segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Agenda CENTA

CENTA - Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas
Estrutura profissional pluridisciplinar pioneira na área das residências artísticas em Portugal. Criada em 1989, tem como objectivos: oferecer condições de trabalho adequadas ao processo criativo e à investigação no território da arte contemporânea, contribuir para o reforço da identidade cultural das populações locais através da aproximação à comunidade artística e criação de dinâmicas culturais locais. Tendo sido reconhecida como estrutura profissional de “carácter ímpar em Portugal e potenciador de uma dinâmica inovadora” pelo Ministério da Cultura é financiada pelo Estado, desde 2000. Funciona nas instalações cedidas pela Tapada da Tojeira, casa agrícola com lagar de azeite e modo de produção biológico. Concebeu e produziu projectos muito diversificados que vão desde a integração de lendas, pessoas e rebanhos da localidade (Projecto Tojeira, Auto de Sibila Cassandra, Projecto Salgueiral, Experimenta o Campo, Projecto Paisagens) até projectos eminentemente urbanos (Lisboa Fora de Horas), passando por projectos de formação contínua para as escolas do 1º Ciclo do Concelho de Vila Velha de Ródão, bem como para o Estabelecimento Prisional de Castelo Branco (projecto ®Existir), por exposições temporárias de artes plásticas (Variante à Estrada Nacional n.º1, ADOIS) e criação de um núcleo de arte contemporânea, o NAC. Muito empenhado na defesa dos interesses da comunidade artística e, em particular, no desenvolvimento da dança, foi co-fundador da REDE - associação de estruturas para a dança contemporânea.

Actividades da CENTA

Leituras ao domicílio
Com esta iniciativa pretendemos apelar para o prazer de ler e de ouvir, remetendo para a capacidade que um bom livro tem de pôr o indivíduo em contacto com outros mundos, outras realidades, outras pessoas. Ler pode ser um meio para obter mais informação, mas pode ser, acima de tudo, um modo de aceder facilmente à capacidade de imaginação e de devaneio que cada um possui naturalmente. Ler não pode nunca ser uma obrigação, não pode ser um acto forçado. A leitura dá-se no encontro, numa relação de empatia. A ler conquista-se a capacidade de reflectir, a leitura supõe sempre um olhar individual, uma apropriação sobre o texto, tornando-se assim um acto solitário de intimidade.

Programa de Formação Artística
A equipa do CENTA idealizou uma série de oficinas pedagógicas para o público infanto-juvenil, e não só, onde são trabalhados alguns conteúdos curriculares na área da dança/movimento e artes plásticas/visuais.
O facto de a equipa do CENTA integrar dois criadores nas áreas acima descritas permite a realização destas oficinas/ateliês num período mais alargado e de modo mais adequado às necessidades das escolas, mas também a sua realização aos fins-de-semana para todos os que estiverem interessados.

Visitas guiadas ao NAC - Núcleo de Arte Contemporânea
Continuam abertas as inscrições para as visitas guiadas ao NAC [Núcleo de Arte Contemporânea], que integra projectos de land art, site specific e arte efémera idealizados e concebidos por Rui Silveira, Armanda Duarte, Fernando Tropa, Luísa Ferreira, entre outros.

Experimenta o Campo 2006
“Experimenta o campo” tem como principal objectivo o desenvolvimento de projectos onde confluam linguagens de dois universos distintos. Por um lado, um universo de objectos nascidos de uma relação com a “terra”, com o tempo de ambiência, com uma vivência geracional. Elementos reveladores de uma identidade própria perpetuada no tempo. Por outro lado, o design, encontra-se associado à sociedade de consumo e à produção em massa, originando uma estreita relação com a indústria e um distanciamento real em relação às pessoas.
A segunda fase ocorrerá no CENTA, onde se realizará uma residência dos grupos de trabalho.
Cada grupo irá proceder ao início dos trabalhos, definindo a área de intervenção, os parceiros regionais, os conceitos a explorar, as etapas de trabalho, e eventuais residências no CENTA para desenvolvimento de projectos. Esta fase ocorrerá em Setembro de 2006, em datas a definir.

CENTA
[Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas]
Tapada da Tojeira
6030 – 006 Vila Velha de Ródão
272 541 080 Telf.272 545 314 Fax
centa@mail.telepac.pt
http://centa-tojeira.blogspot.com/
Membro fundador da REDE [associação de estruturas para a dança contemporânea]

Fonte: Naturtejo

Sem comentários: