sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Entre Março e Outubro os Dinossauros invadem o Geopark

A maior exposição itinerante de Dinossauros do Mundo, que nunca antes fora reunida, denominada “Dinossauros invadem o Geopark”, irá estar patente no NERCAB, em Castelo Branco, a partir do mês de Março até finais do mês de Outubro do corrente ano.

Esta exposição da empresa holandesa Creatures & Features, com mais de 30 dinossáurios, conta ainda com o apoio científico da conhecida dinossauróloga portuguesa Vanda Faria dos Santos, do Museu Nacional de História Natural e da Associação Leonel Trindade de História Natural, de Torres Vedras. Assim, para além de réplicas gigantescas de esqueletos de dinossauros, como a de um saurópode Camarasaurus com 17 m de comprimento e 9 m de altura, e de vorazes terópodes para todos os tamanhos, répteis voadores, crâneos, ovos, embriões e de reconstituições de dinossauros em vida existirá, pela primeira vez, a apresentação da escavação de um dinossauro real proveniente do Wyoming (E.U.A.). O espaço de 3000 m2 da exposição “Dinossauros invadem o Geopark” contará ainda com uma espectacular mostra de dinossauros portugueses da colecção da Associação Leonel Trindade e com uma apresentação dos fósseis do Geopark Naturtejo, 250 milhões de anos mais antigos do que o primeiro dinossauro.

No decorrer da exposição existe a possibilidade de virem a ser adicionados novos elementos resultantes das mais recentes pesquisas científicas e poderão também haver actividades desenvolvidas pela Creatures & Features durante o Verão como a construção, ao vivo, de um dinossauro.

A exposição conta com o patrocínio da Entidade Regional de Turismo do Centro e da Câmara Municipal de Castelo Branco, entre outras Instituições e Empresas da região e do resto do país, que se estão a associar a mais um grande evento, de escala internacional, do Geopark Naturtejo.

Também a CP estará envolvida com “Dinossauros invadem o Geopark” através da criação de um novo programa turístico “O Comboio dos Dinossauros”, o qual pretende trazer de uma forma cómoda e mais ecológica, entusiastas dos dinossauros de todo o país.

Os Programas Educativos do Geopark Naturtejo levarão as escolas da região, do resto do país e de Espanha, à descoberta da evolução da Vida na Terra guiada pelos fósseis presentes na exposição, desenvolvendo ateliers de réplicas de fósseis semelhantes às que se podem admirar em “Dinossauros invadem o Geopark” e participando com os mais pequenos numa verdadeira escavação de um grande dinossáurio carnívoro, descoberto no Deserto de Gobi, Mongólia.

Mas a exposição não se fica pela cidade de Castelo Branco: “Dinossauros invadem o Geopark” irá permitir conhecer todos os concelhos que compõem a Naturtejo, através de uma exposição itinerante que irá percorrer os municípios de Portalegre, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Oleiros, Idanha-a-Nova e Nisa e todos poderão participar nas actividades aliciantes que o Geopark Naturtejo disponibiliza.

Como no Geopark nunca se esquece a animação, tanto para os mais pequenos como para os mais graúdos, “Dinossauros invadem o Geopark” contará com animações teatrais, almoços pedagógicos, actividades lúdicas sobre paleontologia, os fósseis, o processo de fossilização e moldagem.

Poder-se-á encontrar também uma ampla oferta de merchandising, atraindo e divulgando a evolução dos dinossáurios em Portugal e no mundo, no Geopark Naturtejo.

Mais informações em Naturtejo

Sem comentários: