sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Aveiro ganha Prémio Nacional «Mobilidade em Bicicleta»

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta acaba de atribuir à Câmara Municipal de Aveiro o Prémio Nacional «Mobilidade em Bicicleta» na categoria das Autarquias, como forma de reconhecer o seu empenho, ano após ano, na utilização da bicicleta (entre as quais o projecto BUGA). O prémio é simbólico e constituído por peças em vidro artesanal português.

O Prémio Nacional «Mobilidade em Bicicleta» visa reconhecer publicamente o contributo de determinadas entidades que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria das condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste veículo não motorizado.

Em 2006 a Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de Setembro, tem o objectivo de facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos em relação à mobilidade, em particular no que se refere à utilização do automóvel.

Promover a utilização da bicicleta como forma de mobilidade sustentável, não poluente, ecológica e saudável, quer como meio de lazer, quer para as pequenas deslocações pendulares: casa – trabalho ou casa – escola tem sido desde sempre uma dos objectivos da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

Ao promover a bicicleta, a FPCUB tem contribuído para o fomento da sua utilização e consequentemente para a melhoria da qualidade do ambiente urbano, uma orientação da política de ambiente da União Europeia, nomeadamente ao nível da adopção de medidas destinadas a reduzir a contribuição do sector dos transportes para as alterações climáticas. Se quisermos contribuir para a diminuição do trânsito automóvel e melhorar o ambiente das cidades há que criar condições seguras para a bicicleta (e também para o andar a pé) e fomentar o uso dos transportes colectivos (tornando-os cada vez mais eficientes, práticos, frequentes, seguros e confortáveis). Por outro lado, tanto a Comissão Europeia como a OMS (Organização Mundial de Saúde) dão importância e aconselham a utilização da bicicleta, nas suas diversas vertentes, como contributo para a saúde física e mental das populações.
Fonte: Universidade de Aveiro

Sem comentários: