terça-feira, 27 de novembro de 2007

Dão Lafões cria quatro Rotas Temáticas

Viriato, Grão Vasco, Aquilino Ribeiro e Camilo Castelo Branco são as quatro figuras que inspiram as novas rotas turísticas da Região de Turismo Dão Lafões. O presidente da região de turismo, Adriano Azevedo, afirma que as rotas Dão Lafões pretendem ser “uma oferta devidamente estruturada, de modo a que os turistas, em cada ponto do país ou no estrangeiro, saibam que em Viseu há um programa organizado, que podem usufruir”. Os responsáveis pela iniciativa esperam que o facto das quatro figuras - Viriato, Grão Vasco, Aquilino Ribeiro e o livro Amor de Perdição, de Camilo -, em que assentam as rotas, serem muito conhecidas, possam atrair muitos visitantes a Viseu, levando-os depois aos outros 12 concelhos que compõem a região de turismo, através do programa “Mundo de Experiências Dão Lafões”. Adriano Azevedo lembra que a região tem uma oferta diversificada, desde o termalismo tradicional, desporto activo, percursos pedestres, golfe, hipismo, etc. Conjugar estas novas quatro rotas, “que podem evoluir para outras”, com a gastronomia, termalismo e os eventos, “de renome nacional e internacional”, que vai havendo na região, associando uma oferta de qualidade, “pode abrir o caminho da captação turística que pretendemos”, refere o presidente da região de turismo. Toda esta oferta, “devidamente embalada” em pacotes preparados e completos, vai estar disponível nas agências de viagem, nacionais e estrangeiras, a partir de Março de 2008. Até lá a oferta está disponível, mas não de uma forma fechada, podendo o turista fazer a sua escolha.

As rotas:

Grão Vasco - Começa com uma visita ao museu Grão Vasco, junto à Sé Catedral, onde se vai também visitar o Museu de Arte Sacra. Faz–se depois um percurso por algumas pontos de interesse de algumas ruas do centro histórico. A rota termina no Fontelo junto ao antigo Paço Episcopal. A distância a percorrer é de aproximadamente 3,5 km e tem uma duração prevista de três horas.

Viriato - Tem início junto à cava de Viriato, no largo da feira de São Mateus. Passa no centro de artesanato na Casa da Ribeira, que fica encostada ao rio Pavia. Sobe-se a Rua Direita, até à Rua Formosa onde estão as ruínas da muralha romana. Segue-se para o centro histórico, através da rua Augusto Hilário, até à Sé. Duração aproximada de duas horas para uma distância de 2 km .

Amor de Perdição - Gira à volta do Largo Mouzinho de Albuquerque, ao fundo da rua Direita, local que foi o cenário do filme baseado no livro Amor de Perdição. São propostas de visita o Solar dos Albuquerques, a fonte de São Francisco e o Convento do Bom Jesus. Distância de 2 km a percorrer em duas horas.

Aquilino Ribeiro - Começa na Rua do Arco, por onde o escritor “terá entrado pela primeira vez em Viseu”. Através da rua direita e subindo as escadinhas da Sé chega-se ao centro histórico. Descendo ao Rossio, encontramos, um pouco antes, o Jardim das Mães, onde está o Museu Almeida Moreira. No centro da cidade há o parque Aquilino Ribeiro. A rota segue depois para o fontelo onde o escritor esteve preso, no edifício onde hoje está instalado o solar do vinho do Dão. Duração de duas horas e meia para se percorrer cerca de 2,5 km.

Fonte: As Beiras

Sem comentários: