quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Coimbra recebe 27 carregadores de veículos eléctricos até 2012

Os 27 pontos de carregamento lento a instalar em Coimbra, integrados na fase piloto do Programa para a Mobilidade Eléctrica, foram aprovados, ontem, pelo executivo municipal. Ao todo, são nove os locais onde ficarão os 27 carregadores de veículos eléctricos. O município de Coimbra, juntamente com mais 24 autarquias, inovou ao avançar com esta rede, assumindo o desafio de a concluir até 2012.

Além dos três pontos de carga lenta na Avenida Sá da Bandeira, em frente às Galerias Avenida, serão instalados dois pontos junto à Direcção Regional de Educação do Centro, na Rua General Humberto Delgado. A Praça D. Dinis, na Alta universitária, receberá quatro carregadores, com o parque de estacionamento do actual Hospital Pediátrico, na Alameda Armando Gonsalves, a acolher outros quatro pontos de carga.

No Pólo II da Universidade de Coimbra e na Casa do Sal, no parque de estacionamento junto ao jardim, serão instalados mais oito carregadores, divididos de forma igual. Para o Largo das Ameias, em frente ao Hotel Oslo, o Pólo B da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o Largo dos Olivais está prevista a instalação de dois pontos de carga lenta em cada um destes três locais.

Além dos 27 pontos de carregamento na fase piloto, a restante rede de abastecimento de carros eléctricos de Coimbra contemplará a médio prazo, a implementar até 2015, mais 34 pontos, estando estimado um total de 74 postos de carregamento lento (duração aproximada de quatro a seis horas) e três postos de carregamento rápido (duração de carregamento de 20 a 30 minutos).

A nova era energética mundial propõe um modelo de mobilidade, verdadeiramente integrado, com base nas energias renováveis. Assumindo o pioneirismo na adopção de novos modelos energéticos para a mobilidade e no âmbito da execução do Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética, o Governo criou o Programa para a Mobilidade Eléctrica em Portugal, visando a criação de condições para a introdução e massificação da utilização do veículo eléctrico.

Sem comentários: