novo para a lareira, para o sítio onde nasceu, nas longas noites de frio e chuva, à volta do lume, em casa das pessoas. A ideia é que os participantes descubram as aldeias e suas gentes, ao circular de casa em casa para ouvir um contador diferente.

2 aldeias . 3 casas por aldeia . 1 contador por casa . 8 participantes por casa
A acompanhar tudo isto, teremos petiscos regionais, uma outra forma de descobrir a região.
Depois do balanço positivo da edição de estreia, voltamos a Candal e a Covas do Monte para nos deixarmos encantar pelos segredos e encantos do Maciço da Gralheira.

Desta vez teremos dois novos convidados muito especiais, o António Fontinha e a Cristina Taquelim, que desde há muitos anos vão levando muitas e boas histórias a muitos recantos do mundo...

Para dar início ao Estória, História... escolhemos este ano o Retiro da Fraguinha, um projecto que é simultaneamente um espaço de acampamento mas também um espaço de intervenção cultural e ambiental, permitindo um olhar renovado sobre o território. E acampar em Covas do Monte é precisamente outra das novidades deste ano, o que permitirá que os participantes possam prolongar a sua relação com a serra e os seus habitantes, e por isso mesmo potenciar a experiência no seu todo, esperamos nós.

Sem comentários: