segunda-feira, 5 de novembro de 2007

"Encontro com Milton Santos" vence CineEco 2007

O Filme "Encontro com Milton Santos", do realizador brasileiro Sílvio Tendler, é o grande vencedor do Cine'Eco 2007 – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente, que terminou no sábado, dia 27 de Outubro, em Seia.
Tendo uma entrevista com o geógrafo Milton Santos como ponto de partida e referência, o documentário expõe um pensamento sobre a globalização, necessária e desejada. Discute as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos e as consequências provenientes dessa lógica do capital, que amplia as diferenças, ao invés de redistribuir as riquezas.
Por outro lado, tenta mostrar um mundo novo…”, refere uma nota de imprensa da organização do Cine’Eco. "Encontro com Milton Santos" arrecada assim o Grande Prémio do Ambiente, patrocinado pela Câmara Municipal de Seia, no valor de 3.500 euros, e a campânula de ouro.
Outro grande vencedor do Cine'Eco 2007 é o filme da realizadora da RTP, Anabela De Saint–Maurice, "Grande Hotel", que recebeu o prémio da Lusofonia, a que corresponde um montante de 2.500 euros e a campânula de ouro. O filme fala da inauguração, em 1955, de um Hotel de luxo inaugurado em Moçambique que aspirava ser o maior de África.
“O documentário evoca a história trágica do espantoso edifício, emblema do passado e do presente da cidade da Beira”.
O Júri Internacional atribuiu ainda os seguintes prémios: Prémio "Educação Ambiental" ao filme "Os Campos de Deméter" do realizador norueguês Knut Krzywinski; Prémio "Água" ao filme "Yandabad", do realizador espanhol Mariano Agudo; Prémio "Valorização de Resíduos" ao filme "Da Terra das Lágrimas Amargas", do realizador Japonês Tomoko Kana; Prémio "Vida Natural" ao filme "Mongólia Selvagem" do realizador australiano Sleina Leger; Prémio "Polis" ao filme "Portugal – Retrato Social 1" de Joana Pontes; Prémio "Antropologia Ambiental" ao filme "O Tigre e o Monge", do realizador austríaco Harald Pokieser; Prémio Vídeo Não Profissional ao filme "Os Detectives da Água" do realizador do Canadá, David Springbett; e Prémio "Camacho Costa" ao filme "No Crepúsculo do Silêncio", do realizador checo Josef Císarovsk.
Foram ainda atribuídas Menções Honrosas aos filmes "Esta Água que vos deixo", de João Tilly, de Seia; e "Outros Mundos" do realizador eslovaco Marko Skop. O Júri da Juventude atribuiu o Grande Prémio da Juventude a "Na Pele Deles" (Dans Leurs Peau), de Malherbe Arnaud; Prémio "Filme de Animação" a "A Minha Vida Aos 40 " (My Life At 40" de Laurie Hill); Prémio de "Intervenção" a "Encontro com Milton Santos" de Sílvio Tendler.
O Júri Especial "Cine'Eco em Movimento" atribuiu o "Prémio Especial" ao filme "Os Campos de Deméter", de Knut Krzwinski e Menções Honrosas a "Fronteiras do Campo", de Cláudia Rodrigues, Pedro Gancho, Francisca Veiga; e a "Carpa Diem", de Sérgio Cannella.
Veja aqui o trailer do filme.

Sem comentários: