sexta-feira, 15 de setembro de 2006

01/10 - Coimbra celebra o Dia Mundial da Música

Comemora-se a 1 de Outubro o Dia Mundial da Música. O Departamento de Cultura do Município assinala a efeméride através da realização de duas conferências/recital e um concerto, que evocará Mozart, no ano em que se comemoram os 250 Anos do Nascimento do compositor austríaco.

As comemorações arrancam já no o próximo Sábado (16/09) com uma conferência/recital (que terá uma outra apresentação, sobre a mesma temática, no dia 30 de Setembro, às 19h00,na Sala Polivalente), promovida pela Fonoteca Municipal, em colaboração com o Conservatório Regional de Coimbra.

A iniciativa, com início marcado para as 19h00, decorre na Sala Polivalente da Casa Municipal da Cultura é conduzida por Ragner Tovar e Alice Sagradas, ambos docentes do Conservatório. Na ocasião, serão abordados, sob perspectivas distintas - conferência/recital - instrumentos, como a guitarra electro-acústica, a guitarra eléctrica, a viola baixo eléctrico, o teclado electrónico, a percussão latina e percussão electrónica.

Ragner Tovar é licenciado em Ciências Musicais pela Escola Superior de Música Pedro Nolasko Colón de Caracas (Venezuela) e da Universidade de Aveiro. Possui o Curso Superior de Música Electrónica da Universidade Simon Bolívar – Venezuela. Protagonizou concertos em Itália, Polónia, Colómbia, Venezuela, Espanha e Portugal. Dirige, actualmente, os Cursos de Música "Instrumentos Electrónicos e Acústicos" no Conservatório Regional de Coimbra e no Conservatório da Covilhã.

Alice Sagradas é licenciada em Direito, estudou música em Angola desde os 10 anos e, posteriormente, em Portugal, destacando-se nas disciplinas de Bandolim, Percussão Latina e Canto. Tem acompanhado o professor Ragner Tovar em diversos concertos de música electrónica e acústica por todo o país.

Mozart é a figura que será evocada no Dia Mundial da Música (1 de Outubro), através da interpretação de uma das suas obras mais célebres - o Requiem in ré menor, K. 626, pela Orquestra Clássica do Centro e pelo Choral Aeminium. A partir das 21h30, a Igreja de S. José acolhe um concerto em que serão solistas convidados Carlos Guilherme (Tenor), Ana Paula Russo (Soprano), António Salgado (Barítono) e Margarida Reis (Mezzo-soprano), sob Direcção do Maestro Virgílio Caseiro. [Acesso livre]
Fonte - Câmara Municipal de Coimbra

Sem comentários: