sexta-feira, 14 de setembro de 2007

18 a 23/09 - 11ª Edição dos Encontros Mágicos de Coimbra


Kevin Janes, um dos mais famosos nomes da magia internacional, que actua nos casinos de Las Vegas, vai participar nos Encontros Mágicos, cuja 11.ª edição decorre em Coimbra, entre terça-feira, dia 18, e o domingo dia 23.
Depois de várias tentativas, sobretudo nos últimos dois anos, o festival consegue, finalmente, contar com o artista norte-americano, que actuará nas duas galas dos Encontros (noites dos dias 21 e 22, no Teatro Gil Vicente).
As duas Grandes Galas Internacionais dos Encontros Mágicos deste ano contarão ainda com actuações de outras referências mundiais da magia (oriundos de oito países), como a sueca Malin Nilsson, que também fará espectáculos de rua (a primeira mulher a actuar neste ambiente dos Encontros) e participará na sessão programada para as crianças internadas no Hospital Pediátrico (tarde do dia 19).
No dia 21, será a vez do estabelecimento prisional da cidade se transformar, também ele, durante algum tempo, em espaço de magia.A edição deste ano dos Encontros Mágicos/Festival Internacional de Magia de Coimbra abre na manhã de terça-feira (12.00) com magia de rua na Praça 8 de Maio, estando programadas para a tarde desse dia dois outros espectáculos na Rua Ferreira Borges (15.00) e Largo da Portagem (17.30). Então, poderá, por exemplo, ser vista a arte do australiano Nick Nickolas, considerado uma das maiores referências mundiais da magia de rua, ou do francês Jean Philippe Atcnoum, autor de invulgares combinações entre a magia e a moldagem de balões.
A magia estará na rua durante os seis dias do festival, com um total de 60 actuações, com uma sessão de manhã e duas à tarde, no centro da Baixa da cidade (entre a Praça 8 de Maio e o Largo da Portagem), excepto no último dia, em que os artistas, num espectáculo único (12 horas), apresentarão as suas ilusões no Parque do Vale das Flores, encerrando os Encontros deste ano, de novo organizados pela Câmara Municipal e pela Luís de Matos Produções.
Os principais momentos do festival acontecerão, no entanto, nas suas duas galas, apresentadas por Luís de Matos. Nelas, a dupla argentina Brando y Silvana promete surpreender o público com as suas sequências instantâneas de trocas de roupa, enquanto o japonês Mahka Tendo mostrará porque é considerado um dos nomes cimeiros da arte mágica com as mãos. O norte-americano Bob Sheets (que também actuará na rua) ou o sueco Lennart Green (com um número de cartas verdadeiramente espantoso, entre outras ilusões) são outros dos nomes que actuarão no palco do Teatro Gil Vicente.
Os Encontros voltam assim a reunir, em Coimbra, alguns dos melhores ilusionistas da actualidade, transformando a cidade, como sublinham os organizadores do certame, durante seis dias, na "capital da ilusão", apesar do orçamento não ir além dos 44 mil euros líquidos (impostos pelas limitações financeiras da autarquia), frisa a produtora do evento. Mesmo assim, este continua a ser "o maior e mais prestigiado evento que, nesta área artístico-cultural, se realiza no continente europeu".

Sem comentários: