quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Cinema nas Aldeias promovido pelo Projecto Criar Raízes

Como promotor de inclusão e desenvolvimento, o Projecto Criar Raízes tem procurado dar resposta a problemas do concelho, nomeadamente o despovoamento das aldeias mais periféricas de São Pedro do Sul. Começou então por trabalhar sobretudo a questão económica, principal garante da fixação das pessoas nessas zonas.
A loja Terras de São Pedro do Sul (nas Termas), o Cabaz e a CoopRaízes - Cooperativa de Produtores das Terras de São Pedro do Sul são disso exemplo. Mas quando se fala em dinâmicas sócio-culturais e de (novas) perspectivas para o futuro, outras questões se colocam, daí que foi sempre nossa intenção potenciar os “produtos imateriais” da serra, as riquezas naturais, da terra, da cultura, das tradições, das pessoas para as pessoas, lançando novos caminhos.
Surge assim, o Cinema nas Aldeias, trazendo e devolvendo um olhar (do) exterior, os Ritmos da Terra, percursos pedestres temáticos, ligados aos ritmos das populações, sejam eles dos trabalhos agrícolas ou de lazer, da natureza, das estações, ou das colheitas... que assim partilham o seu saber e modo de vida com o outro, e por fim o Estória, História... encontro anual de contadores de “estórias” à volta da lareira, privilegiando as relações humanas, a mútua troca de ideias e experiências.
E tudo isto ganha forma na Sopa das ideias, no convívio, no espaço de participação no desenvolvimento da serra, no acreditar, no unir de forças, que ganha forma uma vez por mês em São Macário. Agora, cada um que traga os seus ingredientes...
Cinema nas Aldeias
Pretende-se com esta iniciativa lançar um olhar sobre problemas e sonhos idênticos a estas populações, a esta região, tão longe e tão perto, de outras tantas no país ou até além fronteiras.
Será também uma forma de trazer filmes e documentários de qualidade, na sua maioria nunca antes exibidos nesta região, potenciando assim também, a possível vinda de espectadores exteriores às aldeias (Candal, Manhouce, Nodar e Covas do Monte).
ENTRADA LIVRE
Conheça aqui o programa

Sem comentários: