sexta-feira, 2 de maio de 2008

03/05 - Início do Festival de Teatro Jovem em Viseu


Vinte e uma colectividades, cinco das quais convidadas, vão participar no IX Festival de Teatro Jovem, que arranca amanhã, às 21h30m, com a peça "Telhados de Vidro", protagonizada pelo Grupo Ondas do Campo.

As propostas culturais decorrem até 31 de Maio e são integradas no Programa Cultural Viseu Naturalmente, promovido pela autarquia local. A promoção de uma política assente na valorização e apoio às acções culturais, com o intuito de dar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido no campo da representação por parte de escolas e associações, é um dos intuitos da actividade que tem em vista a descoberta de novos valores na área.

Até dia 9 de Maio, os interessados podem assistir às propostas dos artistas convidados. Segunda-feira sobe ao palco a Associação Zunzum ("Contárvores"), seguida do Teatro Academia ("Falar Verdade a Mentir"), do Grupo Thíasos ("Agamémnon de Ésquilo") e o Grupo Cénico do Órfeão de Viseu ("A Birra do Morto").

Os espectáculos são, tal como o projecto indica, apresentados por artistas jovens, que têm tido uma adesão muito significativa. Como exemplo disso está o facto de entre os participantes estar a Associação de Jovens da Emídio Navarro (AJEN), já repetente nestas andanças, que irá apresentar a peça "To".

De acordo com o presidente do Conselho Executivo daquele estabelecimento de ensino, António Cabral, "o Festival de Teatro já é uma referência para a cidade e tem despertado o interesse dos nossos jovens, que têm tido uma participação significativa".


Esforço

Apesar de "não haver muitos recursos", nota que a "vontade e imaginação" dos actores têm contribuído para a dinamização artística e apresentado peças da sua autoria. Por isso, a própria escola tem fomentado o interesse pela dramaturgia e pela arte cénica, apoiando os estudantes nesta actividade. Assim, o Auditório Mirita Casimiro deverá encher a 28 de Maio, quando os alunos subirem ao palco.

Entre as instituições presentes estarão ainda a Cáritas Diocesana ("As Bailarinas"), o Clube "Os Repesenses" ("Eu não sou fofoqueira"), o Agrupamento de Escolas de Marzovelos ("Uma pequena gota de Água"), o Conservatório de Música ("Ping e o Pote Vazio") e a Escola EB 2,3 de Mundão.

Os espectáculos do ano contaram com a participação de vinte grupos, o que representou o envolvimento de cerca de 250 jovens, um aumento face a épocas anteriores. 'Força de Viver', do GRUTEA - Grupo de Teatro de Passos de Silgueiros, foi a melhor peça da última edição do Festival de Teatro Jovem. O júri entregou ainda o prémio de Melhor Interpretação Masculina a Micael de Almeida, que fez de D. Pedro em 'Um Amor de Séculos', levada à cena pelo Grupo Teatral Boulevard, da Escola Secundária Viriato. Aliosman Nezhdet Ahmed levou o mesmo galardão, pela interpretação da personagem Joni, na peça 'Segunda Chance', da Associação de Jovens da Emídio Navarro.

A Melhor Interpretação Feminina foi para Sílvia Matos, que encarnou a figura Mulher na peça 'Momento', representada pela Companhia de Teatro 3 /Grupo de Intervenção Cultural e Artístico de Viseu (GICAV).

Mais informações em Câmara Municipal de Viseu

Sem comentários: