quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

28 Fevereiro | 12:00 | Apresentação da obra "Penacova, o Mondego e a Lampreia" de Fernando Correia e Carlos Fonseca nas Piscinas Municipais Penacova


Penacova, o Mondego e a Lampreia
Fernando Correia e Carlos Fonseca
ISBN: 978-972-99628-1-3
Edição: Câmara Municipal de Penacova (276 páginas profusamente ilustradas, 23 x 23 cm, capa dura e sobrecapa)

Síntese de conteúdos
Penacova, o Mondego e a Lampreia é uma obra que se quer concelhia, mas almejando ser nacional. Por entre as suas muitas páginas procurou-se espelhar as muitas realidades que o nosso, ainda rico, património natural encerra em si — autêntico e insuspeito tesouro que, cada vez mais, urge estimar, acalentar, defender e conservar. Constituindo um magnífico cartão de visita, à muito aguardado, esta obra torna-se ainda mais pertinente e simbólica, quando em todo o planeta se celebra o Ano Mundial da Biodiversidade. Feita por biólogos, nela transparece o amor incondicional pelas múltiplas facetas que a Natureza assume — sejam aquelas feitas de matéria orgânica viva, seja ainda aquela outra que se mostra por entre pungentes afloramentos rochosos, onde a história da Vida e da Terra se vem escrevendo. Explora-se assim o exuberante património biológico e os valores naturais de Penacova – aqueles já extintos, na forma dos fósseis, e também aqueles que todos dias labutam e sobrevivem: os peixes, os anfíbios e os répteis, as aves, os mamíferos e várias outras formas de vida animal que pululam e desabrocham, um pouco por todo lado e por entre as ramagens folhadas a verde, ou as agulhas dos pinheiro nas penedias. Penacova, varanda sobre o Mondego, serve também para introduzir os valores paisagísticos deste rio tão português e da sua bacia hidrográfica. Correndo por entre rios de palavras e marulhares de centenas de imagens, fotografadas ou ilustradas, criam a ambiência certa para introduzir o protagonista maior — a lampreia-marinha. Emblema gastronómico desta região, é aqui apresentada em toda a extensão do seu ciclo de vida, ilustrando as várias fases e transformações por que passa, os maiores problemas que enfrenta, enquanto recurso natural, e recuperando ainda, para a memória colectiva, o registo de algumas das anciãs e vetustas práticas utilizadas na sua captura. No final, resta a gula e o modo requintado em preparar, por entre séculos de ensaios gastronómicos, aquela que é, para muitos, a Rainha das iguarias — assim também reconhecida pelos rituais da Confraria da Lampreia de Penacova.

Síntese curricular dos autores
Fernando Jorge S. Correia é biólogo (Licenciatura e Mestrado pela Fac. Ciências e Tecnologia, Univ. de Coimbra; doutorando pela Univ. de Aveiro) e ilustrador profissional desde 1988 (especialização em Ilustração Cientifica e Design de Comunicação), exercendo a sua actividade na área da criação de conteúdos (imagéticos e descritivos) e design de comunicação.
Autor multifacetado é responsável por mais de um milhar de projectos elaborados para Museus, Municípios, Empresas, Parques Temáticos, Universidades, Revistas (como a National Geographic Magazine/NGM, etc.) e Editoras de livros nacionais e internacionais.
Autor de vários artigos (APS Arte Digital, Vega, Ouro Virgem, etc.) e livros, dos quais destaca “Coimbra, Parques e Jardins; “Atuns, bonitos e cavalas dos Açores”; Olhão, um património a descobrir”, etc.
Editou ainda “O Javali” — a primeira obra em coautoria com Carlos Fonseca. Pioneiro na introdução da Ilustração Científica Digital em Portugal, participou nos mais destacados e reconhecidos livros da especialidade, como "La Carte a Gratter de A a Z", no também muito conceituado “The Guild Handbook of Scientific Illustration” (2ª ed.). Re-introduziu a disciplina de Desenho Biológico nos curricula universitários (Univ. Évora, 1996), continuando a leccionar Ilustração Científica em várias Universidades, Institutos e Escolas do Ensino Superior. Tem orientado vários estágios profissionais e para obtenção do grau de Licenciatura. Galardoado com vários prémios nacionais e internacionais (dos quais destaca o Grande Prémio Stuart de Ilustração na Imprensa Nacional, atribuído ao primeiro poster/mapa feito por portugueses para a NGM), as suas ilustrações também podem ser encontradas em Portugal, Inglaterra, Itália, Brasil e também EUA, em colecções privadas/particulares, associativas (GNSI Travelling Exhibit) e institucionais (New York State Museum, etc.) ou outras.
www.efecorreia-artstudio.com

Carlos M. M. Santos Fonseca oriundo de Penacova, é biólogo (Licenciatura e Mestrado na FCT/Univ. de Coimbra; Doutoramento na Univ. de Aveiro) e especializou-se no estudo dos grandes ungulados - e em especial, do javali, nacional e internacionalmente reconhecido. Actualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, onde lecciona diversas disciplinas de licenciatura e de pós-graduação na área da Gestão e Conservação da Vida Selvagem.
Paralelamente, coordena diversos projectos de investigação nacionais e internacionais (Brasil, Moçambique, Cabo Verde, Polónia, Noruega, etc.) e orienta cerca de duas dezenas de alunos de Doutoramento, Mestrado, Estágio e Projecto.
É autor ou co-autor de vários livros (entre os quais "Penacova: um quadro natural"), obra completa e/ou capítulos, bem como de dezenas de artigos científicos, técnicos, cientifico pedagógicos e de divulgação em diversas revistas, nacionais e internacionais. Um dos seus maiores desafios actuais, para além dos diversos projectos a decorrer em Portugal e além-fronteiras, é o de dar a conhecer a biodiversidade de Portugal ao público em geral, de modo a que a mesma possa ser devidamente respeitada e usufruída.

Sem comentários: