sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Festival do Azeite em Proença-a-Velha


Proença-a-Velha é uma das dezassete freguesias que compõem o município de Idanha-a-Nova estando intimamente ligada ao olival e à produção de azeite. Esta foi uma actividade extremamente importante no passado e embora hoje assista ao abandono de alguns olivais, como consequência de vários factores, entre os quais a desertificação humana, o facto é que na freguesia está sediado um espaço museológico dedicado ao tema denominado “Núcleo do Azeite de Proença-a-Velha”.

São razões mais que suficientes para que a Junta de Freguesia, em parceria com outras entidades locais, tenha arregaçado mangas e partido para a organização do primeiro Festival do Azeite que acontece nos próximos dias 9 e 10 de Dezembro. Durante este período os visitantes poderão tomar conhecimento de como funciona todo o ciclo do azeite, até porque o Núcleo é constituído por três lagares, um de varas, outro de tracção hídrica e o terceiro mecânico.

Para além da componente de exposição, demonstração, cultura e muita animação também estarão presentes produtores de azeite, azeitona de conserva e outros produtos à base de azeite, como seja a doçaria e ainda uma componente gastronómica.


Sem comentários: