segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Centro de Portugal cresce 14%


No período de Janeiro a Setembro de 2007, o número de Dormidas de Estrangeiros registadas no Centro de Portugal foi de 1.125.772, contra as 986.917 dormidas de estrangeiros registadas em 2006.
Um aumento de 14%, que coloca a Marca Centro de Portugal como o destino que registou, no conjunto da Marcas Turísticas Portuguesas - Continente e Ilhas, o crescimento mais significativo no que se refere ao total das dormidas de Estrangeiros.
Os Mercados que registaram maior crescimento face a período homólogo do ano anterior, foram a Espanha com um crescimento de +14,5%, a Alemanha com um crescimento, igualmente de 14,5%, logo seguidos da França com 10,4% e Itália com um crescimento de 6,9%.
Estes são os principais mercados emissores para a Marca Centro de Portugal logo seguidos pelo Reino Unido, EUA, Polónia, Brasil e Holanda.
No que se refere às receitas, os estabelecimentos hoteleiros sediados no Centro de Portugal, registaram um crescimento de 9,6%.
Para este resultado contribuiu, significativamente, o investimento realizado ao longo de 2007 para a internacionalização da Marca Centro de Portugal, dos seus destinos regionais e conjunto de serviços a eles associados.
Um investimento que se traduziu num enorme esforço promocional desenvolvido, nomeadamente, no Mercado Espanhol onde foi integralmente cumprido todo o plano estratégico definido para a Marca, para o ano de 2007.
A Marca Centro de Portugal esteve representada nas principais feiras do Mercado Espanhol – tanto de Profissionais como de Público, cumprindo uma estratégia focalizada num investimento em regiões claramente responsáveis pela emissão de um grande número de Turistas, como são os casos da Galiza, Castilla y Léon, Extremadura e Andaluzia e Madrid.
A complementaridade estratégica com todos os Associados da Marca, reforçada em 2007 e, que se traduziu na criação de condições para que, mercado a mercado, o alargamento dos canais de distribuição e consequente reforço da competitividade de cada uma das Empresas fosse alcançado, foi uma das chaves deste sucesso.
Realizaram-se Road-shows que contaram com uma significativa presença do tecido Empresarial do Centro de Portugal, cumprindo uma estratégia concertada de focalização de investimentos e actuação no arco temporal da procura:
- Road-Shows na Galiza e Castilla y Léon que ocorreram no período que antecedeu a Páscoa,
- Madrid em Maio e, por último a
- Andaluzia e a Extremadura em Outubro, no período que antecede os próximos Feriados da Constituição

O Centro de Portugal recebeu, num trabalho desenvolvido em estreita cooperação com as delegações do AICEP Portugal nos diversos mercados, um total de 374 pessoas – jornalistas e operadores, que corresponderam à realização de 37 visitas educacionais destinadas à promoção dos destinos regionais da Marca e à excelência de produtos e serviços a elas associados.
Uma nota particular para o investimento e esforço promocional focalizado nas Marcas Aldeias Históricas e Aldeias do Xisto, Marcas que pela sua distinção permitem trabalhar um conjunto de produtos, que claramente contribuem para a promoção de uma visão sustentada do desenvolvimento turístico.
As operações já desenvolvidas pela Hauser Exkursionen e Vikinger Reisen – Operadores Mercado Alemão em 2007 e em catálogo para 2008, são, a este propósito, exemplares pela promoção de territórios de baixa densidade turística, pelo contributo para a animação de pequenas economias locais e pela promoção de produtos de reduzido impacte ambiental como é o caso dos Walking e Cycling Tours.
Registe-se, de resto, que a Marca Centro de Portugal envolveu-se directamente na Campanha “ Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela” ao ver incluída a sua sugestão de entrega de sementes à Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela, promovendo, assim, a compensação das emissões de CO2 das viagem de jornalistas dos Estados Unidos, Canadá e Brasil que fizeram a cobertura do “Grande Raid das Aldeias Históricas”.
Ao nível da Comunicação e para além das campanhas centradas no Mercado Espanhol – Galiza, Castilla Y Léon e Extremadura, da Brochura da Marca Centro de Portugal os consumidores e agentes económicos têm à sua disposição
www.visitcentro.com e www.centrodeportugal.blogspot.com
A conjugação de todos estes instrumentos promocionais permitiu-nos alcançar resultados que evidenciam, quer o reforço da imagem e notoriedade dos principais Destinos Regionais da Marca Centro de Portugal – Aveiro, Luso-Buçaco-Curia, Coimbra, Viseu, Serra da Estrela, Tejo Internacional, quer um contributo claro para o reforço do posicionamento estratégico da Marca Portugal em 2007 e abrir as melhores perspectivas em 2008.

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